Conheça a origem do dia da mulher e como surgiu.
|

Dia da Mulher – O que é? Qual a origem do 8 de Março?

O Dia da Mulher é uma data identificada em todo o mundo e se tornou oficial pela ONU Organização das Nações Unidas na década de 1970. Mas você sabe é qual a origem da comemoração e por qual motivo criaram a data?

Veja neste conteúdo a história do Dia Internacional da Mulher e saiba qual a importância desta data nos dias atuais. Leia até o final e saiba mais!

+ Aproveite e leia também: Câncer de mama – Quais os sintomas e como é feito o diagnóstico?

Qual a origem do dia da mulher?

A criação do dia das mulheres tem ligação com uma série de eventos que trouxeram a tona as más condições de trabalho enfrentada por mulheres durante a Revolução Industrial.

No final do século 19, diversos movimentos operários e organizações femininas surgiram em países da Europa e nos Estados Unidos.

Neste período, as mulheres trabalhavam aproximadamente 15 horas diárias e recebiam salários medíocres. Isso fez com que elas passassem a reivindicar melhores condições de trabalho e a exigir o fim do trabalho infantil.

Protestos em 1909, na cidade de Nova York. Mais de 15 mil mulheres foram as ruas exigir melhores condições de trabalho
Protestos em 1909, na cidade de Nova York: Mais de 15 mil mulheres foram as ruas exigir melhores condições de trabalho.

Contudo, especialistas consideram que, o Dia Internacional da Mulher teve origem em 1908 na cidade de Nova York. O movimento operário que reuniu 15 mil mulheres em protesto, que exigiam jornadas de trabalho menores, salários melhores e direito ao voto.

Além disso, outro acontecimento importante marcou o período. O incêndio na Triangle Shirtwaist Company, no dia 25 de março de 1911, também em Nova York, que tirou a vida de 125 mulheres. Após o ocorrido, diversos protestos exigindo tratamento digno nas fábricas surgiram.

A data simboliza a luta das mulheres para que suas condições sejam equiparadas às dos homens.

Quando a comemoração se tornou Internacional?

A ideia de tornar a data internacional, partiu de uma mulher: Clara Zetkin. Ativista comunista e defensora dos direitos das mulheres deu a ideia em 1910 durante a Conferência do Congresso da Internacional Socialista em Copenhague.

A primeira vez que houve a celebração data foi em 1911, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. Mas somente em 1975, quando a ONU oficializou a data que se tornou uma comemoração mundial.

A partir de então, a data serve para celebrar os avanços das mulheres na sociedade, na política e na economia. As raízes políticas da data incluem greves e protestos organizados com o intuito de aumentar a conscientização em relação a desigualdade de gênero.



Dia da Mulher no Brasil

No Brasil, as movimentos voltados aos direitos da mulher surgiram em meio aos grupos anarquistas do início do século 20, que buscavam melhores condições de trabalho e qualidade de vida.

Passeata dos Cem Mil, em 1968 contra à Ditadura Militar com a participação de milhares de mulheres.
Passeata dos Cem Mil, em 1968 contra à Ditadura Militar com a participação de milhares de mulheres.

A luta feminina, no entanto, ganhou força com o movimento das sufragistas. Durante as décadas de 1920 e 30, os movimentos feministas conseguiram o direito ao voto em 1932, na Constituição promulgada por Getúlio Vargas.

A partir dos anos 70 emergiram no país organizações que incluíram pautas de discussões sobre igualdade entre os gêneros, sexualidade e saúde da mulher.

Em 1982, criou-se o Conselho Estadual da Condição Feminina em São Paulo e o feminismo passou a manter um diálogo importante com o Estado. Além disso, em 1985 aparece a primeira Delegacia Especializada da Mulher.

A presença de mulheres nos movimentos sociais mostra o quanto foram árduas as conquistas femininas por seus direitos.

Porque se comemora no dia 8 de Março?

A ideia inicialmente não tinha uma data fixa. Contudo, em 1917, um grupo de operárias russas saíram às ruas para se manifestar contra a Primeira Guerra Mundial e a fome advinda dela.

A greve das mulheres começou em 23 de fevereiro, seguindo o calendário juliano, que a Rússia utilizava na época, que corresponde a 8 de março no calendário gregoriano.



Como se comemora o dia da mulher?

O Dia Internacional da Mulher é comemorado de formas diferentes além de ser considerado feriado nacional em muitos países.

O dia da mulher é comemorado de diferente formas ao redor do mundo todo.
O Dia Internacional da Mulher é comemorado de diferente formas ao redor do mundo todo.

Na China, por exemplo, muitas mulheres recebem meio dia de folga no 8 de março, conforme recomendado pelo Conselho de Estado. Além disso, na Itália, o Dia Internacional das Mulheres ou La Festa della Donna, é comemorado com a entrega de botões de mimosa.

Qual a importância do Dia das Mulheres atualmente?

Após anos de luta, as mulheres conquistam direitos igualitários na sociedade em boa parte dos países. Além disso, garantiram o direito ao voto, a candidatura a cargos público e a mulher pode trabalhar quando e onde quiser.

Ou seja, a ressignificação do papel feminino da sociedade foi de extrema importância para promover o crescimento profissional e pessoal da mulher, que hoje é vista de forma mais igualitária.

Atualmente, as mulheres podem se casar, ficar solteira ou divorciada sem sofrer exclusão da sociedade e sem a necessidade de ter um marido para exercer qualquer tipo de função. Portanto, a data trouxe inúmeros benefícios e conquistas para todas as mulheres.

Por isso, nós da Farmadelivery parabenizamos todas as Mulheres por esse dia tão especial. Aproveite também e veja todas as ofertas para os cuidados da sua saúde bem-estar com promoções exclusivas para o Dias da Mulher no site. Confira!

Posts Similares