Tosse com catarro: Causas e como aliviar os sintomas?
Como já sabemos, a tosse é um processo de defesa do corpo quando há algo de errado nas vias respiratórias. O mesmo vale para a tosse com catarro, que ocorre na tentativa de eliminar as secreções do sistema respiratório.
As secreções podem surgir com a inflamação dos brônquios, bronquíolos ou pulmões, devido a infecção por microrganismos e também por algumas doenças respiratórias específicas.
Sendo assim, acompanhe nesta matéria as principais causas da tosse com catarro e quais as melhores formas de aliviar os seus sintomas. Leia até o final e saiba mais!
+ Para mais informações sobre Tosse, leia também: Tosse – O que é, quais os tipos, como identificar e tratar?
O que é tosse com catarro?
Este tipo de tosse acompanha secreção e a consistência e a coloração do muco expelido podem indicar quadros com características próprias.
Além disso, a tosse com catarro pode estar associada a inúmeras doenças como a sinusite, pneumonia e asma. Em alguns casos, pode indicar quadros de bronquite, pneumonia e até mesmo tuberculose.
A tosse com catarro pode indicar a presença de bronquite, sinusite, pneumonia e tuberculose.
Aparência da secreção
A secreção pode se surgir em tons de verde ou amarelada, na maioria das vezes está ligado a infecções bacterianas e pode ser um sinal de sinusite ou pneumonia bacteriana.
Em alguns casos em particular, há também a tosse com catarro com sangue, que pode surgir como um sinal de tuberculose ou de lesões nas vias respiratórias.
Doenças relacionadas a tosse seca
1. Sinusite
A sinusite é a inflamação dos seios nasais causada por vírus ou bactérias, em que há acúmulo de secreções, o que causa dor de cabeça, dor no rosto, congestão nasal, febre e tosse com catarro.
2. Bronquite
A bronquite é uma alteração respiratória caracterizada pela inflamação dos brônquios, que são estruturas responsáveis pelo transporte de oxigênio para os pulmões. Assim, devido à alteração em seu funcionamento, é possível haver tosse com catarro, chiado no peito, falta de ar e cansaço excessivo, por exemplo.
3. Pneumonia
A pneumonia é uma inflamação que acomete os pulmões, geralmente causada por por agentes infecciosos ou também pela ação de agentes químicos. Seus sintomas são diversos e incluem falta de ar, dor no peito e tosse com secreção.
4. Tuberculose
A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria, que pode chegar ao pulmões, comprometer o seu funcionamento e levar ao aparecimento de alguns sintomas, como tosse com catarro e com sangue, dor ao respirar, suor frio e sensação de falta de ar.
Como tratar a tosse com catarro?
Caso o catarro presente seja transparente, recomenda-se fazer nebulização para diminuir a espessura e a quantidade de muco, o que facilita a respiração.
Além disso, recomenda-se não reprimir a tosse. Ou seja, sempre que sentir a presença de secreções tussa e beba pelo menos 2 litros de água durante o dia para fluidificar as secreções e, assim, facilitar a sua eliminação.
Ainda, uma opção eficiente para o combate da tosse é o consumo de chás com ação expectorante, que promovem a eliminação do catarro.
Em alguns casos, principalmente quando a tosse é persistente, médicos recomendam o uso de xaropes expectorantes, antibióticos e outros medicamentos que devem ser utilizados conforme a orientação do profissional.
Dicas caseiras para melhorar a tosse com catarro
- Faça inalações com vapor de água fervida, 1 colher de sal grosso e gotas de óleo essencial de eucalipto;
- Tome suco de 1 laranja com 1 limão, 1 colher de mel e gotas de extrato de própolis;
- Consuma alimentos ricos em vitamina C como laranja, morangos e brócolis, isso ajuda a fortalecer o sistema imune.
Vale ressaltar ainda que, não é recomendado utilizar medicamentos sem a orientação médica. Portanto, caso os sintomas piorem ou a tosse seja persistente, consulte um médico imediatamente.