3 fontes de antioxidantes para turbinar sua saúde

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Muito se fala sobre o efeito positivo que os antioxidantes têm na melhora da saúde e prevenção de doenças. Presentes em grandes quantidades em dietas ricas em alimentos de origem vegetal, os antioxidantes ajudam a combater os radicais livres, substâncias presentes no organismo que danificam as células saudáveis e o DNA, colaborando para o envelhecimento precoce e o surgimento de doenças. Existem diversos componentes que exercem ação antioxidante no organismo, inclusive alguns bastante conhecidos como as vitaminas A, C e E.

É claro que os alimentos devem ser a principal fonte de nutrientes para o organismo, mas os suplementos  também podem serem grandes aliados, pois além de oferecer praticidade ajudam a controlar a quantidade de nutrientes ingerida e garantir seu consumo adequado. Além disso, muitos suplementos são feitos a partir dos alimentos e por isso, continuam sendo fontes naturais de nutrientes.

Veja abaixo 3 fontes de antioxidantes para turbinar a sua saúde:

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1)      ALHO

Tradicionalmente usado na culinária o alho é conhecido também pelas suas propriedades medicinais e benefícios para a saúde. Seu efeito antimicrobiano e anti-inflamatório ajuda a fortalecer o organismo, combatendo bactérias e fungos prejudiciais à saúde, além de ser uma ótima fonte de antioxidantes. Apesar dos benefícios que o alho oferece é difícil aumentar sua quantidade na dieta.  Para isso existem suplementos feitos a partir do extrato desse alimento, colaborando para a ingestão de uma maior quantidade de alho e permitindo oferecer mais benefícios para a saúde. Uma dica é escolher o extrato seco em cápsulas que tenham a tecnologia Odor-free, que evita desconfortos relacionados ao gosto e ao cheiro do alho após o consumo.

2)      CRANBERRY (OXICOCO)

O principal benefício relacionado ao consumo de Cranberry é a prevenção de infecções do trato urinário, mas seus benefícios vão além e se devem à sua alta concentração de nutrientes fundamentais para a saúde e funcionamento do organismo. Entre eles estão as vitaminas A, C e E, substâncias com poderosa ação antioxidante e que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, diminuir a inflamação e reduzir o risco de doenças crônicas. Todos esses benefícios podem ser conseguidos através do consumo do suco de Cranberry, da fruta seca ou in natura e de suplementos em cápsulas feitos a partir do seu extrato. Uma dica importante para quem optar pelos suplementos é ficar de olho nos ingredientes do rótulo para se certificar que o produto é realmente feito da fruta.

3)      COENZIMA Q-10

A coenzima Q-10, chamada também de Ubiquinona ou Vitamina Q-10, é um nutriente ainda pouco conhecido, mas essencial para a saúde. Além de ser produzida pelo organismo, essa coenzima pode ser consumida, em menor quantidade, através de alimentos como sardinha, carnes em geral, pistache, nozes e soja. Com a idade o corpo reduz a sua produção e por isso, é importante considerar na suplementação e evitar que a sua diminuição possa ter um impacto negativo para a saúde e bem-estar. A lista de benefícios da Coenzima Q-10 vai muito além da sua excelente ação antioxidante. Esse nutriente é importante para proteger a saúde do coração e do cérebro, possui ação anti-inflamatória, auxilia na diminuição de dores em geral e em quadros de enxaqueca, além de ajudar a preservar a saúde dos ossos, músculos, pele, entre outros.

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito obrigado pelas informações, apesar do alho eu ser conhecedor desde menino que minha mãe dizia, alho é bom para o coração, a cebola é bom para amolecer a carne mas a mulher não pode comer e etc e tal.

  2. Avatar Paulo de Lacerda PhD

    Srs farmadelivery
    Saudacao
    creio que o breve artigo ref antioxidantes ignorou o principal antioxidante o oligoelemento Selenio como matéria de relevância informativa ao público leigo

    Att Prof Paulo de Lacerda MD PhD
    Autor obras abaixo
    1) Oligoelementos em Homeopatia e Alopatia
    Ed Santos SP 1993
    2) Manual prático de MEDICINA ORTOMOLECULAR :AS BASES DA MEDICINA DO FUTURO ED ANDREI SP

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