Será que é preguiça ou hipotireoidismo?
Você é daquelas pessoas que vivem sem ânimo e cansada o tempo todo? Está na hora de fazer um check-up. Não é normal uma pessoa se sentir indisposta o tempo todo, por isso, se você estiver sentindo algum desses sintomas de forma exagerada, procure uma orientação médica.
Existem várias causas para a falta de energia e desânimo, estes sintomas são facilmente confundidos com a preguiça. Uma das doenças relacionados ao cansaço é o hipotireoidismo.
O hipotireoidismo é a atividade reduzida da glândula tireoide que pode afetar todas as funções do corpo. O ritmo do metabolismo diminui, provocando lentidão física e mental. Os sintomas nem sempre são percebidos facilmente. São eles desânimo, queda de cabelo, dores musculares, aumento de peso, sensibilidade ao frio, constipação intestinal, pele seca, inchaço e atraso menstrual.
A glândula tireoide possui formato de borboleta, localizada na base do pescoço, à frente da traqueia e logo abaixo da cartilagem tireoide (mais conhecida como pomo-de-adão). A glândula tireoide produz dois hormônios chamados triiodotironina e tiroxina, mais conhecidos como T3 e T4, respectivamente. Esses hormônios são os responsáveis pelo metabolismo do corpo, ou seja, o modo como o organismo armazena e gasta energia.
O diagnóstico pode ser feito através de exame de sangue específico que avaliará a dosagem dos hormônios tireoidianos. O tratamento é feito com drogas antitireoidianas, o mecanismo de ação dessas drogas consiste na redução da síntese de T3 e T4, ou ainda com administração de iodo radioativo. O tratamento mais adequado varia de pessoa para pessoa e somente o médico poderá fazer essa avaliação.
Faça exames regularmente!
O hipotireoidismo é silencioso, seus sintomas podem ser facilmente confundidos ou não levados a sério. Quanto antes for detectado, menores seus efeitos sobre a saúde