Por que cuidar da pele inverno e como mantê-la saudável?
Conhecida como o maior órgão do corpo humano e com a maior exposição aos efeitos climáticos e ambientais, como o vento e o frio. Por isso, é muito importante cuidar da pele no inverno para evitar que esses fatores prejudiquem o órgão
Além disso, com a chegada do inverno requer cuidados específicos e maior atenção aos cuidados com a pele. Portanto, desenvolvemos esse conteúdo com informações e dicas para manter sua pele saudável e sempre bem cuidada.
+ Para saber mais sobre a Pele no Inverno, leia também: Por que a pele fica ressecada no inverno? Quais os riscos e cuidados que devemos ter?
Como o inverno influência a pele?
Com a queda das temperaturas e a baixa umidade do ar no inverno, é comum que o clima fique mais seco e os ventos ficam mais fortes.
Assim, a pele fica constantemente exposta a esses fatores, podendo ficar mais ressecada e consequentemente, com aspecto esbranquiçado e sem brilho natural.
Mas porque a pele fica ressecada no inverno?
Antes de buscar formas para cuidar da pele, é necessário entender porque a pele fica ressecada no inverno.
O clima seco e frio da época é responsável por diminuir a transpiração do corpo, reduzindo assim a hidratação do organismo. Além disso, ocorre o baixo consumo de água que também influência na hidratação, elasticidade e saúde da pele.
Outro fator que tem grande influência, são os banhos mais quentes, que removem a oleosidade natural da pele, provocando no seu ressecamento.
Ou seja, todos os hábitos destacados levam a destruição do manto lipídico, que é a película que protege a epiderme, e por isso, a pele costuma ficar ressecada no inverno.
E o que acontece com a pele oleosa no inverno?
Caracterizada pelo excesso de produção de sebo pelas glândulas sebáceas. São diversos os motivos que desencadeiam a pele oleosa, entre os principais destacam-se:
- Limpeza e hidratação inadequada;
- Lavar o rosto com água muito quente;
- Desequilíbrio hormonal;
- Predisposição genética;
- Alimentação inadequada.
Neste caso, a pele oleosa requer sim cuidados com produtos específicos no dia-a-dia. Portanto, sua pele sendo oleosa ou não, deve-se manter uma rotina para cuidar da pele da melhor forma.
Como cuidar da pele no inverno?
Para evitar qualquer complicação, é importante dedicar tempo e cuidado com a pele no inverno. Veja a seguir alguns dos cuidados essenciais durante o tempo frio:
1. Evite banhos quentes e demorados
Banhos quentes e longos no inverno é bastante comum, mas não é a melhor escolha para cuidar da sua pele, pois a água quente favorece o ressecamento.
Ao longo do tempo, com o excesso de banho quente a derme fica com aspecto ressecado, apresentando irritação após o banho e, em alguns casos, podem surgir placas vermelhas na pele.
Além disso, o principal prejuízo da desidratação causada pela água quente é a perda da barreira protetora da pele, principalmente para o rosto.
Essa desidratação em excesso causada pela água quente faz com que as glândulas sebáceas produzam uma maior quantidade de sebo, na busca de proteger a pele. Como resultado, o rosto fica desidratado, porém oleoso.
Portanto, aposte em banhos com água morna. Mas se ainda preferir banhos com água quente, que eles sejam curtos, por no máximo 10 minutos.
2. Use hidratante diariamente
Como já foi dito anteriormente, independente do seu tipo de pele é fundamental reforçar a hidratação do corpo e do rosto durante o inverno. Por isso, uma boa dica é aproveitar o vapor após o banho para aplicar o creme, pois isso favorece a penetração do hidratante na pele.
Além disso, para pessoas com peles oleosas ou com tendência a acne, deve-se evitar o uso de hidratantes comuns. Neste caso, a orientação é optar por fórmulas “oil free” nas áreas de maior oleosidade como rosto e tórax.
Outra dica também é usar um hidratante específico para os lábios. Isso ajuda a evitar aquelas rachaduras que incomodam bastante.
+ Para saber mais sobre Cuidados com os Lábios, leia também: Boca rachada – Por que os lábios ficam ressecados no frio?
3. Alimente-se bem
A alimentação é um fator de grande influência para o bom funcionamento do organismo. Por isso, seguir uma dieta balanceada, saudável e rica em nutrientes é fundamental para cuidar da pele.
Dentre as opções de alimentos para garantir a saúde da pele no inverno, destacamos:
- Laranja, morango e limão são exemplos de alimentos ricos em vitamina C, um nutriente que ajuda a manter a hidratação e previne o surgimento das marcas de expressão e rugas;
- Oleaginosas, como castanhas e nozes, são alimentos ricos em Vitamina E, que ajudam na conservação da qualidade da pele;
- A soja é um alimento rico em isoflavona, um nutriente que previne o ressecamento e promove a elasticidade da pele.
4. Beba bastante água
Como foi dito no inicio do post, beber água é muito importante para garantir a hidratação da pele e do organismo em geral.
Portanto, mesmo não sendo um hábito comum durante o inverno, busque tomar no mínimo 2L de água por dia. Isso irá ajudar a manter sua pele macia e mais hidratada.
5. Use protetor solar mesmo no inverno!
Mesmo não sendo um hábito comum, no inverno há uma alta incidência de raios solares (UVA e UVB), e por isso, durante os dias nublados o sol continua sendo prejudicial. Portanto, o uso de protetor solar no inverno deve ser regular!
A radiação sob a pele sem a devida proteção pode provocar a flacidez, o envelhecimento precoce, manchas, queimaduras e até mesmo câncer de pele. Então mesmo no inverno deve-se aplicar protetor solar nas áreas do corpo que ficam expostas ao sol, como rosto, mãos e braços.
+ Para saber mais sobre Proteção Solar, leia também: Devo usar protetor solar diariamente? Quais os riscos em não usar?
Bom, se você chegou até aqui, com certeza está preocupada em buscar as melhores formas de cuidar da sua pele no inverno. Portanto, além de aplicar algumas das dicas citadas neste conteúdo, é importante buscar a orientação de um Dermatologista.
Sendo assim, aplique à sua rotina de cuidados algumas das opções acima e busque ajuda profissional para outras dúvidas. Assim, sua pele permanecerá sempre bonita e saudável, mesmo nos dias mais frios do ano.