O que melhora a imunidade?

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as dores normalmente surgem durante caminhadas ou corridas
as dores normalmente surgem durante caminhadas ou corridas

Saber o que melhora a imunidade é essencial para evitar diversas doenças e infecções, já que é esse sistema o responsável por combater vírus e bactérias que entram em contato com o nosso organismo. Além de manter uma alimentação balanceada, alguns outros hábitos que passam despercebidos possuem grande impacto no nosso sistema imune.

Enquanto frutas e vegetais contribuem para um sistema imune fortalecido, alimentos como industrializados quando consumidos em excesso fazem com que a imunidade fique baixa ainda deixam a recuperação de doenças mais lenta. O mesmo acontece com hábitos de ingestão de substâncias tóxicas, como fumar e consumir álcool em excesso.

Abaixo listamos várias dicas que vão lhe auxiliar a turbinar o seu sistema imunológico. Veja a seguir!

O que melhora a imunidade?

Consumir mais vitaminas

Vitamina A

A vitamina A é uma excelente forma de fortalecer o se sistema imunológico, e é facilmente encontrada em alimentos como leite e ovos, couve, brócolis, cenoura e abóbora. Além disso, o nutriente também auxilia na saúde capilar, da pele e das unhas.

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Vitaminas B2 e B6

A vitamina B2, conhecida também como riboflavina, é outra opção essencial na hora de melhorar a imunidade, já que atua como antioxidante natural e combate os radicais livres. Ela também é responsável por participar da produção de energia do corpo e do desenvolvimento e crescimento especialmente em crianças. 

o ovo é um alimento rico em vitamina B2
o ovo é um alimento rico em vitamina B2

A vitamina B2 pode ser encontrada no ovo, amendoim, couve, leite, carnes em geral, acelga, nabo e vagem.

Enquanto isso, a vitamina B6, conhecida como piridoxina, não somente aumenta o sistema imunológico mas também protege o sistema cardiovascular, combate a compulsão alimentar, protege a pele, ajuda no alívio dos sintomas da TPM e auxiliam na saúde dos cabelos e unhas. É encontrada na batata, atum, banana, salmão, abacate, peito de frango e sementes de girassol.

Vitamina C

Conhecida especialmente por auxiliar no tratamento dos sintomas de gripe e resfriado, a vitamina C é essencial para quem deseja fortalecer o sistema imunológico. Um potente antioxidante natural, ainda combate as infecções por vírus e bactérias.

É encontrada em abundância em frutas cítricas como laranja, kiwi, morango, tangerina, limão, acerola e kiwi, além de legumes e verduras como rúcula, cebola, alho, alface, tomate, pimentão e agrião.

Leia também Qual a fruta com mais vitamina C?

Vitamina D

Considerada uma das melhores vitaminas que melhoram a imunidade, a vitamina D é encontrada em abundância nos raios solares. Como os alimentos que são ricos no nutriente costumam ter concentrações baixas ou não serem de consumo diário, dificultam a absorção das quantidades da vitamina apenas pela alimentação.

Leia também Quais os alimentos ricos em vitamina D?

Para obter a vitamina D por meio do sol basta ficar exposto entre 10-20 minutos sem protetor solar antes das 10h da manhã ou depois das 4h da tarde. Esse período é considerado o suficiente para conseguir suprir as necessidades do nosso organismo.

Vitamina E

Além de melhorar a imunidade, a vitamina E ainda  melhora a saúde da pele aumentando a firmeza e prevenindo rugas, equilibra os níveis de colesterol e melhora a cicatrização.

as nozes são oleaginosas ricas em vitamina E, que aumenta o sistema imune
as nozes são oleaginosas ricas em vitamina E, que aumenta o sistema imune

É facilmente encontrada em óleos vegetais como milho, girassol, amendoim, soja, palma e oliva, nozes, kiwi, grãos integrais, leite de cabra e peixes.

Consuma mais alimentos ricos em minerais e nutrientes

Zinco

O zinco é um dos minerais mais importantes para fortalecer o sistema imune, atuando também para prevenir o alzheimer, auxiliar na saúde dos sistema cardiovascular, previne e trata a depressão, combate a diabetes e melhorar a cicatrização.

