Mulher aplicando hidratante nos lábios para tratar a boca rachada.

Boca rachada – Por que os lábios ficam ressecados no frio?

A pele dos lábios é naturalmente mais sensível e propensa ao ressecamento. Com isso, é bastante comum os casos de boca rachada durante o inverno.

A pele dos lábios rachada pode acontecer por efeitos externos, como a exposição ao sol, vento e frio, assim como também por reações alérgicas e excesso de saliva em contato com a pele.

Por isso, para entender melhor porque a boca fica rachada no inverno, como isso acontece e quais cuidados tomar, desenvolvemos esse conteúdo informativo. Leia até o final para saber mais!

+ Para saber mais sobre a Pele Sensível, acesse também: Por que a pele fica sensível no frio? Quais cuidados tomar?

Porque a boca fica rachada no frio?

Esse problema ocorre devido a ausência de glândulas sebáceas e ao fato da pele dos lábios serem mais finas, tornando-os suscetíveis ao ressecamento. Assim, é muito comum que a boca descame e fique rachada, deixando os lábios mais sensíveis.

Pessoa com lábios rachados e ressecados devido o frio intenso.

O problema pode acometer qualquer pessoa em qualquer idade, mas em algumas épocas do ano o quadro se torna mais frequente, como no inverno, pois a boca fica mais exposta às temperaturas baixas e ao vento. Além disso, nessa época há menos umidade no ar.



Outros fatores que provocam rachaduras nos lábios

Não somente as ações climáticas, outros fatores podem influenciar na saúde da pele dos lábios. Veja a seguir as principais delas:

  • Anemia e falta de vitaminas – As rachaduras na boca podem estar relacionadas a uma dieta pobre em zinco e vitaminas do complexo B;
  • Alergia a produtos cosméticos – Alergias a batons, cremes dentais, alimentos ou bebidas podem deixar os lábios secos, em especial o inferior; 
  • Efeito colateral de medicamentos e tratamentos – Medicamentos como a isotretinoína e corticoides, além de tratamento como a quimioterapia podem ressecar a pele da boca;
  • Maus hábitos – Lamber, morder os lábios e a má higiene oral podem causar a desidratação;
  • Infecções e inflamações de pele – Quadros de dermatite atópica, psoríase, dermatite seborreica e até a candidíase oral pode apresentar os lábios secos como sintoma;
  • Diabetes – Um dos sintomas da diabetes é o ressecamento dos lábios, causado pelo excesso de glicose da saliva que desequilibra a flora da boca.

Além disso, algumas pessoas podem desenvolver o ressecamento nos lábios de forma recorrente. Chama-se neste caso, queilite.

+ Para saber mais sobre o assunto, leia também: Queilite – O que é, causas, prevenção e como é feito o tratamento?

Como tratar a boca rachada?

Apesar de muitas pessoas terem o hábito de lamber os lábios rachados, o correto é evitar este hábito, pois a saliva provoca uma piora no ressecamento. Por isso, para prevenir esse problema, a melhor forma é reforçar o uso de hidratantes labiais.

Mulher em frente ao espelho hidratando a pele da boca rachada pelo tempo frio.

Além disso, alguns hábitos podem ajudar a reduzir ainda mais o problema. Portanto, é importante beber bastante água para manter todo o organismo hidratado.

Ainda, deve-se manter uma alimentação balanceada e equilibrada, com diferentes fontes de vitaminas e minerais, como legumes, verduras e frutas. Esses alimentos, são ricos em vitamina C, que ajudam a neutralizar os radicais livres prevenindo o envelhecimento da pele.



Quando buscar ajuda médica?

Caso o uso de hidratantes não seja o suficiente para aliviar problema, é importante buscar ajuda de um dermatologista. Neste caso, as dermatites de contato, provocadas pelo uso de algum produto pode causar irritação, vermelhidão e até inchaço que precisam de avaliação médica.

Contudo, beliscar ou morder a pele dos lábios em excesso também pode estar relacionado a transtornos psiquiátricos, como a ansiedade.

Conhecido como skin-picking  ou Transtorno de Escoriação (TE), é caracterizado pelo comportamento compulsivo em produzir lesões na pele dos lábios, do rosto, das mãos e de outras partes do corpo, como forma de aliviar a tensão, estresse ou tristeza.

Portanto, além de consultar um dermatologista, é importante buscar ajuda psiquiátrica para avaliar o comportamento e determinar possíveis opções de tratamentos.

+ Para saber mais sobre a Relação da Pele com o Clima, veja também: Como fica nossa pele no inverno? Veja 5 Dicas de cuidados para sua pele!

Agora que você já sabe porque a pele da boca fica rachada no frio e como tratar, ficou mais fácil identificar e prevenir o problema. Portanto, não deixe de consultar um médico em caso de outras dúvidas ou para iniciar um tratamento específico.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e veja também todas as ofertas disponíveis no site da Farmadelivery. Lá você encontra tudo para os cuidados da sua saúde bem-estar com descontos imperdíveis. Confira!

Resumo: Boca rachada – Por que os lábios ficam ressecados no frio?


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Quais as melhores opções de hidratante labial?
Quais as melhores opções de hidratante labial?
4 dicas para salvar sua pele no frio
4 dicas para salvar sua pele no frio
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Por que os lábios ficam ressecados no frio?
Por que os lábios ficam ressecados no frio?

Posts Similares