segunda-feira, abril 12, 2021

O que é bom para baixar a glicose no sangue e quais alimentos escolher?

A glicose alta é um problema que traz diversas complicações, principalmente para pacientes portadores de diabetes. Enquanto em pessoas saudáveis o açúcar no sangue estimula a produção de insulina e contribui para o ganho de peso, em pacientes diabéticos o açúcar permanece no sangue, sendo importante baixar a glicose o quanto antes.

A diferença de uma pessoa saudável para a diabética é que em portadores da doença, o pâncreas não produz insulina o suficiente ou o hormônio não atua da maneira como deveria no organismo. Isso quer dizer que, enquanto em pessoas saudáveis esse açúcar é retirado do sangue e colocado para dentro das células ou em estoques de gordura, em diabéticos as concentrações de glicose continuam altas na corrente sanguínea.

veja a seguir quais alimentos escolher para ajudar a baixar a glicose
veja a seguir quais alimentos escolher para ajudar a baixar a glicose

Entretanto, ambos os casos isso acaba trazendo malefícios, levando em consideração que quanto mais recorrente for os picos de insulinas em pessoas saudáveis, mais as chances dos indivíduos desenvolverem pré-diabetes e diabetes.

Sabendo disso, separamos uma lista de hábitos e alimentos que ajudam a baixar a glicose. Confira a seguir!

Fazer exercícios ajuda a baixar a glicose

A prática de atividades físicas ajuda a diminuir os níveis de açúcar por usar a glicose como primeira fonte de energia. Em outras palavras, os exercícios feitos regularmente atuam auxiliando o corpo a manter uma taxa mais baixa de glicemia, também contribuindo para a perda de peso. Com isso, ainda evita a obesidade e o sedentarismo, dois fatores de riscos que podem levar à diabetes.

Portadores de diabetes devem fazer pelo menos 30 minutos de atividades aeróbicas diariamente e exercícios de resistência 2 vezes por semana.

Espinafre

O espinafre é rico em aminoácidos e minerais como cálcio, potássio e magnésio e atua regulando a pressão arterial. Em conjunto, é rico em fibras, que reduzem o açúcar no sangue, sendo um alimento muito importante durante as refeições.

Como baixar a glicose com abacate

A fruta  é rica em ácido oléica, uma substância anti-inflamatória também encontrada no azeite de oliva que ajuda a reduzir os riscos de síndrome metabólica, uma desordem que pode desencadear obesidade e diabetes.

o abacate é uma fruta que pode ajudar a controlar os níveis de glicose
o abacate é uma fruta que pode ajudar a controlar os níveis de glicose

A fruta pode ser consumida em pratos salgados, vitaminas e doces dieta, além de molhos como o guacamole.

Ovo

Excelente fonte de proteína, o ovo é rico em vitaminas B12 e D e gorduras saudáveis. Além de dar saciedade, pode ser digerido com facilidade pelo organismo e regula a sacadores, segurando os níveis de glicose no sangue por mais tempo.

Fazer refeições completas é uma forma de baixar a glicose

Na hora das refeições, certifique-se de adicionar verduras e proteínas, além de carboidratos complexos como batata doce e arroz integral. Isso fará com que a glicose no sangue seja controlada e não atinja níveis muito altos.

Sementes e grãos também ajudam a ingestão de uma maior variedade de nutrientes, além de dar saciedade.

Escolha alimentos ricos em fibras

As fibras são fundamentais para o organismo de modo geral, mas principalmente em pacientes com glicemia alta. Elas são encontradas com mais facilidade em grãos integrais, verduras e linhaças.

Leve a comida para o trabalho sempre que possível

Fazer marmitas é uma forma de economizar e evitar o consumo de carboidratos. Isso porque quando estamos com pressa temos uma tendência maior em escolher alimentos mais fáceis como salgados e industrializados ricos em açúcares e carboidratos refinados.

Monte uma marmita cheia de legumes e vegetais, grãos e proteínas e deixe pronta um dia antes para levar no trabalho. Você ainda pode fazer várias e congelar, poupando tempo.

Evite pular refeições

Mantenha sempre horários regulares e evite ficar de estômago vazio, já que isso faz com que sua glicemia fique muito baixa. Para os lanches tenha sempre uma barra de cereal sem açúcar por perto, ou uma fruta de baixo índice glicêmico como morango.

Leia também Quais frutas O Diabético não pode comer? E Quais são Recomendadas?

Coma sempre as frutas com a casca

Maçã e pera são dois exemplos de frutas que muitas pessoas comem sem a casca e acabam perdendo grande parte das fibras, além dos nutrientes que também são encontrados especialmente nessa parte.

prefira sempre as frutas com a casca
prefira sempre as frutas com a casca

Quando consumir frutas, e também vegetais, lave bem e deixe de molho em uma solução de água com vinagre para remover as impurezas, e prefira consumi-las ainda com a casca.

Inclua gorduras boas na sua alimentação para baixar a glicose

O azeite extra-virgem, peixes como salmão e sardinha, ômega 3 e castanhas, além do abacate, são ricos em gorduras boas que fazem bem para a saúde do coração e do organismo como um todo. Por ajudar a baixar a glicose, esses alimentos devem integrar o prato de pré-diabéticos e diabéticos diariamente.

Coma os carboidratos corretos

Os carboidratos são conhecidos pelos malefícios de aumentar o açúcar no sangue, mas é importante ressaltar que saber fazer as escolhas certas ajuda até mesmo no controle glicêmico. Isso porque arroz, massas e pães integrais são ricos em fibras, que atuam na absorção da glicose pelo organismo.

Vale lembrar, porém, de dar sempre preferência para alimentos como a batata-doce e arroz integral, que são naturais e trazem menos danos à saúde.

Coma mais brócolis para baixar a glicose no sangue

O brócolis é um vegetal com pouco carboidrato e ajuda a baixar o índice glicêmico, além de ser um vegetal rico em cromo, um mineral necessário para regular o funcionamento da insulina. Cada caule conta com aproximadamente 4g de fibras, que também é um fator importante no controle da glicemia.

O vegetal ainda é rico em vitamina C, um nutriente que segundo estudos britânicos poderia diminuir as chances do pacientes apresentarem níveis elevados de hemoglobina glicada. Já os antioxidantes presentes na composição ajudam a combater os radicais livres e reduz riscos de complicações relacionadas à diabetes como lesões nervosas e oculares, além de prevenir infecções.

o brócolis ajuda a manter os níveis de glicemia controlados
o brócolis ajuda a manter os níveis de glicemia controlados

Viu como pode ser fácil baixar a glicose? Procure ajuda médica caso note sintomas como sede excessiva, cansaço crônico e micção frequente, ou se tiver tido um exame de glicemia alto. Com isso, você poderá investigar quadros de diabetes ou pré-diabetes e fazer o tratamento adequado para evitar complicações e riscos à saúde.

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