Quem deve tomar a vacina contra a gripe

0
390
a ototoxicidade ocorre na maioria das vezes quando o medicamento é tomado por via intravenosa
a ototoxicidade ocorre na maioria das vezes quando o medicamento é tomado por via intravenosa

A vacina da gripe é uma das formas mais eficazes de prevenir a infecção pelo vírus influenza, já que ela possui uma eficácia de aproximadamente 90%. Embora a maioria das pessoas não possam tomar a vacina gratuita, ela é oferecida pelo Ministério da Saúde na Campanha Nacional de Vacinação para as classes de risco, que mais chances de desenvolver complicações a partir da gripe. Mas você sabe quem deve tomar a vacina contra a gripe?

Além da vacinação, outras formas de prevenir a gripe é manter hábitos saudáveis e dar mais atenção à higiene das mãos e dos ambientes, já que a vacina não protege de todos os tipos de gripes que existem e nem garante 100% de proteção.

veja a seguir quem deve tomar a vacina contra a gripe
veja a seguir quem deve tomar a vacina contra a gripe

Confira a seguir quais são os grupos que devem tomar a vacina contra a gripe e quais outros cuidados tomar para prevenir a doença!

Quais são os grupos que podem tomar a vacina contra a gripe?

Os grupos considerados de risco são:

Cupom de Desconto Farmadelivery
  • crianças de 6 meses a 6 anos;
  • professores;
  • indígenas;
  • profissionais da saúde;
  • mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias;
  • portadores de doenças crônicas;
  • idosos a partir de 60 anos;
  • gestantes;
  • população privada de liberdade;
  • jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa;
  • funcionários do sistema prisional.

Quando tomar a vacina?

A vacina é oferecida pelo governo pelo menos 2 semanas antes dos picos de gripe, que acontecem durante o outono e inverno. Isso porque a vacina começa a surtir efeito apenas depois desse período, e o intuito é evitar a disseminação do vírus influenza durantes as baixas temperaturas.

Embora muitas pessoas imaginem que o clima  frio é o grande causador do surto de gripes e resfriados, essas doenças são mais comuns durante esse período pois a tendência é que todos mantenham os ambientes mais fechados, o que contribui para uma maior disseminação do vírus.

Quanto tempo a vacina é eficaz no organismo?

A vacina da gripe é fabricada de acordo com o vírus que representa ser uma ameaça naquele ano, e consegue proteger nosso organismo por pelo menos 12 meses. Isso porque o vírus se modifica com muita facilidade, o que diminui a eficácia da vacina depois de 1 ano. 

Quais são as datas?

A cada ano o ministério da saúde estabelece um calendário diferente para ser seguido, e é importante estar atento aos postos de saúde da sua cidade para verificar as datas de acordo com a sua faixa etária ou grupo.

No geral, os primeiros imunizados são os idosos e profissionais da saúde, mas é possível que essa sequência mude de acordo com o ano.

Existe contra indicação para a vacina contra a gripe?

De modo geral, a vacina não possui contra indicações por ser formulada com o vírus inativado em laboratório.

indivíduos com alergia à proteína do ovo deve consultar seu médico antes de tomar a vacina, que não deve ser administrada em casos de alergias graves
indivíduos com alergia à proteína do ovo deve consultar seu médico antes de tomar a vacina, que não deve ser administrada em casos de alergias graves

No entanto, as vacinas contra gripe que previnem o vírus influenza A H1N1 não devem ser administradas em pacientes com hipersensibilidade à proteína do ovo. Além disso, pessoas que apresentam quadros de febre devem esperar as temperaturas baixarem antes de tomar a vacina.

Quais são as reações causadas pela vacina?

A vacina contra a gripe pode causar sintomas colaterais como:

  • febre;
  • mal-estar;
  • dor local.

Como prevenir a gripe?

Além de se imunizar com a vacina, existem alguns hábitos que podem ajudar na prevenção da gripe, embora não sejam tão eficaz quanto a vacinação.

Beba pelo menos 2l de água por dia

Quando nosso organismo está hidratado da forma correta, as mucosas do nariz, boca e olhos estão sempre úmidas, e agem como uma barreira para vírus e bactérias que tentam entrar em nosso organismo.

Sendo assim, é importante que você ingira as quantidades necessárias de água diariamente, que giram em torno de 2l, podendo chegar até 3l em dias mais quentes.

Ingira alimentos ricos em vitamina C

A vitamina C é um nutriente essencial para o combate da gripe e aumento do sistema imunológico, já que age como um potente antioxidante natural combatendo os radicais livres de todo o nosso organismo. Os alimentos mais ricos no nutriente são:

  • acerola;
  • laranja;
  • kiwi;
  • morango;
  • limão.

Leia também Qual é a fruta mais rica em vitamina C?

Tome sol diariamente

O sol é a fonte mais rica de vitamina D da natureza, uma vitamina importante para aumentar o sistema imunológico e diminuir os riscos de infecções por vírus e bactérias. Vale lembrar porém, que é importante que você evite o uso de protetores solares por no máximo 20 minutos para evitar que o produto iniba a absorção do nutriente pelo organismo.

tomar sol diariamente durante a prática de atividades físicas ou do dia a dia ajudam na prevenção e tratamento contra a gripe
tomar sol diariamente durante a prática de atividades físicas ou do dia a dia ajudam na prevenção e tratamento contra a gripe

Além disso, prefira horários em que os raios solares estão mais brandos como antes das 10h da manhã e depois das 4h da tarde.

Lave as mãos constantemente

O agente causador da gripe permanece nas superfícies por até 8 horas, o que significa que você pode se contaminar apenas tocando em uma maçaneta ou a barra do transporte público e levando as mãos até uma das mucosas do rosto. Sabendo disso, você deve evitar tocar na boca, olhos e nariz  quando estiver fora de casa e lavar as mãos com água e sabão sempre que voltar da rua.

Mantenha o ambiente arejado

Ambientes onde o ar não circula tendem a acumular mais vírus e bactérias, e é importante que você deixe sempre ar fresco e limpo entrar pelas janelas para evitar a gripe e outras doenças infeciosas. O ideal é que você feche as janelas apenas quando escurecer, principalmente em dias mais frios.

Agora que você viu quem deve tomar a vacina contra a gripe, não deixe de procurar o posto de saúde mais próximo durante a campanha de vacinação se você fizer parte do grupo de risco. Isso porque a gripe, principalmente em indivíduos com a saúde debilitada, pode evoluir para uma pneumonia, uma doença grave que atinge os pulmões e pode ser letal em alguns casos.

Confira as ofertas de medicamentos para gripe e resfriado na Farmadelivery!