Saiba como prevenir e tratar manchas de pele provocadas pelo verão.

Manchas de pele no verão: Como prevenir e tratar?

Em qualquer época do ano as manchas na pele podem surgir, mas durante o verão, essas marcas aparecem com maior frequência. Isso ocorre devido a radiação solar associada com a falta de uso do protetor, que intensifica a produção de melanina, formando as manchas.

Por isso, os cuidados com a pele devem ser redobrados, já que a exposição solar sem proteção pode trazer prejuízos à pele como o ressecamento, o envelhecimento precoce e as manchas.

Mas de que maneira podemos prevenir e tratar essas imperfeições? Quais são os tipos de manchas que mais aparecem na estação? Neste post, vamos destacar como prevenir as manchas de pele no verão e manter sua pele sempre saudável e bonita. Leia até o final!

+ Veja também: Cuidados com a pele: Por que proteger a pele do sol?

Por que as manchas na pele aparecem mais durante o verão?

A radiação é um dos fatores que promove o aumento da produção de melanina na pele. No verão, os raios solares costumam ficar mais fortes e muitas pessoas aproveitam para pegar aquele bronze, esquecendo de aplicar e reaplicar o protetor.

Os raios solares são responsáveis pelo aumento da produção de melanina na pele.
Os raios solares são responsáveis pelo aumento da produção de melanina na pele.

Sendo assim, com essa alta exposição, a melanina é produzida de maneira mais acelerada, como um mecanismo de defesa da pele, causando as temidas manchas.

Quais os tipos de manchas de pele que aparecem no verão?

Você pode até achar que todas são iguais. Contudo, elas podem ser diferenciadas pelas cores e características, especialmente aquelas que surgem durante o verão.

Por isso, antes de buscar qualquer tipo de tratamento para clarear essas marcas, é importante saber de que tipo de mancha se trata. Confira as principais delas:

  • Melasma

Apesar de ser mais comum após a gravidez ou com o uso de pílula anticoncepcional, o melasma também pode acontecer devido ao excesso de exposição solar.

Nesse caso, as manchas aparecem nas regiões mais expostas da pele: nas maçãs do rosto, buço e testa. Em casos mais raros, as manchas podem se manifestar em outros locais, como colo e braços.

  • Manchas de acne

Caracterizadas pelo processo inflamatório da espinha. Geralmente, essas marcas aparecem como manchas vermelhas que podem se tornar amarronzadas com o tempo e a exposição solar sem proteção.

Manchas de acnes podem surgir com a exposição solar sem proteção.
Manchas de acnes podem surgir com a exposição solar sem proteção.
  • Melanoses

Essas surgem como manchas escuras e arredondadas que costumam aparecer nos braços e nas mãos devido a exposição prolongada ao sol sem proteção solar.

  • Sardas

As sardas ou efélides, como também são conhecidas, são manchas escuras que se manifestam no rosto, pescoço e colo de crianças ou jovens de pele. A sua principal causa está associada à exposição excessiva ao sol, especialmente em pessoas de pele clara.

Vale salientar que, somente um dermatologista pode identificar e diagnosticar as manchas de pele com precisão. Portanto, busque a orientação do profissional para uma avaliação.



Como prevenir as manchas de pele?

Quem já sofre com as manchas de pele sabe que, durante o inverno, elas parecem amenizar, mas no verão, elas costumam piorar. Por isso, no período que antecede a época mais quente do ano, é importante buscar a orientação de um dermatologista para prevenir o surgimento ou o agravamento das manchas.

Normalmente, o médico pode indicar alguns protetores solares mais potentes, que bloqueiam um pouco mais a luz visível e os raios ultravioletas, ou ainda, clareadores que podem ser usados, inclusive na praia.

Em outros casos, o profissional pode te orientar sobre quais produtos não devem ser utilizados na praia. Isso porque, algumas composições podem agravar as manchas e também aumentar a sensibilidade e a pigmentação da pele.

Você pode evitar as manchas de pele no rosto com uso de protetor solar e boné.
Você pode evitar as manchas de pele no rosto com uso de protetor solar e boné.

Além disso, adote alguns hábitos que vão te ajudar a evitar as manchas indesejadas:

  • Evite tomar sol nos horários de pico, depois das 10h e antes das 16h;
  • Proteja-se na sombra de um guarda-sol, barraca e quiosque de vez em quando;
  • Use boné ou chapéu de praia para proteger o rosto.

+ Veja também: Dicas de verão: Como cuidar da sua pele na praia?

6 Dicas de tratamento

Percebeu a presença de algumas manchas na pele no verão? Não precisa se desesperar! Nesse caso, uma rotina de skincare com os produtos certos ou realizando procedimentos indicados por dermatologistas podem te ajudar. Veja:

  1. Faça esfoliação uma vez por semana uma para remover as células mortas da pele;
  2. Use filtro solar, de preferência com cor, para evitar que as manchas que já existem escureçam e prevenir o aparecimento de novas;
  3. Incluir na rotina de cuidados com a pele um creme clareador;
  4. Use produtos com vitamina C;
  5. Faça sessões de peeling químico e microagulhamento.


Gostou das nossas dicas? Deixe nos comentários o que achou e quais outras opções de conteúdo você deseja ver no nosso blog.

Aproveite e veja também todas as ofertas disponíveis no site da Farmadelivery. Lá você encontra tudo para os cuidados da sua saúde bem-estar com descontos imperdíveis. Confira!

Posts Similares