Câncer de mama masculino: Tire suas dúvidas sobre o assunto.
Diferente do que muitos acreditam, também ocorrem casos de câncer de mama masculino, já que os homens possuem glândulas mamárias e hormônios femininos. O quadro é raro, mas surge na maioria em homens com idade entre 50 e 65 anos e que possuem histórico de câncer de mama ou ovário na família.
Normalmente, os casos de câncer da mama em homens é diagnosticado de forma tardia, já que eles não costumam fazer mamografia nem realizam consultas de rotina. Por isso, é muito comum homens apresentarem um prognóstico pior em relação às mulheres.
Saiba mais sobre como o câncer de mama masculino se desenvolve e como é possível prevenir a doença. Leia ate o final e tire todas as suas dúvidas.
+ Para saber mais, leia também: Como melhorar a saúde masculina?
Quais os fatores de risco do câncer de mama em homens?
Em homens, esse tipo de câncer é raro e os casos da doença podem representar 0,5 a 1% de todos registrados. Apesar do baixo número, alguns fatores podem ser favoráveis para o surgimento da doença, sendo eles:
Quanto mais velho, maior é o risco de desenvolver a doença. No caso dos homens, o câncer costuma ser diagnosticado acima dos 50 anos.
Essas alterações podem ocorrer após terapias hormonais, disfunção hepática, obesidade, doenças da tireóide e Síndrome de Klinefelter.
Ter um familiar de primeiro grau com diagnóstico de câncer de mama ou ovário, aumenta a probabilidade dos casos de câncer de mama masculino.
Além disso, alterações genéticas que acontecem principalmente nos genes BRCA1 e BRCA2 podem aumentar a tendência para desenvolver esse câncer.
Principais sintomas
O sintomas são semelhantes aos que ocorrem em mulheres, sendo eles:
- Presença de nódulo ou caroço no peito, atrás do mamilo ou abaixo da aréola e indolor;
- Retração do mamilo;
- Dor em uma determinada região do peito, que aparece após o surgimento do nódulo;
- Pele enrugada ou ondulada;
- Saída de líquido pelo mamilo;
- Vermelhidão ou descamação da pele da mama ou mamilo;
- Alterações do volume da mama;
- Ínguas da axila inchadas.
Como identificar o câncer de mama masculino?
Para o diagnóstico, é necessário realizar mamografia, ultrassonografia e biópsia. Assim, ao estabelecer o quadro de câncer de mama, o mastologista normalmente solicita outros exames para avaliar se a doença está localizada apenas na mama ou se já propagou para outras áreas do corpo.
Tipos da doença em homens
Os homens podem manifestar os seguintes tipos de câncer:
- Carcinoma Ductal In Situ – células cancerígenas se formam nos ductos da mama, mas não se espalham para fora da mama, quase sempre é curável com cirurgia;
- Carcinoma Ductal Invasivo – atinge a parede do ducto e desenvolve-se pelo tecido glandular da mama, podendo se espalhar para outros órgãos e representando 80% dos tumores;
- Carcinoma Lobular Invasivo – cresce no lóbulo da mama, é o tipo mais raro em homens;
- Doença de Paget – começa nos ductos mamários e provoca crostas no mamilo, escamas, coceira, inchaço, vermelhidão e sangramento. Pode estar associada ao carcinoma ductal in situ ou com o carcinoma ductal invasivo;
- Câncer de Mama Inflamatório – muito raro em homens, consiste na inflamação da mama provocando inchaço, vermelhidão e queimação, ao contrário de formar um nódulo.
O câncer de mama em homens possui cura?
As chances de cura são maiores quando o diagnóstico é feito no início, contudo, quando descoberto em fase avançada as chances de cura são menores.
Por isso, recomenda-se fazer o autoexame da mama regularmente, da mesma forma em que é feito pelas mulheres, com o intuito de identificar nódulos ou alterações na mama que possam representar um sinal de câncer.
Tratamento
O câncer de mama masculino é tratado de forma similar ao feminino. Pode ser feito isolado ou combinação dos seguintes métodos:
- Cirurgia;
- Radioterapia;
- Quimioterapia;
- Hormonioterapia.
O câncer de mama em homens serve como sinal de alerta para que eles não deixem de realizar um acompanhamento regular de saúde. Afinal, não é pelo fato desse tipo de câncer ser mais comum entre as mulheres que a possibilidade deve ser descartada entre os homens.