Mudanças no corpo, transição, puberdade…Como ocorre o desenvolvimento no adolescente?

A adolescência é definida como a fase de transição entre a infância e a idade adulta, uma passagem que pode durar até dez anos (dez aos vinte anos). A puberdade refere-se a um conjunto de modificações biológicas que vão resultar no desenvolvimento da capacidade reprodutora. Ela pode variar de indivíduo para indivíduo, quanto à idade de seu início e velocidade das mudanças, segundo influência de fatores hereditários, nutricionais, e pré-existência de doenças crônicas tais como asma, diabetes, doenças gastrintestinais, renais, cardíacas etc.

A puberdade feminina ocorre um pouco mais cedo do que a dos meninos, embora dure um pouco mais. O quadril alarga, começa a aparecer o broto mamário, que pode ser uni ou bilateral, e dos primeiros pêlos pubianos. Geralmente isto se dá por volta dos onze anos (podendo variar entre 8 e 13 anos). Após esse início de desenvolvimento das mamas, acontece o aumento da estatura, conhecido com estirão puberal e logo após a todas essas mudanças, uns seis meses depois, costuma ocorrer a primeira menstruação (menarca).

Fonte: Mulher Saúde

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>