Onde vai parar meu sono no calor?
Neste verão o calor não tem dado trégua, tampouco noites frescas, o que, para muitas pessoas, tem causado certo desconforto e dificuldade para dormir. Além disso, como os dias são mais longos neste período e há um aumento do tempo de exposição ao sol, a secreção do hormônio que promove a sonolência – a melotonina – é afetada.
Toda essa dificuldade em ter uma boa noite de sono pode gerar sonolência diurna, estresse, alteração do humor, dificuldade de concentração e memória.
Então, confira a seguir algumas dicas para ajudá-lo a resolver essa questão do sono:
Refeições pesadas
Antes de dormir, o recomendado é ingerir comidas leves, como alimentos integrais, iogurtes, frutas e carnes brancas (peixe e frango) em pequenas porções e, de preferência, até duas horas antes de deitar.
Produtos de algodão
Lençóis, pijama e capas de travesseiro de algodão são mais indicados, pois este tipo de fibra, assim como o linho, absorve melhor o suor. Além disso, tomar um banho com água morna antes de dormir, ajuda a enfrentar o calor excessivo.
Umidificação
Em dias sem chuva o ar pode fica muito seco e deixar a umidade baixa. Por isso, orienta-se espalhar bacias com água pela casa ou usar umidificadores.
Ventilação
Quando o ambiente não está bem arejado, acaba gerando incômodo durante a noite. Sendo assim, deixar a janela aberta, ligar o ventilador ou o ar-condicionado é uma boa ideia.
Modo de descanso
Ao dormir, a posição acaba influenciando na qualidade do sono. Descansar de bruços não é a maneira ideal, pois o colchão comprime o peito, atrapalhando a movimentação do pulmão e prejudicando a respiração. A posição recomendada é dormir de lado, com a cabeça reta e uma almofada entre as pernas.
Sem tecnologia
Aproximadamente uma hora antes de dormir, recomenda-se desligar a televisão, computador e o celular, já que as luzes vinda desses aparelhos impedem a produção de melatonina, o hormônio responsável pela indução do sono.