7 Mitos e 7 Verdades sobre a Diabetes

0
2169
verdades sobre a diabetes
verdades sobre a diabetes

Apesar de ser uma das doenças mais conhecidas no Brasil, a diabetes ainda gera muitas dúvidas em indivíduos que já desenvolveram a doença ou aqueles que querem se prevenir com hábitos saudáveis. Para tirar as dúvidas, grande parte dessas pessoas buscam pelos mitos e verdades sobre a diabetes, a fim de esclarecer o que se diz sobre a doença.

De acordo com um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Diabetes, mais de 7 milhões de pessoas acima de 18 anos possuem diabetes e aproximadamente 60% deles não sabem disso. Isso acontece porque em muitos casos a doença é assintomática, e só começa a se precipitar depois de alguns anos quando a glicose no sangue já está alta demais.

Veja a seguir os mitos e verdades sobre a diabetes e tire todas as suas dúvidas do assunto!

7 Mitos sobre a diabetes

1- Diabetes não é uma doença séria

Embora quando controlada a diabetes cause menos danos à saúde, uma pesquisa feita nos Estados Unidos Mostrou que as complicações desencadeadas pela diabetes causam mais mortes do que a Aids e o câncer de mama juntos.

Cupom de Desconto Farmadelivery
duas a cada 3 pessoas com diabetes morre de doenças cardiovasculares ou derrames
duas a cada 3 pessoas com diabetes morre de doenças cardiovasculares ou derrames

Com isso, sabe-se que duas em cada três pessoas que contraem diabetes morrem em decorrência de problemas cardiovasculares ou derrames.

2- A aplicação da insulina causa dependência química

A insulina é aplicada apenas para permitir a entrada de glicose nas células, a fim de transformá-la em energia. Isso faz com que o hormônio não provoque qualquer tipo de dependência química já que é usada apenas para suprir a necessidade do pâncreas.

Nos casos de diabetes tipo 1, por exemplo, os pacientes precisam usar doses de insulina injetada todos os dias devido a deficiência crônica da produção do hormônio pelo pâncreas, sendo mais uma necessidade vital do que propriamente um vício.

3- Diabéticos não podem comer doces

Os doces podem, sim,fazer parte da alimentação de pessoas diabéticas, desde que façam parte do plano alimentar combinado com atividades físicas proposto pelo profissional que acompanha o quadro. No entanto, vale ressaltar que esses alimentos só são permitidos em ocasiões especiais e em pequenas quantidades, e dependem exclusivamente do quadro de cada paciente.

Em alguns diabéticos, o especialista pode não liberar o consumo de sobremesas nem mesmo esporadicamente.

4- Mel e açúcar de cana podem ser consumidos normalmente por quem tem diabetes

Embora sejam naturais, esses alimentos são ricos em sacarose, um açúcar que estimula a ação da insulina e aumenta o açúcar no sangue. Consumir esse tipo de adoçantes naturais como substituto do açúcar pode desencadear uma crise e aumentar a glicose, colocando a vida do paciente em risco.

5- Diabetes é contagioso

Diabetes é uma doença metabólica desencadeada por uma alimentação desequilibrada ou por fatores genéticos. Com isso, não é possível transmitir diabetes de uma pessoa para outra por meio do contato físico.

a diabetes não é contagiosa e não é transmitida por meio do contato e compartilhamento de objetos
a diabetes não é contagiosa e não é transmitida por meio do contato e compartilhamento de objetos

Vale lembrar, porém, que no caso da diabetes tipo 1 é comum que pais passem para filhos e assim por diante, embora não seja uma regra e nem todos os indivíduos com familiares diabéticos acabam desenvolvendo a doença.

6- Diabetes tem cura

Até o momento a doença é apenas controlada com insulina e medicamentos, e não há um fármaco capaz de curar a doença. O que se usa hoje em dia para tratar a diabetes são medicamentos que estimulam a produção de insulina em pacientes com deficiência do hormônio, mas que voltarão a ter problemas caso deixem de consumir o medicamento regularmente. 

