O que é Alergia e como deve ser tratada?

As alergias são reações exageradas do nosso organismo ao entrar em contato com possíveis invasores ou ameaças como poeira, mofo, fungo ou pelos de cachorros e gatos. Em alguns casos, essas reações também acontecem quando o paciente ingere alimentos que desencadeiam reações alérgicas. Mas você sabe como tratar cada tipo de alergia?

Na grande maioria dos casos as alergias são de origem genética, embora só apresentem sintomas quando o paciente é exposto ao reagente. Embora possam acontecer em qualquer etapa da vida, grande parte das alergias são descobertas ainda na infância, que facilita o diagnóstico e tratamento do quatro.

Veja a seguir quais os tipos de alergia e como cada uma deve ser tratada!

Alergia respiratória

A alergia respiratória engloba a asma, rinite, alergia a ácaros, fungos, mofo, pelos e pólen. Esse tipo de alergia normalmente é desencadeada quando o paciente entra em contato direto com o agente alergênico. Porém, em casos de asma, algumas crises podem ser desencadeadas esporadicamente, sem contato direto com o causador da alergia.

as alergias respiratórias costumam causar sintomas como tosse e espirros contínuos
as alergias respiratórias costumam causar sintomas como tosse e espirros contínuos

Leia mais sobre crises de asma clicando aqui!

Para tratar as alergias respiratórias é necessário investigar as causas e sintomas, já que cada uma causam sintomas diferentes. Para a asma, por exemplo, o tratamento é feito com medicamentos e bombinhas durante as crises, além de evitar expor o paciente a fatores como:

  • fumaça;
  • cheiros fortes;
  • exercício físico intenso;
  • poeira;
  • pelos.

Já no caso da rinite alérgica, o tratamento é feito evitando expor o paciente a possíveis agentes que desencadeiam a alergia, uso de antibióticos, controle da poeira no ambiente de casa, medicamentos para aliviar crises e imunoterapia.

Por fim, as alergias desencadeadas por pólen, ácaros, fungos e pelos de animais são tratadas evitando o contato direto do paciente com esses fatores e com medicamentos que amenizam os sintomas das crises alérgicas como anti histamínicos.

Alergia dermatológica

As alergias são reações que se manifestam como dermatite atópica, urticária, dermatite de contato e angioedema.

Para tratar esse tipo de alergia também é indicado descobrir o que pode estar causando a reação alérgica e evitar contato direto com o agente. Além disso, alguns especialistas podem recomendar o uso de anti histamínicos e pomadas que aliviam a coceira.

Alergia alimentar

As alergias alimentares são reações que surgem após a ingestão de algum alimento cujo nosso corpo desenvolve um certo grau de intolerância. A partir da ingestão desses alimentos, nosso corpo sofre reações tóxicas como diarreia e vômito, além de possíveis sintomas relacionados a outros tipos de alergias, como o caso da urticária.

Nesse tipo de alergia, para tratar as reações o paciente deve evitar a ingestão do alimento o qual tem certa intolerância. Porém, em alguns casos como a intolerância a lactose, é possível ingerir medicamentos antes de se alimentar com derivados do leite, a fim de evitar a resposta imunológica exagerada.

o camarão é um dos alimentos que mais causam alergia nos brasileiros
o camarão é um dos alimentos que mais causam alergia nos brasileiros

Em casos de alergias mais graves, que podem causar sintomas mais sérios como anafilaxia, é necessário administração de medicamentos imediatamente.

Os alimentos mais comuns de causar reação alérgica são:

  • ovo;
  • peixe;
  • leite;
  • soka;
  • amendoim;
  • frutos do mar;
  • nozes.

Alergia medicamentosa

Alguns pacientes também desenvolvem alergias a certos medicamentos quando estes são consumidos em doses terapêuticas para tratar alguma condição de saúde. De modo geral, essa alergia é considerada uma alergia com sintomas previsíveis e imprevisíveis.

Enquanto alguns pacientes desenvolvem urticárias por conta da alergia medicamentosa, outras podem ter diarreia e vômito e algumas até mesmo anafilaxia, podendo levar à asfixia por inchaço das vias aéreas.

Isso acontece porque o sistema imunológico interpreta o medicamento como uma substância que causa dano ao corpo e acaba atacando-a.

Alergia ocular

Por fim, temos a alergia ocular, que normalmente é desencadeada quando a pessoa fica exposta diretamente ao alérgeno. 

Para tratar essa alergia o especialista pode receitar evitar o contato com o agente que desencadeou o quadro e colírios próprios para amenizar os sintomas.

Quais são os medicamentos mais usados para tratar alergia?

  • anti-histamínicos orais, conhecidos também como anti-alérgicos, esses medicamentos podem ser de primeira geração – sedantes – ou de segunda geração – não sedantes.
  • anti-histamínico oral associado a descongestionantes sistêmicos;
  • anti-histamínico tópico nasal;
  • corticóides intranasais;
  • corticóides sistêmicos;
  • corticóides tópicos para uso cutâneo como o caso de pomadas;
  • corticoides pulmonares que podem ou não ser associado a broncodilatadores de longa duração, usado especialmente para pacientes asmáticos;
  • vasoconstritores tópicos nasais.

Existe outro tratamento para as alergias?

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o uso de vacinas em pacientes com reações graves a insetos como abelhas, vespas, formigas e marimbondos é recomendado para evitar complicações.

as vacinas podem ser usadas como forma de tratamento em certas alergias
as vacinas podem ser usadas como forma de tratamento em certas alergias

A vacina também pode ser usada para indivíduos sensíveis a alérgenos ambientais que apresentem manifestações clínicas como asma, conjuntivite e rinite.

Quais as possíveis complicações das alergias?

As complicações normalmente acontecem nas alergias de alimentos, medicamentos, veneno de insetos e látex. Normalmente aparecem como a anafilaxia ou choque anafilático, uma reação alérgica grave e generalizada que pode acometer vários órgãos e sistemas do corpo.

De modo geral, os sintomas são:

  • placas vermelhas na pele;
  • falta de ar;
  • chiado no peito;
  • aceleração cardíaca;
  • alteração da pressão arterial;
  • cólicas abdominais.

Nesses casos é importante buscar ajuda médica o mais rápido possível, evitando assim inchaço dos lábios e da garganta, que podem resultar em asfixia em casos mais sérios.

Em grande parte dos quadros os médicos usam adrenalina para evitar agravamento dos sintomas, e o quadro só pode ser evitado tomando os cuidados necessários para que o paciente não entre em contato com o agente que desencadeia a reação alérgica.

Leia mais sobre isso clicando aqui!

Depois de ver o que é cada tipo de alergia e como deve ser tratada, não deixe de buscar ajuda médica caso você identifique que tem um ou mais tipo de alergias. Além de melhorar sua qualidade de vida, tratar as alergias evitam possíveis reações mais graves, como no caso da asma e das alergias alimentares.

Antialérgicos para Tosse e Rinite

Caso a tosse seja alérgica, seu médico pode recomendar a utilização de anti-histamínicos, que ajudam a controlar os sintomas e aliviar os sintomas alérgicos.

Na Farmadelivery você encontra os melhores antialérgicos para tosse e rinite com ótimos preços e promoções!

Posts Similares