Por que diabetes faz urinar? Entenda esse e outros sintomas da doença

0
1066
por que diabetes faz urinar
por que diabetes faz urinar

Os primeiros sintomas que surgem em quem tem diabetes é o excesso de urina, fome e cansaço. Por serem sinais poucos perceptíveis, a doença pode passar despercebida pela maioria das pessoas e só ser diagnosticada quando atinge estágios mais avançados. Mas você sabe por que diabetes faz urinar?

Caracterizada pela alta concentração de açúcar no sangue, a diabetes é uma doença metabólica que atinge pelo menos 7% dos brasileiros. Para controlar a doença, alguns indivíduos devem fazer o uso diário de medicamentos e até injetar insulina, o que ajuda a diminuir os sintomas da diabetes como a micção frequente.

Para que você entenda melhor por que a diabetes causa um aumento de urina e como o organismo responde a esse sintomas, separamos um post explicando mais sobre o assunto. Veja a seguir!

Por que diabetes faz urinar?

O excesso de urina é uma forma do organismo tentar eliminar o excesso de açúcar no sangue e é chamado de poliúria, além de ser o primeiro sintoma em grande parte dos pacientes.

Cupom de Desconto Farmadelivery
quando os níveis da glicose estão descontrolados o corpo tenda eliminar o açúcar pela urina
quando os níveis da glicose estão descontrolados o corpo tenda eliminar o açúcar pela urina

Em pessoas saudáveis, toda a glicose que chega até os rins é absorvida de volta para o sangue, mas isso não acontece naturalmente em quem sofre com o excesso de açúcar na corrente sanguínea.

Quando se encontra em quantidades muito acima do normal, geralmente valores acima de 180 mg/dL, os rins não conseguem filtrar tudo e tentam eliminar o excesso pela urina.

Como não é possível urinar açúcar puro, o órgão dilui a glicose em água para ajudar a removê-la do organismo. Isso quer dizer que quanto maior for a concentração de glicose no sangue, maior será a perda de açúcar por meio de urina. Consequentemente, o volume de urina será maior ao longo do dia.

Como a diabetes faz urinar em excesso, o paciente acaba ficando desidratado e sentindo mais sede do que o normal, gerando ainda mais urina e deixando o indivíduo ainda mais desidratado.

Esse sintoma tende a diminuir apenas quando a diabetes é tratada.

Por que diabetes causa fome em excesso?

Outro sintoma bastante comum da doença é a fome exagerada mesmo após as refeições, que acontece devido à falta da produção de insulina ou então ao mau funcionamento do hormônio no corpo. Em ambos os casos, as células não conseguem receber as quantidades de energia o suficiente, já que grande parte a glicose não é aproveitada e fica no sangue.

Dessa forma o organismo acaba interpretando como se o paciente estivesse passando fome e não houvesse combustível para funcionar, aumentando a fome para tentar obter mais energia.

Por que diabetes causa um aumento do cansaço?

A explicação pelo cansaço crônico causado pela diabetes pode ser pela desidratação ou pela incapacidade das células de receber a glicose, já que essa é a principal fonte de energia do organismo.

a falta de glicose nas células causa sensação de fadiga em pacientes diabéticos
a falta de glicose nas células causa sensação de fadiga em pacientes diabéticos

Ao receber menos glicose do que o necessário para funcionar, o corpo não consegue realizar as funções da forma como deveria, aumentando a sensação de fadiga ao decorrer do dia.

Por que diabetes causa perda de peso?

Com a deficiência na produção de insulina, hormônio que também atua no armazenamento de gordura no organismo e na síntese de proteínas, o corpo não consegue armazenar a glicose em forma de gordura.

Junto assim, além de não ganhar peso, o paciente acaba perdendo massa corporal, já que por não conseguir usar a glicose do sangue o organismo precisa usar as gorduras e músculos do corpo em forma de energia para conseguir funcionar.

Vale lembrar, porém que esse sintoma é mais recorrente na diabetes tipo 1, já que na tipo 2 a insulina ainda consegue usar uma parte da glicose como energia, enquanto o restante acaba sendo estocado como gordura.

Sabendo disso, os pacientes com diabetes tipo 2 tendem a ser obesos ou apresentam sobrepeso.

Leia também Diferença entre diabetes tipo 1 e tipo 2

Por que diabetes causa mau hálito?

Ao deixarem de receber a quantidade adequada de glicose, as células começam a usar a gordura do próprio corpo como fonte de energia, o que acaba gerando os chamados corpos cetônicos ou cetonas. Essas cetonas são eliminadas ou pela urina, ou pelos pulmões por meio da respiração e explica um dos motivos do mau hálito em pacientes diabéticos.

De modo geral, esse hálito possui um odor mais adocicado e azedo, e tem o nome de hálito cetônico e também é recorrente em pessoas que praticam o jejum intermitente prolongado ou fazem uma dieta muito restrita em carboidratos.

uma alimentação baixa em carboidratos também produz o hálito cetônico
uma alimentação baixa em carboidratos também produz o hálito cetônico

Entretanto, o mau hálito também pode estar associado às infecções das gengivas e dos dentes que surgem com mais frequência em diabéticos, já que o sistema imunológico desses pacientes é mais debilitado.

Por que a diabetes causa visão embaçada?

A visão embaçada é um sintoma que surge quando os níveis de glicose já estão muito elevados, e acontece devido a um inchaço do cristalino, nome dado à lente dos olhos. Esse inchaço acaba modificando a forma e flexibilidade, o que diminui a capacidade de focar as imagens e gera uma visão turva.

O sintoma permanece até que a glicose volte aos níveis normais, e não tem relação com a retinopatia diabética, uma complicação oftalmológica que pode surgir em pessoas com diabetes.

Diabetes na Farmadelivery

A diabetes é uma doença que atinge milhares de pessoas do mundo todo, de adultos até crianças e adolescentes. Se você já se consultou com um médico e sabe quais medicamentos usar, a farmadelivery pode lhe auxiliar com ótimos preços nos aparelhos medidores de glicemia e diabetes, agulhas e seringas de insulina e com todo leque de opções que da líder mundial Accu-Chek!