O que se pode fazer para diminuir o açúcar no sangue?
O aumento do açúcar no sangue está ligado diretamente com a diabetes, doença que atinge mais de 400 milhões de pessoas no mundo todo. No entanto, isso não quer dizer que todas as pessoas que sofrem com o aumento do açúcar no sangue são portadores da doença, já que esses níveis são influenciados por hábitos e alimentação. Mas você sabe o que pode fazer para diminuir o açúcar no sangue?
O açúcar no sangue tende a aumentar sempre que consumimos alimentos ricos em açúcares e carboidratos refinados, o que pode levar a quadros de pré-diabetes quando acontece em eventos regulares. Isso porque quanto mais nosso açúcar no sangue se eleva, mais perto estamos de desenvolver um quadro chamado de resistência insulínica, que normalmente antecede a diabetes.
Pensando em lhe auxiliar a evitar esses picos de insulina, separamos algumas dicas para diminuir os níveis de glicose na corrente sanguínea. Veja a seguir!
Quais são os riscos de altos níveis de glicose no sangue?
Além dos riscos do desenvolvimento da diabetes tipo 2, altos níveis de açúcar no sangue também pode causar complicações de saúde como:
- cegueira;
- AVC;
- aumento do colesterol;
- doenças cardíacas;
- amputação de membros;
- pressão alta.
Além do mais, vale ressaltar que manter os níveis de glicose controlados em quadros de pré-diabetes pode até mesmo reverter o quadro clínico do paciente, sendo muito importante para evitar a progressão da doença.
O que se pode fazer para diminuir o açúcar no sangue?
Consuma menos carboidratos
O carboidrato é considerado um dos alimentos que mais influencia na alteração da glicose no sangue, principalmente em pessoas com resistência insulínica.
Isso acontece porque nossas células tentam se proteger da grande quantidade de hormônio que é liberada quando ingerimos alimentos ricos em carboidratos, criando um mecanismo de defesa que faz com que as células sejam resistente ao hormônio.
Entretanto, por ser considerado a maior fonte de energia, o carboidrato não deve ser cortado completamente da dieta, nem mesmo de pessoas com diabetes, mas sim evitado. Isso significa que para fazer qualquer alteração na sua dieta você deve buscar ajuda de um profissional qualificado, que irá lhe auxiliar os melhores carboidratos para serem ingeridos.
Evite o consumo de bebidas adoçadas
As bebidas adoçadas como refrigerantes e sucos aumentam os níveis da glicose na corrente sanguínea, fazendo com que nosso organismo sofra picos de insulina. Isso também vale para isotônicos, sucos naturais ricos em frutose e até mesmo café adoçado com muito açúcar.
O ideal é que os diabéticos troquem o consumo de bebidas adoçadas com açúcar por bebidas com adoçantes, produtos que foram formulados especialmente para pessoas com diabetes.
Ingira mais alimentos ricos em fibras
A fibra é um um carboidrato não digerível que atua diretamente para regular a velocidade em que o açúcar entra na corrente sanguínea, fazendo com que os riscos de um pico de insulina seja menor.
A recomendação é que uma refeição que conte com 25% de carboidrato tenha pelo menos dez gramas de fibras como vegetais, saladas e até mesmo carboidratos complexos como a batata-doce, por exemplo.
Reduza os níveis de estresse
O estresse também é um dos fatores que mais age na alteração glicêmica do sangue, já que essa condição leva à produção do cortisol, um hormônio que ativa nossa reação, e libera a adrenalina.
Como resultado, nosso corpo fica em alerta para situações de guerra e o cérebro recebe a mensagem de que precisa de mais energia.
No final das contas, nosso corpo libera mais glicose, fazendo com que o sangue sofra picos constantes quando estamos estressados.
Pratique atividades físicas regulares
A prática de atividades físicas é essencial para diminuir o açúcar no sangue, além de:
- baixar o teor de açúcar no sangue;
- auxiliar na sensibilidade à insulina;
- reduzir a pressão arterial;
- reduzir o colesterol, triglicérides,
- reduzir o estresse;
- aumentar o bom colesterol;
- auxiliar na perda de peso;
- aumentar a resistência e força;
- aumentar a energia;
- aumentar a sensação de prazer e bem-estar.
Peça orientação médica sobre o consumo de bebidas alcoólicas
As bebidas alcoólicas ajudam a baixar os níveis de glicose no sangue, porém não de forma saudável ou correta. Afinal, o álcool em excesso leva a quadros de hipoglicemia, caracterizado por níveis de glicose no sangue muito abaixo do normal.
A condição pode causar complicações como cegueira e até óbito de pacientes diabéticos.
Entretanto, isso não significa que você deva cortar totalmente a bebida da sua dieta. A recomendação é que você busque ajuda profissional para avaliar o seu quadro e lhe indicar as melhores bebidas para evitar episódios de hipoglicemia.
Em alguns casos em que o paciente ainda combina o consumo de bebidas alcoólicas com bebidas doces ou carboidratos, fazendo com que os índices glicêmicos do sangue sofram alterações constantes e levando a quadros de variabilidade glicêmica.
Ingira mais água
A água é uma excelente forma de diminuir o açúcar e manter o paciente hidratado, principalmente aqueles que foram diagnosticado com diabetes e tendem a ter uma micção mais frequente. Isso acontece porque o organismo tenta eliminar o açúcar da corrente sanguínea por meio da urina, o que faz com que a vontade de ir ao banheiro seja mais frequente e a sede aumente.
Caso o paciente deixe de ingerir grandes quantidades de água pode até mesmo sofrer com a desidratação.
Tenha uma boa noite de sono
A falta e má qualidade do sono não somente afeta na produção da insulina como também aumenta a glicose no sangue, estresse e contribui para problemas de compulsão alimentar. O indicado é dormir por pelo menos 7 horas todas as noites.
Quais alimentos ajudam a diminuir o açúcar no sangue?
- canela;
- abacates;
- nozes;
- amoras;
- vinagre;
- feilões;
- vegetais;
- frutas cítricas;
- batata doce;
- tomates;
- grãos integrais;
- leites e iogurtes desnatados.
Depois de ver o que se pode fazer para diminuir o açúcar no sangue não deixe de mudar seus hábitos alimentares para evitar altos níveis de glicemia na corrente sanguínea. Além disso, procure ajuda médica caso esteja desconfiado que você pode estar com seu índice glicêmico descontrolado.
Accu-Chek com Ótimo Preço
O diabetes é uma doença cada dia mais comum entre a população mundial. Segundo dados da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), ela já afeta mais de 12 milhões de brasileiros, e metade deles não sabe que possui a doença.
Silenciosa em muitos casos, o diabetes nem sempre é diagnosticada facilmente. Isso faz com que ela evolua ainda mais, agravando-se e levando os pacientes a utilizarem medicamentos diários ou a usuarem medicamentos contínuos.
Mas conviver com a doença hoje em dia além de possível não requer granes mudanças em sua vida. novos medicamentos certos, alimentação adequada e ferramentas de controle permitem viver com a doença sem maiores problemas.
Quando falamos em controle da diabetes, não podemos deixar de falar da Accu-check, uma das marcas mais renomadas do segmento com diversas opções disponíveis. A Farmadelivery oferece a linha completa de medidores, tiras, lancetas e acessórios Accu-Check com ótimos preços, confira!