terça-feira, março 2, 2021

Asma: o que é, causas e sintomas, tratamentos

A asma é conhecida por prejudicar a capacidade respiratória de pacientes diagnosticados com a doença, já que um dos principais sintomas da alergia é a inflamação das via aéreas, o que acaba desencadeando falta de ar e um chiado agudo no peito. Mas você sabe o que é a asma, o que a causa, quais são seus sintomas, e quais os melhores tratamentos?

As vias aéreas ou brônquios, são os tubos responsáveis por levar o ar até o pulmão, e são os principais mecanismos afetados em indivíduos asmáticos. Além de serem naturalmente inflamados, alguns fatores como pelos, poeira, ácaros, fungos, fumaça de cigarro, e mudança de temperatura contribuem para uma piora do quadro.

Para saber mais sobre o que é asma confira a seguir tópicos explicativos sobre o assunto!

O que é asma?

A asma é uma doença crônica que prejudica as vias aéreas ou brônquios, que são os tubos responsáveis por levarem ar para os pulmões. Os sintomas da asma começam a surgir quando há um estreitamento desses tubos, causados por diversos fatores, que provocam falta de ar e tosse, por exemplo. 

a asma é uma doença respiratória que causa inflamação nos brônquios
a asma é uma doença respiratória que causa inflamação nos brônquios

Geralmente, os sintomas da asma sofrem variações durante o dia, e tendem a piorar à noite e após a prática de exercícios físicos. Além disso, esses sintomas variam com o passar do tempo, e de acordo com a mudança de temperatura.

Ao longo de tempo, eles podem ser agravados ou se tornarem mais amenos, e em casos mais raros até desaparecem. Contudo, mesmo que o sintomas deixem de ser recorrentes, as inflamações ainda afetam os brônquios. A diferença nesses casos é que pode ser controlada sem grandes complicações.

Quais são os sintomas da asma?

  • falta de ar ou dificuldade ao respirar;
  • respiração curta;
  • aperto no peito;
  • chiado no peito ao respirar;
  • tosse.

O que causa a asma?

A causa da inflamação das vias aéreas que provoca a asma é desconhecida. No entanto, sabe-se que essa doença está relacionada a agentes e substâncias que naturalmente tendem a ser alergênicas.

Porém, em outros casos a asma pode ter relação com a genética e histórico familiar. 

Como diagnosticar a asma?

O diagnóstico de asma é feito por um pneumologista, que avaliará seu histórico médico e realizará o exame clínico.

Por meio da análise clínica, o médico saberá se há a necessidade de realizar exames mais específicos, como o teste que prova se a capacidade dos pulmões está sendo afetada.

Leia mais sobre esse exame clicando aqui!

A partir do resultado desse exame o médico saberá identificar se a sua asma é leve, média ou grave, e prescreverá os medicamentos para tratar as crises, que podem ser constantes ou espaçadas.

é a partir do resultado da espirometria que o médico saberá a gravidade do quadro do paciente
é a partir do resultado da espirometria que o médico saberá a gravidade do quadro do paciente

Além disso, também é importante que você evite entrar em contato com os principais agentes que tendem a piorar os quadros de asma como mofo, ácaros e pelos de animais.

Asma tem cura?

Não, infelizmente a asma não tem cura. Ao longo do tempo os sintomas podem irem diminuindo até desaparecerem, porém a doença permanecerá.

No entanto, existem formas eficazes de tratamento que controlam a asma e que permitem que pacientes diagnosticados com a doença possam ter uma boa qualidade de vida.

Quais são os tratamentos da asma?

O tratamento da doença depende exclusivamente do quadro do paciente, já que é uma alergia que varia de pessoa para pessoa. Hoje em dia, porém, o tratamento da asma parte de duas estratégias distintas: a manutenção e o tratamento de crise.

Tratamento de manutenção

Nesse tratamento o objetivo é manter a doença estável, ou seja, evitar que os sintomas sejam agravados. Para isso o paciente faz uso de uma medicação controladora prescrita por seu médico à base de anti-inflamatórios, que servirá para evitar possíveis crises. 

a asma é tratada com medicamentos e bombinhas
a asma é tratada com medicamentos e bombinhas

Durante o tratamento de manutenção, dependendo do estado do paciente o médico também poderá recomendar prática de atividades físicas moderadas, a fim de aumentar a capacidade do pulmão de receber oxigênio e para fortalecer os órgãos.

Tratamento de crise

O tratamento de crise visa amenizar os sintomas e evitar complicações como a parada cardíaca. Em momentos de crise o paciente deve usar o medicamento receitado pelo médico ou procurar ajuda médica imediata caso sinta muita dificuldade em respirar, febre, dor no peito e confusão mental.

É importante ficar atento, também, a sintomas que mostra uma oxigenação debilitada como pelo azulada e pressão arterial alterada.

Em casos extremos, o mais indicado é ligar para uma ambulância e ficar deitado de uma forma que a respiração seja facilitada. Isso porque o mínimo esforço como andar, por exemplo, pode acabar dificultando ainda mais a respiração.

Agora que você já sabe o que é a asma, suas causas, quais são seus sintomas e como tratá-la, consulte um médico caso tenha histórico familiar da doença e suspeite que você possa ser portador da alergia. Não se esqueça que o tratamento deve ser prescrito pelo médico, que avaliará seu estado clínico e lhe indicará o tratamento apropriado de acordo com a gravidade da alergia.

Remédios para Asma na Farmadelivery

Segundo Drauzio Varella, a Asma é o estreitamento dos brônquios (canais que levam ar aos pulmões) que dificulta a passagem do ar provocando contrações ou broncoespasmos. As crises comprometem a respiração, tornando-a difícil para quem tem principalmentenas crises.

A asma acomete pessoas de qualquer idade. A maioria dos casos, todavia, é diagnosticada na infância e é comum manifestar-se em pessoas de uma mesma família.

A maioria dos pacientes com asma é tratada com dois tipos de medicação: medicação controladora ou de manutenção que serve para prevenir o aparecimento dos sintomas e evitar as crises de asma e a medicação de alívio ou de resgate que serve para aliviar os sintomas quando houver piora da asma. Nunca se automedique, compre seus medicamentos somente com indicação médica.

Encontre na Farmadelivery os melhores remédios para Asma com ótimos preços e promoções!

- Advertisment -

Most Popular

O que não pode comer quem tem pressão alta? 10 alimentos para evitar

A hipertensão é uma condição de saúde em que o paciente sofre uma sobrecarga no coração, fazendo com que ele tenha que...

15 diuréticos naturais contra o inchaço e a retenção hídrica

Os diuréticos são substâncias naturais ou medicamentos que induzem a diurese, um estado em que o organismo começa a produzir e excretar...

O que é colesterol? Conheça os tipos e quais sintomas cada um deles pode causar

O colesterol é conhecido especialmente por causar um acúmulo de gordura nas artérias e contribuir para que os pacientes sofram problemas sérios...

BCAA Black Skull: Para que serve, como tomar e onde achar

Muitas pessoas que buscam pelo BCAA Black Skull para, principalmente, alcançar o ganho de massa muscular. O problema, entretanto, é a grande...