como aliviar as cólicas em bebê recém nascido
|

Como aliviar cólicas em bebê recém nascido

Apesar de deixar as mamães preocupadas e sem conseguir dormir, as cólicas em bebê recém nascido são completamente normais nos primeiros meses de vida. Afinal, o sistema digestivo dos recém nascidos ainda está se habituando com o leite materno ou fórmula, além da flora intestinal não estar completamente formada.

Esses espasmos nada mais são do que uma adaptação necessária para que o corpo dos bebês aprendam a lidar com o volume de alimento ingerido e também com os gases.

E embora existam especialistas que não acreditam que a cólica em bebês tenha alguma relação com a alimentação feita pela mãe que amamenta, alimentos como o feijão devem ser evitados para não agravar o problema.

confira no texto abaixo como aliviar os sintomas das cólicas em bebê recém nascido
confira no texto abaixo como aliviar os sintomas das cólicas em bebê recém nascido

Confira no artigo a seguir algumas dicas de como aliviar as cólicas nos bebês e aprenda a identificá-la.

Como identificar as cólicas em bebê recém nascido?

Os principais sinais de que o bebê pode estar sentindo cólicas são:

  • choro agudo;
  • o bebê já se alimento, está com a fralda limpa e não está nem com calor ou frio;
  • o bebê se contorce e levanta as pernas em direção ao abdômen;
  • a barriguinha fica endurecida e inchada;
  • o bebê solta gases.;
  • o rosto fica avermelhado;
  • normalmente o bebê fica mais agitado durante o período da noite;
  • as mãos do bebê ficam fechadas.

Por quanto tempo duram as cólicas em bebê recém nascido?

Normalmente a dor abdominal tende a durar uma média de três meses, já que é o tempo que o organismo do pequeno leva para amadurecer o mecanismo de digestão.

É no terceiro mês após o nascimento que o bebê completa o ciclo de 12 meses desde a fecundação, contando o período de vida intrauterina, e é após esse período que ele deixa de ser um recém-nascido.

Durante o quarto mês de vida, a flora intestinal já está formada e o intestino se entende melhor com o cérebro, amenizando as cólicas que comumente deixam de existir nessa fase.

Caso as cólicas ainda persistam por mais tempo do que os três meses, é importante buscar ajuda médica para investigar o que pode estar causando o problema, já que alguns bebês podem sofrer com refluxo ou alergia à proteína de leite de vaca, que acaba passando do leite materno para o pequeno.

Além disso, oferecer fórmulas infantis que não sejam apropriadas para bebês também costuma causar cólicas.

Como aliviar as cólicas em bebê recém nascido

1- Faça uma massagem na barriguinha do bebê

Ao identificar a cólica, faça uma massagem na barriga do bebê com movimentos circulares sempre no sentido horário. Use o punho para fazer uma pressão leve e empurrar os gases para baixo enquanto faz círculos.

Você também pode optar por deitar o bebê na cama e dobrar lentamente os joelhinhos para que as coxas pressione levemente a barriga, estendendo novamente e fazendo o movimento diversas vezes. 

Outra alternativa é colocar o bebê de bruços em seus braços e dar pequenos tapinhas na barriga para ajudá-lo a liberar os gases.

colocar o bebê de bruços nos braços e dar leves tapas em sua barriguinha ajuda a aliviar a dor das cólicas
colocar o bebê de bruços nos braços e dar leves tapas em sua barriguinha ajuda a aliviar a dor das cólicas

Essas massagens podem ser feitas várias vezes ao dia e não apenas na hora da dor. Dessa forma, você ajuda a prevenir que o problema apareça durante o resto do dia.

2- Dê um banho morno e relaxante

Preparo um banho de aproximadamente 37º e deixe o ambiente o mais silencioso possível. Diminua a luz e converse ou cante para o bebê enquanto imerge o pequeno na água morna.

Uma atmosfera mais cala tranquiliza o bebê e a água morna proporciona uma sensação semelhante à que ele experimentava dentro do útero. Dessa forma,  o bebê tende a relaxar e isso faz com que a cólica diminua.

3- Faça compressas quentes 

Você pode usar o auxílio de uma bolsa térmica ou usar uma fralda passada a ferro e colocá-la ainda quente sobre a barriga da criança.

Caso use a bolsa de gel, certifique-se de que ela está em uma temperatura agradável, e nunca aplique a bolsa diretamente na pele do bebê para evitar queimaduras. Enrole-a em uma fralda ou aplique sobre a roupa do pequeno.

Ao aplicar uma temperatura mais elevada no ventre do bebê, você favorece a vasodilatação, o que facilita o fluxo sanguíneo e relaxa a musculatura, diminuindo a cólica e até mesmo eliminando-a por completo.

Para testar se a temperatura está agradável use o seu pulso, já que a região é mais sensível às temperaturas.

4- Tente um contato pele a pele

Deitar o bebê de bruços sobre o seu peito ou o do pai ajuda com que ele elimine os gases mais facilmente. Se possível, coloque-o em seu peito apenas de fralda, podendo aquecer o ambiente para que ele não sinta frio.

um contato pele a pele pode ajudar a aliviar a dor do pequeno e acalmá-lo durante as crises de cólicas
um contato pele a pele pode ajudar a aliviar a dor do pequeno e acalmá-lo durante as crises de cólicas

O contato pele a pele é como uma terapia que oferece aconchego ao pequeno, enquanto o cheiro e a voz materna/paterna transmite calma e segurança.

