Vitamina para cabelo – Quais vitaminas controlam a queda dos fios e onde encontrar?
Vitaminas para os cabelos são essenciais para mantê-los saudáveis e bonitos. O cabelo é afetado quando surge a deficiência de alguma vitamina, o que acaba gerando um desequilíbrio, deixando os fios sem brilho, quebradiço e proporcionando até mesmo a queda intensa.
Assim como todo nosso corpo, o cabelo também precisa de nutrição para que fique saudável e forte. A suplementação com algumas vitaminas ajudam nesse cuidado que o cabelo pede, podendo ser eficazes para todo o organismo.
Abaixo, destacaremos alguns dos principais nutrientes para o cabelos e também, em quais alimentos é possível encontra-los. Porém, não se esqueça de consultar um médico para verificar quais vitaminas precisam se suplementadas.
Leia a matéria até o final e descubra tudo sobre as vitaminas para cabelos.
Veja também: Doenças que causam queda de cabelo – Quais são e como tratar?
1. Zinco
O zinco é um mineral muito importante para o couro cabeludo, pois auxilia na formação de queratina, na produção de colágeno e na multiplicação celular, contribuindo assim para o fortalecimento e crescimento saudável dos fios capilares.
Alguns dos alimentos ricos em zinco são:
- Camarões;
- Carne bovina e de frango.
- Castanhas;
- Sementes de abóbora;
- Ovos.
2. Complexo B
Composto pelas vitaminas B1, B2, B5, B6, B7, B9 e B12, o Complexo B exerce um papel importante para a manutenção da saúde capilar.
Dentre elas, a vitamina B3 colabora para o aumento da circulação do couro cabeludo, que ajuda a manter a saúde e a força dos fios. Além disso, a vitamina B5 ajuda a prevenir a queda de cabelo e a perda da coloração natural.
Alimentos fonte de vitaminas B3 e B5:
- Sementes de girassol;
- Abacate;
- Batata doce;
- Farelo (arroz e trigo);
- Carne bovina e de frango;
- Amendoim;
- Vegetais verdes;
- Extrato de tomate.
3. Vitamina A
A vitamina A auxilia no crescimento capilar, desde que seja ingerida e não adicionada em shampoos e máscaras de hidratação.
Um dos benefícios da vitamina está relacionada a sua capacidade de restaurar a hidratação dos fios, formando um filme que reveste as camadas dos fios permitindo que ocorra uma maior retenção da umidade.
Além disso, por causa da sua ação antioxidante, ela age no combate ao envelhecimento precoce dos cabelos, dando a ele um aspecto saudável e colaborando para o crescimento.
Fontes naturais de vitamina A:
- Cenoura crua ou cozida;
- Abacate;
- Espinafre crua ou cozida;
- Fígado de frango ou de vaca;
- Óleo de fígado de bacalhau;
- Ovos;
- Leite de vaca e queijos;
- Ameixa seca.
4. Suplementação com Ômega
O ômega são gorduras que protegem a raiz dos cabelos, pois hidratam o couro cabeludo, prevenindo a queda e ajudando no crescimento uniforme dos cabelos.
Além disso, a suplementação com ômega melhora a circulação sanguínea e ajuda a manter as fibras fortalecidas, promovendo a saúde e o crescimento dos fios, agindo nos folículos pilosos.
Principais fontes de ômega:
- Semente de linhaça;
- Sardinha;
- Atum;
- Peixes branco;
- Semente uva;
- Avelãs e nozes;
- Amendoim;
- Óleo de soja;
- Castanha de caju.
vitaminas e minerais são ótimos para evitar a queda de cabelo.
5. Selênio
O selênio atua no crescimento e fortalecimento do cabelo, além de ser um agente antioxidante e anti-inflamatório, que previne o envelhecimento das células responsáveis pela saúde do couro cabeludo.
Outro benefício do selênio, é que ele estimula o crescimento regular do cabelo, ajudando o organismo a converter as proteínas necessárias para o cabelo.
É possível encontrar o selênio naturalmente em:
- Castanha do Pará;
- Ovos;
- Frango cozido;
- Arroz;
- Repolho;
- Feijão.
6. Vitamina C
A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, faz parte do grupo de vitaminas para queda de cabelo. Ela ajuda na produção de colágeno, hidrata, tem ação antioxidante, previne a queda e proporciona brilho ao cabelo devido ao fechamento das cutículas dos fios.
Portanto, a melhor maneira de consumir e absorver essa vitamina é por meio da alimentação natural ou suplementação.
As fontes naturais de vitamina C são:
- Laranja;
- Limão;
- Carambola;
- Morango;
- Mamão;
- Kiwi;
- Caju;
- Tomate;
- Pimentão.
7. Ferro
O ferro é um forte aliado no auxílio à queda de cabelo porque ajuda na oxigenação dos folículos capilares contribuindo para a resistência e saúde dos fios, além de combater a anemia, doença que pode ocasionar a queda de cabelo.
Alimentos ricos em ferro:
- Fígado bovino;
- Feijão;
- Lentilha;
- Grão-de-bico;
- Beterraba;
- Espinafre;
- Couve-flor.
8. Vitamina E
A vitamina E é um potente antioxidante, que protege as células contra radicais livres e evitando o envelhecimento das células responsáveis por manter a saúde do couro cabeludo e dos cabelos.
Além disso, essa vitamina melhora a circulação sanguínea do couro cabeludo e ajuda a recuperar os fios que já estão danificados. Por isso, a suplementação da vitamina E é uma ótima alternativa para o tratamento da queda de cabelo.
Fontes naturais de vitamina E:
- Semente e óleo de girassol
- Avelã
- Óleo de milho e de canola
- Castanha do Pará
- Amendoim
- Nozes
- Acelga
- Abacate
- Ameixa
Além dos alimentos, algumas vitaminas podem ser consumidas a partir de suplementos, mas para isso é necessário o acompanhamento e indicação médica.
Consulte seu médico para que seja feita avaliação e orientação correta de quais vitaminas precisam ser suplementadas em seu organismo.