Óleo de abacate: conheça seus benefícios
Chegou mais uma novidade no mundo da nutrição, o óleo de abacate. Extraído da polpa da fruta madura, da casca e do caroço, sendo constituído de aproximadamente 60 a 80% de ácidos graxos insaturados, principalmente de ácido oleico.
Entre as funções deste óleo, estão a prevenção contra doenças cardiovasculares e da próstata, o controle da glicemia e auxílio no tratamento do diabetes. Ajuda a proteger a saúde dos olhos, pele e cabelos, além de reforçar a imunidade e auxiliar no emagrecimento.
Por ser fonte de beta-sitosterol, de ácidos graxos insaturados, o óleo de abacate protege a saúde do coração. Possui também alto teor de ácido oleico, uma gordura monoinsaturada que colabora para a redução do mal e aumento do bom colesterol.
Estudos comprovam que o beta-sitosterol participa do controle da glicemia e dos níveis de insulina em pacientes diabéticos, sendo um coadjuvante no controle da doença.
Outras funções deste fitosterol são melhorar, a imunidade, aumentando a atividade de células que agem matando micro-organismos invasores, sendo auxiliar no tratamento de infecções e doenças como câncer e HIV. Além disso, ajuda na dieta reduzindo os níveis de cortisol, hormônio relacionado ao aumento da compulsão alimentar e do acúmulo de gordura na região abdominal.
Devido ao carotenóide chamado luteína, o óleo previne doenças nos olhos, como catarata e degeneração macular. Seu altíssimo teor de vitamina E, de ação antioxidante, inibe a formação de radicais livres, ajudando a diminuir os sinais do envelhecimento.