O zinco está presente em alimentos como camarões, ostras, carnes em geral, fígado, legumes, castanhas, cereais e tubérculos.

Selênio

Por possuir um poder antioxidante elevado, o selênio não somente fortalece o sistema imune como também combate os radicais livres, regula o sistema endócrino e auxilia na perda de peso.

Pode ser encontrado em vegetais que são cultivados em solos ricos em selênio, nas nozes, e animais que pastam em solos ricos no mineral.

Ômega 3

O ômega 3 é o conjunto de 3 ácidos graxos que agem aumentando a imunidade, saúde capilar, cerebral e cardiovascular. O ômega 3 é encontrado principalmente em peixes de água fria como salmão, sardinha e atum e oleaginosas como amêndoas, castanhas e pistache.

Ferro

O ferro é um mineral essencial para o corpo humano, levando em conta que é responsável por auxiliar no processo de oxigenação dos órgãos. Sua deficiência pode desencadear uma anemia, que ocorre quando os níveis do minerais estão baixos no organismo. Essa condição causa fadiga, fraqueza, falta de ar e tonturas.

Em conjunto, o mineral ainda age aumentando o sistema imunológico e auxiliando no combate contra doenças.

a carne vermelha é um dos alimentos mais ricos em ferro, mineral essencial para a oxigenação dos órgãos
a carne vermelha é um dos alimentos mais ricos em ferro, mineral essencial para a oxigenação dos órgãos

O ferro é encontrado em carnes vermelhas, principalmente no fígado, couve, brócolis, espinafre, beterraba, cereais, leguminosas como feijão, gema de ovo e oleaginosas.

Pratique atividades físicas regularmente

A prática de atividades físicas é outro hábito que melhora a imunidade, e são responsáveis por manter o nosso corpo sempre ativo, contribuindo para que o sistema endócrino, nervoso e imunológico estejam em uma comunicação constante. Isso faz com que as chances de doenças cardiovasculares, problemas digestivos e doenças respiratórias sejam menores.

Além do mais, os exercícios físicos atuam na liberação de ocitocina, um hormônio que proporciona bem-estar e diminuem os quadros de estresse e ansiedade, que acabam agindo para que a imunidade fique mais baixa.

Não ingera medicamentos sem necessidade

Embora muitas pessoas consumam medicamentos sem prescrição médica e muitas vezes de maneira desnecessária, essa prática pode acabar prejudicando o sistema imunológico por afetar os anticorpos.

Afinal, muitos desses fármacos agem aumentando a resistência de algumas bactérias e vírus, fazendo com que o seu organismo não consiga combatê-los.

Tenha boas noites de sono

Dormir menos do que 6 horas faz com que o organismo entre em um ciclo de desgastante e acumule estresse e tensões, considerando que é durante o sono que nosso corpo libera diversos hormônios que agem para equilibrar a saúde do organismo.

Embora a curto prazo os efeitos sejam apenas mau humor e cansaço excessivo, a longo prazo as noites mal dormidas podem causar:

  • distúrbios de humor;
  • perda de memória;
  • baixa imunidade;
  • desatenção.

Elimine maus hábitos

Fumar e ingerir bebidas alcoólicas em excesso é uma prática que induz com que o corpo fique mais fraco e indisposto, diminuindo a capacidade de resposta das células. Como resultado, o organismo não consegue combater devidamente aos vírus e bactérias que entram em contato com o organismo pelas mucosas, deixando-o mais suscetível a infecções.

o cigarro é um exemplo de vício que contribui para a fragilização do sistema imunológico
o cigarro é um exemplo de vício que contribui para a fragilização do sistema imunológico

O mesmo acontece com o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar e gorduras trans.

Depois de ver o que melhora a imunidade mude alguns hábitos e ingira mais alimentos ricos em nutrientes. Em conjunto, você ainda pode procurar o seu médico para verificar a necessidade de suplementar as vitaminas e minerais, que muitas vezes não são consumidos nas quantidades adequadas apenas por meio da alimentação.

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