12 Razões para consumir Zinco e evitar uma deficiência do mineral no organismo

0
692
Razões para consumir Zinco
Razões para consumir Zinco

O zinco faz parte dos minerais considerados mais importantes para a manutenção da saúde do corpo humano, levando em conta que tem participação ativa em mais de 300 reações químicas que acontecem dentro do nosso organismo. No entanto, existem muitas outras razões para consumir zinco e ficar atento a deficiência do nutriente.

Por ser encontrado principalmente em alimentos de origem animal como camarões, ostras, peixes, frango e fígado, indivíduos que consomem pouca ou nenhuma quantidade desses alimentos devem fazer uma suplementação do mineral para garantir que as reservas não sejam afetadas.

Confira agora quais os benefícios do zinco e por que incluir o nutriente em sua alimentação!

11 razões para consumir zinco

1- Previne o Alzheimer

Considerada uma doença que atinge principalmente idosos, o alzheimer tem como característica principal o esquecimento de diversos episódios que a pessoa viveu, podendo até mesmo fazer com que o paciente não reconheça os entes queridos com o agravamento do quadro.

Cupom de Desconto Farmadelivery
o Alzheimer é uma doença que afeta pessoas idosas e que pode ser amenizada com a suplementação de zinco
o Alzheimer é uma doença que afeta pessoas idosas e que pode ser amenizada com a suplementação de zinco

Uma das características em comum de pessoas que desenvolveram a doença é a baixa quantidade de zinco no organismo. Isso porque o mineral integra a enzima superóxido dismutase, que protege o estresse oxidativo. Quando essa enzima está em falta, o cérebro sofre uma vulnerabilidade aos radicais livres, aumentando o risco da doença.

Fique atento, porém, para evitar o consumo excessivo do nutriente, tendo em vista que altas doses de zinco pode contribuir para o desenvolvimento do Alzheimer de uma forma mais acelerada.

2- Beneficia o sistema cardiovascular

Quando os níveis de zinco estão dentro da normalidade no organismo, os vasos sanguíneos são beneficiados, já que o mineral ajuda a regular substâncias envolvidas no controle da pressão arterial. Isso faz com que essa seja uma das razões para consumir zinco mais importante.

Além disso, a falta do zinco pode ser um grande risco para o alto consumo de sódio, já que afeta diretamente o paladar e induz o indivíduo a consumir mais sal do que o necessário, resultando em um exagero que pode levar a quadros mais sérios como a hipertensão.

Para completar, o nutriente ainda repara os danos causados nos vasos pela oxidação do colesterol LDL, diminuindo os riscos de aterosclerose.

3- Evita e trata a depressão

O zinco também está ligado à depressão por facilitar algumas sinapses, sinais trocados entre os neurônios. Com isso, diminui os sintomas da doença como tristeza e melancolia e pode até mesmo evitar que alguns indivíduos desenvolvam o quadro.

4- Atua no processo de cicatrização da pele

A deficiência do zinco tem uma grande relação com a reparação de tecidos que sofreram algum tipo de corte, e participa da fabricação de colagenase, uma enzima responsável pela produção do colágeno. Isso faz com que o mineral deva ser consumido principalmente por quem está prestes a fazer uma cirurgia, ou indivíduos que estão em processo de cicatrização de ferimentos.

Sua ação nos tecidos da pele explicam porque grande parte das pomadas de cicatrização são feitas a base de zinco.

5- Combate a diabetes

O nutriente está fortemente ligado com a liberação da insulina e com a sua estocagem. Quando o organismo sofre com a deficiência do zinco, o processo de resistência à insulina é acelerado, o que faz com que o paciente fique mais vulnerável a desenvolver diabetes.

níveis adequados de zinco ajudam a controlar e combater a diabetes
níveis adequados de zinco ajudam a controlar e combater a diabetes

Alguns especialistas ainda acreditam que a suplementação com zinco age diretamente no controle de doenças visuais que podem ser desencadeada pela diabetes quando em estado mais avançado.

