Diu Mirena

Mirena é um endoceptivo (contracepção endógena), também chamado SIU (Sistema Intra-Uterino), de longa duração, reversível e altamente eficaz. Consiste de uma pequena estrutura em forma de ‘T’ que é inserida dentro do útero e que contém um reservatório de levonorgestrel (LNG). O LNG é um hormônio progestogênico idêntico ao que tem sido utilizado em outros métodos contraceptivos hormonais. Mirena não contêm estrogênios, podendo, portanto ser usado por mulheres que sofrem de intolerância a estes hormônios.

Como Mirena funciona?

O efeito anticoncepcional e terapêutico de Mirena baseia-se em sua ação local dentro do útero:
Mirena torna o muco cervical mais espesso dificultando a passagem dos espermatozóides e assim, a fertilização do óvulo.
Mirena inibe a motilidade e a função dos espermatozóides dentro do útero e nas trompas uterinas.
Mirena inibe o crescimento do endométrio (camada de revestimento interno do útero) tornando-o desfavorável à gravidez e resultando em sangramento menstrual mais curto e menos intenso.

Qual a sua eficácia?

Mirena é um método contraceptivo muito eficaz comparável à laqueadura tubária (esterilização feminina). Sua ação contraceptiva se inicia no momento em que é inserido.

Quais as indicações de Mirena?

Mirena está indicado ás mulheres que necessitem de contracepção eficaz, ou que tenham menorragia (fluxo menstrual intenso) idiopática e na prevenção da hiperplasia endometrial durante a terapia de reposição estrogênica. As contra-indicações estão descritas na bula do produto.

Por quanto tempo age?

Mirena age por até 5 anos.

E quando eu quiser engravidar?

Quando você quiser engravidar, basta pedir ao seu médico para remover Mirena. Logo sua fertilidade voltará ao normal.

Qual o melhor momento para que Mirena seja inserido?

Mirena deve ser inserido por um médico e é recomendável que este procedimento ocorra durante o período menstrual. Se você já é usuária do endoceptivo e está na época de substitui-lo, isso pode ser feito a qualquer momento. Mirena também pode ser inserido logo após um aborto e a partir da 6ª semana após o parto.


A inserção de Mirena é dolorosa?

A maioria das mulheres refere leve desconforto, tipo cólica menstrual, no ato da inserção. Recomenda-se que você converse com seu médico sobre a necessidade de usar analgésicos. Após a inserção, você ainda pode apresentar algumas dores semelhantes às cólicas menstruais que, de modo geral, desaparecem em algumas horas. Em geral, o procedimento para a Inserção de Mirena dura poucos minutos.


E se desejar retirar Mirena antes do planejado?

Caso deseje descontinuar o uso de Mirena, basta pedir ao seu médico que o retire a qualquer momento. É muito simples. Entretanto, se você não deseja engravidar após a retirada de Mirena, e muito importante que utilize outro método contraceptivo, já que a fertilidade é restabelecida em pouco tempo.

Com que freqüência eu devo consultar meu médico?

Logo após a inserção, recomenda-se que a usuária retorne à consulta médica em 6 semanas para a primeira revisão e a partir daí, a cada 12 meses (em média) até que o endoceptivo seja retirado. Mirena pode permanecer dentro do útero por até 5 anos.

 

 Fonte: Clínica Benatti


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Alimentos para imunidade: O que comer para fortalecer a saúde?
Alimentos para imunidade: O que comer para fortalecer a saúde?
Quais os tipos de catarro e o que eles podem indicar?
Quais os tipos de catarro e o que eles podem indicar?
Frio e saúde: 5 Dicas de cuidados devemos tomar
Frio e saúde: 5 Dicas de cuidados devemos tomar
Baixa Imunidade: 6 Sintomas para ficar atento com a saúde!
Baixa Imunidade: 6 Sintomas para ficar atento com a saúde!

Posts Similares