5- Enrole o bebê em um cueiro ou manta

Envolver o bebê como se fosse um pacotinho faz com que ele se sinta como se ainda estivesse no útero. Isso transmite uma sensação de segurança e aconchego, e diminui a agitação e irritabilidade, podendo até mesmo aliviar os sintomas da cólica.

6- Ande com o bebê pela casa

Distrair o bebê com uma caminhada pela casa segurando-o de bruços com a barriguinha apopaida em suas mãos ajuda-o a sentir-se confortável. Além disso, o contato com o abdômen do bebê aquece a região, diminuindo o desconforto.

7- Ofereça o peito

A maioria dos bebês ficam mais calmos quando estão ingerindo o leite materno, e uma alternativa caso você amamente é oferecer o peito para ele.

A estimulação oral que ocorre durante a sucção proporciona uma fonte de satisfação que ameniza a dor da cólica, além do carinho oferecido pela mãe durante o ato ajudar no alívio do desconforto.

os bebês tendem a ficar mais calmos e relaxados enquanto mamam o leite materno, e essa pode ser uma alternativa para ajudar a aliviar os sintomas da cólica
os bebês tendem a ficar mais calmos e relaxados enquanto mamam o leite materno, e essa pode ser uma alternativa para ajudar a aliviar os sintomas da cólica

No entanto, evite oferecer o seio caso a criança tenha acabado de mamar ou se ela recusar o peito repetidamente.

8- Previna os gases

Quando o bebê engole ar enquanto mama, as chances de sentir cólicas é ainda maior, sendo importante fazê-lo arrotar após cada mamada para evitar que se acumule gases e as cólicas piorem.

Além disso, você também deve certificar-se de que o bebê está fazendo a pega correta para que não engula muito ar enquanto mama, e caso seu pequeno tome fórmula, opte por uma mamadeira própria para a prevenção de cólicas.

9- Evite alimentos industrializados

Como dissemos no início do texto, ainda não há uma comprovação de que a alimentação da mamãe realmente interfira nas cólicas.

Porém, é fundamental diminuir o consumo de alimentos industrializados com muitos corantes, estabilizantes e conservantes que podem acabar dificultando a digestão do bebê.

alimentos como o brócolis podem aumentar as cólicas nos pequenos, e devem ser consumidos moderadamente durante a amamentação
alimentos como o brócolis podem aumentar as cólicas nos pequenos, e devem ser consumidos moderadamente durante a amamentação

Além disso, alimentos como brócolis, feijão, ovo e repolho devem ser consumidos com moderação, já que aumentam a incidência de gases.

Uma dica é ferver o feijão durante 10 minutos antes de cozinhá-lo, escorrer e colocar uma água nova para o cozimento.

10- Acalme-se em um lugar afastado

As cólicas em bebê recém nascido e os choros que a acompanham podem durar horas seguidas. O que muitas mamães não sabem é que ficar nervosa ou tensa com a situação pode agravar a dor do pequeno, que percebe sua impaciência e fica inseguro, sentindo a cólica ainda mais forte.

Antes de perder o controle da situação, o mais recomendado é pedir ajuda e sair de cena. Peça para o pai ou alguém que esteja lhe ajudando ficar com o bebê e saia do ambiente para se recuperar.

Tome um bom banho e coma alguma coisa. Alguns momentos de silêncio e essas atitudes lhe deixarão recomposta e pronta para voltar e cuidar do seu bebê.

11- Use um medicamento receitado pelo pediatra

Em último caso, use o remedinho para cólica do bebê, sempre receitado pelo pediatra. Normalmente, ele receitará um remédio anti flatulência como o Luftal ou analgésico, e é importante seguir apenas a recomendação de um especialista. Isso porque os bebês não podem ingerir qualquer tipo de medicamento, e a quantidade normalmente é baseado no peso do pequeno.

Porém, o mais indicado é usar esse tipo de remédio apenas quando a cólica estiver muito forte, já que não é indicado o uso de medicamentos como forma de prevenção às cólicas.

Depois de conferir como aliviar cólicas em bebês recém nascido, você já pode colocar as nossas dicas em prática para amenizar os sintomas do seu filho. Caso nenhuma dica prática resolva e ele ainda esteja sofrendo com as dores da cólica, pode ser necessário utilizar o medicamento que o pediatra prescreveu.

Colic Calm funciona instantaneamente! Ele só precisa ser dado assim que os sintomas de desconforto infantil tornam-se evidentes. Não existe a a necessidade de doses regulares, e ao contrário de outras fórmulas, não é necessário grandes esperas para que faça efeito sobre os problemas do seu bebê.
Colic Calm funciona instantaneamente! Ele só precisa ser dado assim que os sintomas de desconforto infantil tornam-se evidentes. Não existe a a necessidade de doses regulares, e ao contrário de outras fórmulas, não é necessário grandes esperas para que faça efeito sobre os problemas do seu bebê.

Posts Similares