Qual a melhor máscara contra Covid?

Conheça os tipos de máscara e qual a melhor opção contra a Covid.

O que é máscara?

Máscaras faciais são equipamentos de proteção individual – EPIs, que filtram a respiração e impedem a troca de partículas entre o usuário e o ambiente que o cerca.

Porque usar máscara?

O uso de máscara impede que vírus respiratórios se disseminem facilmente. Por isso, o acessório é fundamental tanto para quem está ou não com a doença, mesmo que não apresente sintomas.

O que torna uma máscara eficaz?

Uma máscara eficaz deve:   VEDAR – Isola a região protegida e impede que contaminantes cheguem até a face; FILTRAR O AR – A máscara deve conter microperfurações ou camadas que impeçam a passagem de partículas.

Quais são os tipos de máscara?

Seta

Máscara de Tecido

Artesanalmente produzidas e mais baratas, as máscara de tecido são laváveis e reutilizáveis, mas não é tão eficaz. Segundo a orientação da Organização Mundial da Saúde – OMS, as essa opção deve possuir três camadas de tecido.

Máscara N95

Considerada a mais segura e recomendada, devido a excelente proteção contra gotículas bem pequenas de saliva, são compostas por diferentes materiais e apresentam várias camadas, que proporcionam melhor filtragem.

Máscara Cirúrgica

Produzida com materiais específicos e descartáveis, seu uso é recomendado pois ela filtra partículas menores e, além disso, se adapta perfeitamente ao rosto, protegendo de forma adequada.

Mas afinal, qual a melhor máscara?

Seta

A opção ideal e mais indicada é a máscara N95, pois possui alta capacidade de filtragem e um formato anatômico que garante melhor vedação, oferecendo mais proteção.

Mas lembre-se, na ausência dela, utilize as opções disponíveis.  O importante é se proteger com a máscara, controlar e combater o Covid-19, gripe e outras doenças virais respiratórias.

PROTEJA-SE!