A Gripe

 Todo inverno, como um relógio, a gripe retorna…

 

Ela contagia boa parte da população mundial – cerca de 600 milhões de pessoas por ano. No mundo todo, a gripe mata quase meio milhão de pessoas anualmente.

A gripe causa tosse, espirros e dores no corpo que podem durar de dias a semanas. Grande parte das pessoas acha que a gripe é um assunto sem importância, mas ela pode ser uma doença muito perigosa!

A gripe é altamente contagiosa. Ela se espalha principalmente por meio da tosse e do espirro.  Cada vez que você tosse ou espirra, libera estas pequenas gotas de fluido no ar. Estas pequenas gotas se espalham  até mais ou menos um metro de distância. Se algumas destas gotas chegarem ao nariz ou à boca de uma pessoa que está próxima, é provável que ela fique tão doente quanto você, em geral em um prazo de um a quatro dias. Você também pode espalhar o vírus se tocar em alguma coisa (como uma maçaneta de porta) depois de ter espirrado ou tossido com a mão na frente da boca. Então, outras pessoas vêm e tocam a mesma maçaneta ou mesa e colocam suas mãos no nariz e na boca.

A transmissão do vírus da gripe não se dá somente quando você têm os sintomas. Você pode transmitir o vírus um dia antes de começar a tossir e espirrar, e pode contaminar outras pessoas até sete dias depois do aparecimento dos sintomas. Crianças são contaminadas mesmo depois desse período.

Especialistas na área médica dizem que a melhor maneira de se evitar a gripe é praticar uma boa higiene. Aqui estão algumas dicas:

• Lavar as mãos com água morna e sabão;

• Evitar o contato com qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando;

• Se estiver gripado, você pode evitar a contaminação de outras pessoas:

–  ficando em casa até que esteja se sentindo melhor;

– cobrindo a boca e o nariz com um lenço toda vez que tossir ou espirrar;

– lavando bem as mãos com água morna e sabão se as tiver usado para cobrir a boca ao espirrar ou tossir;

Lembre-se de que você pode espalhar a gripe por até sete dias depois de ter ficado doente, portanto, tenha cuidado mesmo depois que a maior parte dos sintomas tiver desaparecido.

Fonte: HSW

 

Posts Similares