agulha de insulina mais fina

Qual a agulha de insulina mais fina e como o comprimento interfere na hora de fazer a aplicação?

Aplicar insulina ainda é um assunto que gera diversas dúvidas, indo desde o reuso das seringas, até qual é o diâmetro ideal da agulha para sentir menos dar na hora da aplicação. Mas você sabe qual a agulha de insulina mais fina?

No mercado é possível encontrar agulhas de diversos diâmetros e tamanhos, e normalmente elas possuem indicações específicas. Por exemplo, agulhas mais compridas normalmente são indicadas para adultos, enquanto as mais curtas para bebês e crianças.

Confira a seguir qual o diâmetro da agulha de insulina mais fina e como escolher a agulha ideal na hora de aplicar o hormônio!

Qual a agulha de insulina mais fina?

A espessura ou largura da agulha está relacionada diretamente com a dor sentida na hora de aplicar a insulina. De modo geral, o diâmetro vem especificado na embalagem do produto em mm (milímetros) ou G (Gauge).

quanto mais fina a agulha, menos dor o paciente sente na hora da aplicação
quanto mais fina a agulha, menos dor o paciente sente na hora da aplicação

Enquanto os milímetros são crescentes, ou seja, quanto maior, mais grossa a agulha, o Gauge é ao contrário. Isso quer dizer que quanto maior o valor, mais fina a agulha.

As agulhas mais finas do mercado são de 0,20 mm ou 33 G para canetas e 0,25 mm e 31 G para seringas.

Quanto menor o diâmetro da seringa, menos dor o paciente sente?

Sim, mas é importante ressaltar que existem outros fatores que também contribuem para o aumento ou diminuição da dor. Isso porque a dor na aplicação também está relacionada com o formato da ponta da agulha, lubrificação e afinação da ponta.

É por essa razão que quando a mesma agulha é usada mais de uma vez, as aplicações tendem a ser mais dolorosas, graças a perda da lubrificação da ponta.

Como escolher o melhor formato da ponta da agulha?

O formato da ponta da agulha deve ser afiada e lubrificada, lembrando de sempre adquirir agulhas de marcas de qualidade e confiança para garantir que o material é de boa procedência.

Além disso, evite reutilizar a mesma agulha por mais de uma vez, já que quanto mais ela for usada, mais achatada fica a ponta, tornando a aplicação cada vez mais dolorosa.

Qual o comprimento ideal da agulha de insulina?

Enquanto as agulhas mais curtas reduzem o desconforto e parte da dor, já que não se faz necessário inclinar a agulha para aplicar a insulina, as mais compridas tendem a causar um desconforto um pouco maior.

O comprimento da agulha também influencia quando a insulina for aplicada em crianças, já que agulhas maiores geram um certo receio e resistência, enquanto as menores tendem a reduzir a ansiedade.

Levando em conta que a espessura da pele normalmente não ultrapassa os 3 mm nem em pessoas obesas, é interessante conversar com o médico sobre a possibilidade de usar seringas menores.

Quais os principais cuidados na hora de aplicar insulina?

Depois de escolher o diâmetro e comprimento da agulha, é necessário ficar atento a mais alguns cuidados antes e depois de aplicar a insulina, como por exemplo:

Faça a prega cutânea sempre que necessário

Quando usamos agulhas mais longas, é necessário fazer a prega cutânea para que a insulina não atinja o músculo. Para isso, basta dar um leve belisco e segurar a dobrinha da pele com o polegar e o dedo indicador, de forma que você faça uma pinça na pele.

Essa prega deve ser feita sempre que a agulha usada por maior do que 6 mm de comprimento, já que aplicar no músculo fará com que o hormônio seja absorvido muito rapidamente, causando uma hipoglicemia em alguns casos.

Confira mais sobre isso no passo a passo abaixo:

Vale lembrar que as agulhas curtas são mais seguras, já que possuem um risco de menos de 1% de alcançar o músculo.

Nunca reutilize a agulha

Reutilizar a agulha faz com que ela fique com a ponta mais achatada e perca sua lubrificação, além de aumentar os riscos de infecções, que podem acabar gerando uma lipo-hipertrofia. Essa condição causa uma alteração no tecido subcutâneo nas regiões que mais se aplica insulina, formando caroços e enrijecendo o local.

Caso a insulina seja injetada nesses caroços causa uma variabilidade glicêmica, hiperglicemia e até hipoglicemia. 

Faça uma higiene adequada 

Além de deixar a agulha em sua embalagem original até o momento de usá-la, também é ideal higienizar o local de aplicação para diminuir os riscos de infecções locais.

Além do mais, lave bem as mãos com sabão e água corrente ou higienize com álcool 70%.

É importante lembrar que para higienizar a pele antes de aplicar a insulina você também deve usar o álcool 70% e esperá-lo secar completamente antes de injetar a insulina.

Não aplique sempre no mesmo local

É recomendado que você faça um rodízio dos locais e pontos de aplicação para evitar uma lipo-hipertrofia, além de aplicar sempre nas regiões recomendadas como braços, nádegas, coxas e abdômen.

Para fazer o rodízio, escolha uma região e divida-a em pequenas partes com distância de 2 dedos, formando vários pontos de aplicação. Mude de ponto a cada aplicação e retorne ao mesmo ponto após 14 dias, o tempo necessário para que o local cicatrize corretamente.

Depois de ver qual a agulha de insulina mais fina e como escolher a agulha ideal para aplicar o hormônio, não deixe de falar com seu médico sobre usar agulhas menores para diminuir o desconforto na hora da aplicação. Além do mais, tome todos os cuidados de higiene e de rodízio na hora de aplicar a insulina para evitar quaisquer complicações na pele e alterações indesejadas nos níveis de glicemia.

Accu-Chek com Ótimo Preço

O diabetes é uma doença cada dia mais comum entre a população mundial. Segundo dados da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), ela já afeta mais de 12 milhões de brasileiros, e metade deles não sabe que possui a doença.

Silenciosa em muitos casos, o diabetes nem sempre é diagnosticada facilmente. Isso faz com que ela evolua ainda mais, agravando-se e levando os pacientes a utilizarem medicamentos diários ou a usuarem medicamentos contínuos.

Mas conviver com a doença hoje em dia além de possível não requer granes mudanças em sua vida. novos medicamentos certos, alimentação adequada e ferramentas de controle permitem viver com a doença sem maiores problemas.

medindo a glicemia com accu-chek
Com Accu-Check fica mais fácil controlar a diabetes.

Quando falamos em controle da diabetes, não podemos deixar de falar da Accu-check, uma das marcas mais renomadas do segmento com diversas opções disponíveis. A Farmadelivery oferece a linha completa de medidores, tiras, lancetas e acessórios Accu-Check com ótimos preços, confira!

Posts Similares