Suco natural ou de caixinha? Descubra qual é o melhor para sua saúde!

Quando se fala em alimentação saudável, ou mesmo em dieta, lembra-se imediatamente do suco e do trabalho que dá para fazer uma bebida natural. Por isso, é cada vez mais frequente o consumo de sucos vendidos em caixinhas, de vários tamanhos, sabores e marcas. Geralmente os consumidores associam o suco de caixinha que traz no rótulo que é “natural” a algo “saudável”. Mas será que isso é verdade? É possível “trocar” sucos naturais pelos de caixinha em uma dieta, por exemplo?

A composição básica de um suco de caixinha varia entre néctar de frutas e outros sucos, com diversas concentrações, de acordo com a marca. “Nem todo suco natural é saudável. Temos que ler atentamente a composição do rótulo para termos as informações nutricionais mais amplas”, alerta a professora do curso de nutrição e diretora do curso de gastronomia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Valdeni Zani. Ela também aponta um item importante que precisa ser visto pelo consumidor, a diluição. “Quanto mais concentrado um suco, maior é o Valor Calórico Total. As porções indicadas nem sempre se adéquam às necessidades nutricionais de cada pessoa”, explica.

Mas e numa dieta? É possível substituir os sucos extraídos de frutas pelos de caixinha? “Não diria “troca”, mas sim a possibilidade de inserção de bons produtos disponíveis no mercado, desde que bem orientados quanto à diluição, e a possível inserção de vitaminas e minerais através de saladas e outros alimentos durante o dia. Existem boas opções no mercado, como as águas de coco, que têm bom preço e valor calórico aceitável”, afirma Valdeni.

                 

Fonte: Idmed

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>