No entanto, vale a pena procurar ajuda médica nesse caso, já que uma dose exagerada de zinco poderia piorar o metabolismo da glicose.

6- Contribui para o aumento da imunidade

Uma das razões para consumir zinco é que a carência do mineral tem grande ligação com a queda na atividade da glândula timo, um órgão que se localiza no meio do peito onde ocorre a maturação dos linfócitos, células de defesa que atuam combatendo uma série de doenças e infecções no organismo.

Isso quer dizer que uma deficiência de zinco poderia resultar em um enfraquecimento do sistema imunológico, que deixaria o sistema de auto defesa vulnerável a vírus e bactérias.

Clique aqui e descubra como aumentar a imunidade!

7- Beneficia as gestantes e o feto

O déficit materno de zinco pode causar infecções intra uterinas, além de atrapalhar o desenvolvimento fetal e ter relação direta com o baixo peso do recém-nascido. Sabendo disso, os especialistas recomendam uma ingestão entre 8 e 11 miligramas diárias do mineral em pacientes grávidas.

O consumo ideal de zinco ainda está ligado com o tempo de gestação, já que ajuda o útero a segurar o bebê até a 40ª semanas, ou até que ele esteja totalmente formado para nascer, evitando doenças respiratórias ou outras complicações causadas pelo parto prematuro.

Saiba mais sobre parto prematuro clicando aqui!

8- Atua protegendo os pulmões

Por fortalecer o sistema imunológico, o zinco protege e ajuda na recuperação de quadros de pneumonia severa. Isso porque o nutriente ajuda na produção de linfócitos e ainda barra uma possível resistência a antibióticos pelo organismo, acelerando o processo de recuperação.

9- Trata a acne

Pacientes que sofrem com acnes também são beneficiados com a suplementação com zinco, já que o mineral possui uma ação anti-inflamatória no organismo e diminui o surgimento do incômodo principalmente em peles oleosas.

alguns cosméticos usados para tratar a acne usam o zinco para amenizar a inflamação local
alguns cosméticos usados para tratar a acne usam o zinco para amenizar a inflamação local

Alguns cosméticos contra acne até mesmo incluem o mineral como ingrediente para ajudar na inflamação e na cicatrização de cravos e espinhas.

10- Contribui para a saúde do fígado

O consumo de zinco pode ajudar a diminuir a inflamação no fígado, aumentar a absorção de nutrientes, reduzir os danos causados por radicais livres e eliminar os resíduos de forma mais adequado. Tudo isso graças a sua ação anti-inflamatória, que atua eliminando a gordura do fígado de forma mais eficiente.

11 – Auxilia na digestão

O mineral está envolvido na degradação de carboidratos dos alimentos para que seja possível usar a energia como forma de combustível pelo corpo. Isso quer dizer que consumir zinco adequadamente ajuda na manutenção do metabolismo e na obtenção da energia necessária, além de ajudar no processo digestivo principalmente de proteínas.

Viu como consumir zinco é importante para a saúde? Invista em uma alimentação rica em alimentos de origem animal como frutos do mar, frango e carnes, e converse com o seu médico sobre a possibilidade de suplementar o mineral.

12 – Crescimento Capilar

O zinco é um dos principais elementos no processo de reprodução celular e na metabolização de vitaminas e proteínas que são essenciais para o crescimento dos fios.

Segundo o portal Capila Care, a ausência desse mineral no sangue pode fazer com que os cabelos fiquem fracos e quebradiços, influenciando de maneira negativa no seu crescimento. Sendo assim, também pode favorecer a calvície, queda de cabelo e no aparecimento precoce de fios brancos.  

Zinco na Farmadelivery

O zinco é um mineral essencial para o bom funcionamento do organismo, sendo indicado para prevenir a má digestão, controlar a diabetes e auxiliar nos cuidados com a pele. Além do mais, possui função importante em nosso sistema imune. Confira suplementos com Zinco com ótimos preços na Farmadelivery!