7- Frutas podem ser consumidas normalmente por diabéticos

Embora sejam naturais as frutas são ricas em frutose, um tipo de açúcar que pode ser prejudicial para quem é portador de diabetes. Além de escolher as frutas corretas, as porções devem ser limitadas e ficar dentro do plano alimentar e à contagem de carboidratos.

Leia também Quais frutas o diabético não pode comer? E quais são recomendadas?

7 verdades sobre a diabetes

1- Diabéticos têm maior chance de doenças como gripes e resfriados

Uma das verdades sobre a diabetes está relacionada com o sistema imune. Por ter um sistema imune debilitado, os pacientes com diabetes estão mais propensos a infecções como gripes, resfriados, pneumonias e infecções na boca.

2- Alguns alimentos controlam a glicose no sangue

Alguns alimentos contam com um índice glicêmico mais baixo, retardando a absorção da glicose pelo sangue e auxiliando no controle da diabetes.

alimentos como iogurtes diet, legumes e até algumas frutas ajudam no controle da glicemia
alimentos como iogurtes diet, legumes e até algumas frutas ajudam no controle da glicemia

Alimentos como iogurtes sem açúcar, massas e pães integrais, pera, feijão, coco e maçã podem ajudar no controle da doença, e por isso amenizam os sintomas e riscos das complicações quando atrelados ao tratamento médico.

3- Diabéticos não podem ingerir bebidas alcoólicas

Os pacientes com diabetes só devem ingerir bebidas alcoólicas junto com algum alimento, já que isolado pode levar a hipoglicemia, condição em que as taxas de glicose ficam baixas demais.

Além disso, a bebida ainda dificulta na recuperação de uma crise hipoglicêmica, levando em conta que os medicamentos já têm o papel de baixar a glicose no sangue.

O ideal é conversar com um especialista para verificar a melhor forma de ingerir a bebida, e quais os tipos de bebidas permitidas. A cerveja, por exemplo, é feita à base de carboidratos de alto índice glicêmico, podendo trazer problemas para o  paciente.

4- Pessoas magras também pode ter diabetes

O mais comum é que pessoas diabéticas que sejam magras tenham o tipo 1 da doença, mas isso não é uma regra. Indivíduos com diabetes tipo 2 podem ser magras em alguns casos raros como o tabagismo, por exemplo.

5- Bebês de mães que desenvolveram diabetes gestacional têm mais risco de desenvolver diabetes tipo 2 quando maiores

Apesar de não nascer com a doença, bebês de mães que tiveram diabetes na gestação podem desenvolvê-la especialmente na adolescência. Quando recém-nascidos, porém, esses bebês tendem a nascer com alterações no peso, que também pode ser prejudicial para a saúde.

6- Não há diferença na gravidade entre a diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2

Como tratam-se de doenças diferentes, não há uma forma de estabelecer qual seria mais grave. Há indícios, porém, de que a diabetes tipo 1 poderia causar um maior dano ao organismo por ser crônica, mas a diabetes tipo 2 não tratada possui complicações igualmente tão danosas.

Leia também Qual a diferença entre diabetes tipo 1 e tipo 2

7- Os diabéticos devem usar adoçante no lugar de açúcares

Os adoçantes foram desenvolvidos principalmente para pacientes diabéticos, já que não estimulam a glicose no sangue. Sabendo disso, existem versões diet e light de diversos alimentos, que substituem o açúcar por adoçantes.

os adoçantes devem substituir o açúcar na dieta dos diabéticos
os adoçantes devem substituir o açúcar na dieta dos diabéticos

Depois de ver os mitos e verdades sobre a diabetes ficou mais fácil entender como a doença atua no organismo. Caso tenha ficado alguma dúvida ou você tenha alguma suspeita da doença, procure ajuda médica para fazer o diagnóstico correto e começar um tratamento adequado.

Diabetes na Farmadelivery

A diabetes é uma doença que atinge milhares de pessoas do mundo todo, de adultos até crianças e adolescentes. Se você já se consultou com um médico e sabe quais medicamentos usar, a farmadelivery pode lhe auxiliar com ótimos preços nos aparelhos medidores de glicemia e diabetes, agulhas e seringas de insulina e com todo leque de opções que da líder mundial Accu-Chek!