agulha de insulina

Qual é a agulha de insulina? É necessário usar uma agulha específica ou pode usar qualquer uma?

Uma das maiores dificuldades de pacientes portadores de diabetes é mudar o estilo de vida e hábitos alimentares, além de se acostumar com a nova rotina e necessidade de medir a glicose constantemente. Em meio a tudo isso, surgem as principais dúvidas como por exemplo, qual é a agulha de insulina e como usar uma seringa de insulina.

Apesar da insulina não ser usada em todos os tratamentos de diabetes, é bastante comum encontrarmos pacientes com diabetes tipo 2 e diabetes gestacional que precisa fazer a injeção de doses diárias de insulina para controlar os níveis de açúcar no sangue.

Isso acontece porque, em alguns casos, o pâncreas deixa de produzir insulina nas quantidades necessárias, fazendo com que seja necessário suprir essa falta.

Para que você entenda melhor sobre esse assunto, separamos um post explicando tudo sobre agulhas de insulina e como escolher a sua. Veja a seguir!

Importância de escolher a melhor agulha de insulina

Hoje em dia, existe uma gama muito grande de agulhas no mercado com uma alta diversidade de materiais, diâmetros e tamanhos. Sabendo disso, é necessário escolher a agulha mais apropriada para a auto aplicação de insulina, a fim de diminuir a dor a facilitar a tarefa. 

o comprimento da agulha deve ser baseado no porte físico do paciente
o comprimento da agulha deve ser baseado no porte físico do paciente

De modo geral, a agulha ideal para a aplicação de insulina varia com base no físico de cada pessoa, e deve ser escolhida para evitar que o líquido seja injetado diretamente no músculo e pegue especificamente na camada de gordura da pele.

Caso isso aconteça, o paciente poderá sofrer com quadros de hiperglicemia, já que a insulina será absorvida mais rapidamente e os níveis de açúcar no sangue sofrerão uma queda muito brusca.

Ou seja, é recomendado que a agulha de insulina não seja muito comprida e tenha pelo menos entre 3 e 4 mm para ultrapassar a camada da pele.

Além disso, é importante ressaltar que não existe uma agulha exclusiva para aplicar insulina, já que a mesma agulha que comumente é utilizada para injetar o hormônio também é usada para aplicação de vacinas.

Recomendações do tamanho da agulha de insulina

Para adultos

As agulhas para adultas variam entre 4 e 6 mm, e podem ser usadas tanto em adultos obesos como não obesos. Caso você opte por agulhas de 4 ou 5 mm, não é necessário realizar a prega cutânea, sendo recomendado que você aplique a insulina em um ângulo de 90º.

Caso opte por agulhas de 6mm, em áreas do corpo com pouca gordura é necessário aplicar o hormônio em um ângulo de 45º.

No entanto, recomenda-se que a insulina seja aplica na coxa, glúteos e abdômen, região com maior quantidade de gordura corporal.

Para crianças e adolescentes

As crianças e adolescentes também podem usar seringas entre 4 e 6 mm, e não se faz necessário o uso de agulhas maiores. Caso a criança seja menor de 6 anos, recomendação fazer a prega cutânea em todos os tamanhos de agulha, com ângulo de 90º. Isso porque crianças possuem tecidos de gordura mais finos, e as chances de alcançar um músculo é maior.

para crianças e adolescentes indica-se usar agulhas menores
para crianças e adolescentes indica-se usar agulhas menores

Em crianças maiores que usarem seringas de 6mm, também é necessário fazer a prega cutânea com ângulo de 45º.

Para as gestantes

Apesar de muitas pessoas imaginarem o contrário, o abdômen de mulheres grávidas é o local mais seguro para aplicar insulina, com agulhas entre 4 e 5 mm.

Caso não seja possível usar agulhas desse comprimento, é possível usar agulhas maiores, desde que se faça a prega cutânea e a aplicação em um ângulo de 45º.

Depois do segundo trimestre da gestação, recomenda-se que a insulina seja aplicada nas laterais da barriga, coxas e glúteos.

Quais os melhores locais para a aplicação de insulina?

  • abdome
  • coxa (frente e lateral externa)
  • braço (parte posterior do terço superior)
  • glúteo (parte superior e lateral das nádegas).

Importância do rodízio nos locais das aplicações de insulina 

É importante fazer o rodízio das aplicações de insulina para evitar complicações, como o endurecimento da pele e cavidades, causado pela perda de gordura por frequentes injeções.

faça o rodízio e escolha os locais com mais gordura corporal
faça o rodízio e escolha os locais com mais gordura corporal

Vale lembrar que um local demora cerca de 14 dias para cicatrizar, e você não deve usar o mesmo ponto de aplicação antes desse período.

Diâmetro da agulha

A espessura da agulha está diretamente ligada ao nível de dor sentido na hora da injeção, e pode ser encontrada nas embalagens em mm ou G (gauge). Quanto maior for o número em gauges, mais fina será a agulha, e quanto maior for o número em milímetros, mais grossa será a agulha.

Leia mais sobre isso clicando aqui!

Formato da ponta da agulha

Em alguns casos a ponta da agulha também pode ter influência na intensidade da dor, sendo um dos principais motivos da recomendação do uso da agulha apenas uma vez. Afinal, quanto mais você reutiliza uma agulha, mais achatada ficará a ponta e mais dolorosa será a aplicação.

Verifique na embalagem sobre a ponta da agulha e sua lubrificação, outro fator que interfere na dor e incômodo na hora de aplicar insulina.

Depois de ver qual é a agulha de insulina e como escolher cada uma delas de acordo com a idade e tipo físico do paciente, não deixe de seguir nossas dicas para uma aplicação menos dolorosa. Além disso, converse com seu médico e peça indicação de agulhas para seu caso, já que algumas pessoas podem precisar de tamanhos específicos.

Accu-Chek com Ótimo Preço

O diabetes é uma doença cada dia mais comum entre a população mundial. Segundo dados da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), ela já afeta mais de 12 milhões de brasileiros, e metade deles não sabe que possui a doença.

Silenciosa em muitos casos, o diabetes nem sempre é diagnosticada facilmente. Isso faz com que ela evolua ainda mais, agravando-se e levando os pacientes a utilizarem medicamentos diários ou a usuarem medicamentos contínuos.

Mas conviver com a doença hoje em dia além de possível não requer granes mudanças em sua vida. novos medicamentos certos, alimentação adequada e ferramentas de controle permitem viver com a doença sem maiores problemas.

medindo a glicemia com accu-chek
Com Accu-Check fica mais fácil controlar a diabetes.

Quando falamos em controle da diabetes, não podemos deixar de falar da Accu-check, uma das marcas mais renomadas do segmento com diversas opções disponíveis. A Farmadelivery oferece a linha completa de medidores, tiras, lancetas e acessórios Accu-Check com ótimos preços, confira!

Posts Similares