Qual a função dos minerais e o que a falta deles causa no organismo?
1. Como se desenvolve a carência de minerais?
Alimentos que não oferecem as adequadas quantidades de vitaminas e minerais e outros importantes nutrientes provocam rapidamente sérios danos ao organismo. Os métodos de preservação, esterilização e cozimento necessários para a estocagem e distribuição destes produtos, destroem a maioria dos nutrientes presentes nos alimentos.
As necessidades mundiais, cada vez maiores, de aumento de produção de alimentos, fazem que seja maior também a utilização de adubos químicos e pesticidas que garantem o sucesso da produção. Além disso, o solo vai perdendo sucessivamente os micronutrientes minerais.
2. Como aparece a deficiência de micronutrientes em nosso organismo?
Toda fisiologia do organismo depende das transformações bioquímicas que ocorrem dentro da célula. Infelizmente, mesmo que consumamos alimentos orgânicos e integrais, não podemos ter certeza de que estamos assimilando minerais de modo adequado, principalmente se estamos expostos ao estresse, ou pertencemos aos grupos de risco (atletas, idosos etc.). Assim, é fundamental a suplementação mineral mesmo em indivíduos teoricamente bem alimentados.
3. Quando o solo é pobre e impede que os alimentos contenham micronutrientes, o que fazer?
Atualmente admite-se sem contestação serem os oceanos os grandes depositários dos minerais que participam das funções nobres do nosso organismo; eles encontram-se dissolvidos nas águas do mar. A natureza com sua grande sabedoria nos presenteou com a solução: criou formas de vida que se utilizam destes sais minerais para se alimentar.
Estas formas de vida são as Algas Marinhas, que processando continuamente a água do mar, fazem o que até hoje nenhuma tecnologia sofisticada conseguiu sequer imitar, fornecer elementos minerais em perfeita harmonia.
4. Qual a técnica para preparar adequadamente as algas?
O processamento a baixas temperaturas e micropulverização, para evitar cristalização dos elementos que as compõem. Desta forma o produto atinge a solubilidade de 96%, sendo facilmente aproveitável pelo organismo humano.
Só a empresa Phosther Algamar possui o registro deste processo.
5. Existem outras alternativas?
Certamente, porém o produto produzido pela Phosther Algamar, o Vitalidade 50+, que é extraído das algas marinhas, é o mais completo e tem por finalidade proporcionar ao ser humano todos os micronutrientes biodisponíveis para o adequado desempenho das funções bioquímicas das células do nosso organismo.
6. Quando podemos utilizar o Vitalidade 50+?
• Quando as defesas imunológicas precisam de estimulação (doenças alérgicas, infecções crônicas, viroses em geral, herpes etc.).
• Nos casos de anorexia, desnutrição, convalescença e quando for importante o bloqueio dos radicais livres.
• Em situações de fadiga crônica, má nutrição, astenia e cansaço crônico, estafa e esgotamento nervoso, estresse físico ou emocional.
• Quando for usado como auxiliar no tratamento de processos degenerativos como artrites, artroses e reumatismos em geral.
• Como coadjuvante nos estados de descalcificação (osteoporose) e na consolidação de fraturas.
• Como auxiliar no controle de índice glicêmico.
Função dos minerais no organismo:
Minerais na desintoxicação – Selênio, Zinco, Manganês e Cobre, são necessários aos processos de desintoxicação hepática por serem considerados antioxidantes.
Minerais nos hormônios – O funcionamento adequado dos hormônios depende dos minerais. Por exemplo: a insulina é um hormônio que tem sua ação e produção ativada pelos minerais Cromo, Zinco, Cobre, Magnésio e Vanádio.
Minerais na assimilação das vitaminas – As vitaminas antioxidantes combatem os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento da pele. Sem os minerais algumas vitaminas não são assimiladas.
Para a assimilação da vitamina C são necessárias doses garantidas de Cálcio. Para assimilação da Vitamina A é necessário o Zinco. Para as vitaminas do complexo B é essencial o Magnésio, e para absorção da Vitamina E o Selênio.
Minerais na estética – Minerais como o Cobre, Selênio, Silício, Magnésio e Manganês têm envolvimento ativo na produção de colágeno, elastina e na integridade dos tecidos. O Zinco tem atividade antimicrobiana e antiacne.
Minerais na formação das enzimas – Os minerais são constituintes de diversas enzimas, por exemplo: o Zinco participa da atividade de 300 enzimas, uma delas é a transformação do beta-caroteno em vitamina A. O Manganês atua na formação das enzimas antioxidantes que combatem os radicais livres.