A pele dos lábios é naturalmente mais sensível e propensa ao ressecamento. Com isso, é bastante comum os casos de boca rachada durante o inverno.As rachaduras podem acontecer com a exposição ao sol, vento e frio, assim como também por reações alérgicas e excesso de saliva em contato com a pele.
Por isso, para entender melhor porque a boca fica rachada no inverno, como isso acontece e quais cuidados tomar, veja esse story até o final!
O que faz os lábios racharem?
O ressecamento dos lábios ocorre devido a ausência de glândulas sebáceas e ao fato da pele ser mais fina, tornando-a suscetível a descamação.Assim, é muito comum que a boca descame e fique rachada, deixando os lábios mais sensíveis.
O problema pode acometer qualquer pessoa, no inverno o quadro se torna mais frequente, pois a boca fica mais exposta às baixas temperaturas e ao vento frio.Além disso, nessa época há menos umidade do ar.
Contudo, não é só o clima que provoca o problema, outros fatores podem causar as rachaduras nos lábios.
veja a seguir:
Anemia e falta de vitaminas
Alergia a produtos cosméticos
Efeito colateral de medicamentos e tratamentos
Maus hábitos
Infecções de pele
Diabetes
Queilite
Como tratar a boca rachada?
Evite o hábito de lamber e morder os lábios rachados, pois a saliva provoca uma piora no ressecamento.
Além disso, beber água além de manter o organismo hidratado reduz ainda mais o problema.Manter uma alimentação balanceada e equilibrada, rica em fontes de vitaminas e minerais, ajudam a neutralizar os radicais livres prevenindo o envelhecimento da pele.
Contudo a melhor forma para prevenir a boca ressecada é reforçar o uso de hidratantes labiais.
Quando buscar ajuda médica?
Caso o uso de hidratantes não seja o suficiente para aliviar problema, é importante buscar ajuda de um dermatologista.
Além disso, as dermatites de contato, provocadas pelo uso de algum produto pode causar irritação, vermelhidão e até inchaço que precisam de avaliação médica.
Contudo, beliscar ou morder a pele dos lábios em excesso também pode estar relacionado a transtornos psiquiátricos.
Conhecido como “skin-picking” ou Transtorno de Escoriação (TE), a condição se caracteriza pelo comportamento compulsivo em produzir lesões na pele dos lábios, do rosto, das mãos e outras partes do corpo, como forma de aliviar a tensão, estresse ou tristeza.
Portanto, além de consultar um dermatologista, é importante buscar ajuda psiquiátrica para avaliar o comportamento e determinar o tratamento.
APROVEITE PARA ADQUIRIR OS MELHORES PRODUTOS PARA OS CUIDADOS COM OS SEUS LÁBIOS!