Como usar Vick Vaporub para descongestionar o nariz de adultos e crianças?
Uma das formas mais eficazes de aliviar a congestão nasal é recorrer aos descongestionantes, produtos formulados para dissolver o muco e facilitar a eliminação das secreções. Entre os mais populares, o Vick Vaporub se destaca não apenas por desobstruir as vias respiratórias, mas também por aliviar sintomas como tosse e dores no corpo.
Mas você sabe qual a melhor maneira de usar o Vick Vaporub para descongestionar o nariz? Confira neste post e descubra como aproveitar ao máximo os benefícios desse clássico aliado contra o desconforto respiratório!
O que é o Vick Vaporub?
O Vick Vaporub é um bálsamo (uma espécie de pomada) que relaxa os músculos graças aos ingredientes presentes em sua fórmula. Com isso, o produto garante alívio rápido de tosses e, principalmente, a congestão nasal.

Sua fórmula possui mentol, que proporciona uma sensação de frescor no trato respiratório, o que consequentemente remove a falta de ar e dificuldade em respirar.
Além disso, sua fórmula contém eucalipto, um expectorante natural que ajuda a relaxar os músculos e facilitar a eliminação do muco. Esse efeito é potencializado pela cânfora, que atua reduzindo a irritação das vias respiratórias e aliviando a tosse.
Contra indicações do Vick Vaporub
Pessoas com asma e crianças menores de 2 anos devem evitar o uso do produto sem prescrição médica, já que um dos agentes da fórmula é a cânfora.
O uso indevido do produto pode acabar causando inflamações nas narinas e dificuldade de respirar.
Como usar Vick Vaporub para descongestionar o nariz?
Para ajudar na congestão nasal, aplique uma camada fina de Vick Vaporub no peito e esfregue durante alguns segundos para que os vapores consigam chegar até a boca e nariz. Isso ajuda os agentes começarem a fazer efeito e a respiração ficar mais fácil.
Além disso, o Vick Vaporub também pode ser utilizado na vaporização. Para isso, basta diluir duas colheres de chá do produto em meio litro de água quente (sem ferver).
Em seguida, aspire profundamente o vapor, permitindo que os agentes ativos entrem pelas vias respiratórias e ajudem a descongestionar as narinas de forma mais eficaz.
Como o Vick Vaporub funciona?
Quando aplicado sob a pele ou misturado com água quente, o produto libera vapores medicinais que passam pelas vias aéreas e alivia a tosse e congestão nasal.
No entanto, quando aplicado nas costas, é capaz de aliviar a tensão e dor muscular causada pela gripe graças a ação dos ingredientes que aquecem a região.
Outros sintomas que são amenizados com Vick Vaporub
Tosse
Além da congestão nasal, o medicamento também ajuda a aliviar sintomas como a tosse. Para isso, basta aplicar uma camada fina no pescoço e esfregar durante alguns segundos.
Isso também ajuda os vapores chegarem até a boca e nariz, além de esquentar a região e ajudar a acalmar a tosse, favorece a expectoração.
Mal estar e dor muscular
As dores que sentimos pelo corpo durante a gripe é algo bastante comum e o Vick Vaporub pode ajudar a aliviar o incômodo.
Basta esfregar uma camada fina nas costas por alguns segundos para aquecer a região e para que os componentes consigam causar o efeito de alívio.
Quanto dura o alívio da congestão nasal?
Após aplicar o produto ou inalar, o Vick Vaporub age em 2 minutos e consegue aliviar os sintomas por até 8 horas.
Com isso, o paciente consegue ter uma noite de sono mais tranquila e livre de falta de ar.
Precauções na hora de usar Vick Vaporub
O produto nunca deve entrar em contato com água fervente ou fervendo, nem ser usado em fontes de calor como bolsa de água quente ou almofada térmica.
Isso porque, em decorrência dos ingredientes, quando aquecido em altas temperaturas o medicamento pode acabar causando queimaduras se entrar em contato com a pele.
Evite aplicar o produto diretamente no rosto e nunca aplique diretamente nas narinas, já que a pele da região costuma ser mais sensível a queimaduras.
Efeitos colaterais
O Vick Vaporub não possui efeitos colaterais quando usado corretamente. O que pode acontecer são algumas reações adversas ao uso de grandes quantidades do produto como, por exemplo:
- Vermelhidão na pele;
- Irritação nos olhos;
- Reações alérgicas;
- Irritação na pele.
O que fazer caso o produto entre em contato com olhos e boca?
Quando o produto entrar em contato com os olhos, lave em água corrente fria por alguns minutos e procure ajuda médica para avaliação e tratamento da possível queimadura.
No entanto, em casos de ingestão por engano, alguns sintomas podem surgir horas depois. Veja alguns deles:
- Vômitos;
- Dor de cabeça;
- Sensação de calor;
- Vertigem;
- Dor abdominal e diarréias.
Se isso ocorrer, não tente induzir o vômito, pois isso pode agravar os sintomas. O mais indicado é buscar ajuda médica imediatamente, especialmente se a ingestão tiver sido feita por crianças.
Por que o Vick Vaporub não pode ser usado por crianças menores de 2 anos?
Alguns estudos mostraram que o uso desse medicamento em crianças menores de 2 anos pode piorar os sintomas da congestão nasal ao invés de aliviar as secreções. Além disso, ainda pode causar problemas respiratórios graves.
No entanto, a empresa desenvolveu recentemente o BabyRub, fórmula que conta com Aloe Vera, fragrância de eucalipto e camomila. Uma fórmula especial para os pequenos!
Na versão em bálsamo, ele também pode ser aplicado para realizar massagens, proporcionando um efeito calmante e relaxante, sendo seguro para bebês a partir dos 3 meses de idade.

Agora que você viu como usar Vick Vaporub para descongestionar o nariz, aproveite todos os benefícios do produto para amenizar os sintomas de gripes e resfriados. Além de ter efeito rápido, o medicamento ainda ajuda em uma boa noite de sono.
Lembre-se de não usar a pomada em pessoas com asma ou crianças menores de 2 anos, e procurar indicação médica para gestantes e lactantes.
Remédios para Gripe e Resfriado na Farmadelivery
Gripou ou resfriou? Se os espirros, dores no corpo, dor de cabeça e coriza apareceram, a Farmadelivery oferece uma variedade completa de medicamentos para aliviar os sintomas com praticidade e segurança!