Dor ou desconforto vaginal: veja porque isso acontece.
Quais são as causas mais frequentes de dores ou desconfortos?
Inflamações e infecções, cistos que alterem a anatomia vaginal, alteração da lubrificação, vaginismo (contração involuntária).
Roupas íntimas podem contribuir para o aumento do problema? O que deve ser feito?
Sim. Roupas que prejudiquem a oxigenação tecidual e mantenham a região úmida (muito justas ou com tecidos sintéticos) podem facilitar o surgimento de fungos, diminuir a imunidade local e promover reações alérgicas. O ideal é usar roupas íntimas de algodão.
Quais DSTs podem causar dores?
Todas. Na verdade a dor é consequência da inflamação causada, então, com diferentes graus de gravidade, qualquer DST pode gerar esse incômodo. Mas as mais comuns tricomonas, clamídia, gonococo e, de forma mais inespecífica, o HPV são os principais causadores de dor.
Existem outras doenças, que não as sexualmente transmissíveis, que podem causar os problemas?
Sim. Distrofias, que são inflamações crônicas autoimunes, um cisto de Bartholin, que diminui o espaço vaginal, são exemplos de que isso pode ocorrer.
Qual é o tratamento? É só a medicação que resolve?
Na maioria das vezes, medicação e mudanças de hábitos resolvem a situação, e eventualmente cirurgias.
A relação sexual pode causar dor?
Sim. A posição adotada e a lubrificação antes da penetração são fatores que interferem para a queixa, mas normalmente o principal caso de dor está relacionado a algum tipo de inflamação e deve ser investigado.
Existem casos em que a dor é ‘passageira’ e não tem relação com nenhuma doença? O que deve ser feito neste caso específico?
Sim. Se a dor não ocorrer após a pessoa relaxar e tentar novamente a penetração, não há motivos para preocupação. Mas em caso de persistência, o médico deve ser procurado, pois não é normal haver dor na penetração ou qualquer tipo de dor no canal.