Menos oleosidade na pele no verão!
No verão, por causa do calor, a pele transpira mais. Para mantê-la fresquinha e longe da oleosidade, é indicado investir na ingestão de água para hidratar e na água termal borrifada no rosto para aliviar a sensação de calor. A oleosidade da pele é um sistema de proteção combinado pelo suor e óleo que resultam um pH ácido contra ação de micro-organismos e confere elasticidade, maciez e viço. Quando essa pele é agredida por causa do ressecamento, excesso de espuma no banho, bucha, álcool e até mesmo o ar-condicionado, ela produz mais sebo.
Por isso, de acordo com a Dra. Katia Haranaka, evitar que a pele resseque é o principal fundamento para não ter uma pele oleosa. “Quando desidratamos a pele, ela entende como um estímulo para produzir mais sebo. Com isso, em três horas a pele fica mais oleosa, o chamado efeito rebote”, esclarece. Além disso, no verão, a pele tende a fica mais oleosa justamente pela exposição ao sol que acelera o ressecamento.
O ideal é seguir alguns passos que podem ajudar muito no dia a dia. Confira:
1º passo – limpe. A limpeza deve ser feita logo pela manhã com sabonetes que não façam espuma ou com o uso de leite de limpeza sem álcool no algodão.
2º passo – esfolie. O ideal é esfoliar duas vezes por semana. Esfoliantes ajudam a remover as células mortas, promovendo a renovação celular.
3º passo – tonifique. Diariamente, tonificar a pele auxilia na manutenção da hidratação natural da pele e fortalece seu tônus.
4º passo – hidrate. Feita os passos iniciais de limpeza, é hora de hidratar a pele com princípios ativos efetivos e base não oleosa, não creme.
5º passo – aplique o protetor solar. Em seguida, deve-se aplicar o filtro solar para o dia a dia . Para exposição ao sol como praia, piscina, esportes ao ar livre, na presença de sol contínuo e suor, deve-se aplicar um bloqueador solar.
6º passo – à noite, repita tudo de novo.
Atenção: antes de começar qualquer tratamento, consulte o Dermatologista para saber qual o seu tipo de pele e o produto mais adequado.