O clima seco e frio da época é responsável por diminuir a transpiração do corpo, reduzindo a hidratação do organismo. Além disso, ocorre o baixo consumo de água que também influência na hidratação, elasticidade e saúde da pele.
Outro fator que tem grande influência, são os banhos mais quentes, que removem a oleosidade natural da pele, provocando no seu ressecamento.
Ou seja, todos esses hábitos podem causar a destruição do manto lipídico, que é a película que protege a epiderme. Por isso, a pele costuma ficar ressecada no inverno e requer cuidados específicos.
A água quente favorece o ressecamento da pele e ao longo do tempo, deixa a derme com aspecto ressecado. Alguns casos, podem apresentar irritação após o banho e surgir placas vermelhas na pele.
É fundamental reforçar a hidratação do corpo e do rosto durante o inverno. Por isso, uma boa dica é aproveitar o vapor após o banho para aplicar o creme, pois isso favorece a penetração do hidratante na pele. Além disso, não se esqueça de hidratar o rosto e os lábios.
Uma boa alimentação tem grande influência no funcionamento adequado do organismo. Por isso, seguir uma dieta balanceada, saudável e rica em nutrientes é fundamental para os cuidados com a pele.
A água é muito importante para garantir a hidratação da pele e do organismo em geral. Portanto, mesmo não sendo um hábito comum durante o inverno, beba no mínimo 2L de água por dia para manter sua pele macia e sempre hidratada.
Mesmo não sendo um hábito comum, no inverno há uma alta incidência de raios UVA e UVB, por isso, durante os dias nublados o sol continua sendo prejudicial. Portanto, o uso de protetor solar no inverno deve ser regular!
Se você chegou até aqui, com certeza está preocupada em buscar as melhores formas de cuidar da sua pele no inverno. Portanto, além de aplicar algumas das dicas citadas neste conteúdo, é importante consultar um Dermatologista.