Embora o bebê possa nascer a partir das 37 semanas de gestação, a Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), acredita que o nascimento seguro e saudável ocorra entre 39 a 40 semanas e seis dias.
O risco aumenta ainda mais quando se trata de um parto cesariana eletivo, que acontece quando o médico agenda uma data para retirar o bebê do útero.
Esse caso, não há certeza da maturidade pulmonar, o que seria prejudicial para o recém-nascido.
A maturidade pulmonar do bebê pode acontecer antes das 37 semanas e depois das 39, dependendo de uma enzima que é secretada pela placenta.
O médico prescreve um medicamento para acelerar o amadurecimento dos pulmões, chamado Celestone
Para os casos que possuem riscos de parto prematuro antes das 37 semanas
De início são receitadas 3 doses, podendo aumentar conforme necessário.
O preço para esse exame costuma ser bastante elevado (cerca de R$500) e não esta disponível em todos os centros médicos de algumas cidades.
Por meio desse exame é possível verificar quantidade de corpos lamelares por meio do líquido amniótico
Caso a quantidade for superior a 70%, o bebê já está pronto para nascer sem riscos de problemas respiratórios imediatos após o nascimento.
– Mulheres que possuem histórico de parto prematuro anterior; – Gravidez gemelar; – Gestantes que apresentam sangramento vaginal depois do terceiro trimestre da gestação. - Mulheres acima de 35 anos e menores de 16 anos
Algumas doenças, problemas de saúde e hábitos errados também interferem na data do parto, sendo elas:
– Pré-eclâmpsia e eclâmpsia; – Rotura prematura da bolsa amniótica. – Descolamento da placenta; – Infecção uterina; – Anemia; – Incompetência do colo do útero; Entre outras
As mulheres com maior risco de parto prematuro são:
O parto prematuro acontece entre as 20 e 37 semanas de gestação. Tendem a começar com cólicas e não param, além das cólicas são consideradas tambêm, sinais de parto prematuro:
– Aumento do corrimento vaginal; – Sangramento vaginal; – Pressão ou dor na pélvis, virilha e coxas; – Dor na lombar ou pressão nas costas; – Corrimento vaginal com líquido aquoso que pode ser rosado ou marrom
Primeiramente, deve-se fazer repouso absoluto e entrar em contato com o seu médico, que pedirá para que você cronometre as contrações e se dirija até o hospital, dependendo do quadro.
Manter hábitos saudáveis como:
– Ter uma alimentação balanceada e ganhar no máximo 15 kgs durante a gravidez; – Ir a todos as consultas pré-natais – Fazer todos os exames solicitados pelo seu médico; – Sentar-se com pernas elevadas a cada 1 hora e evitar pegar peso; – Higienizar bem a região íntima para evitar infecções urinárias e vaginais.
Contudo, caso tenha uma vida saudável e os exames pré-natais estiverem em dia, os riscos do seu bebê nascer antes da hora são consideravelmente menores.
Agora que você viu a partir de quantas semanas o bebê pode nascer já pode ficar mais tranquila se já estiver nas 37 semanas.