Como saber se alergia é grave? Quais os sintomas mais perigosos?
A alergia é algo muito comum em grande parte dos brasileiros, indo desde alergias respiratórias como asma e rinite, até as alimentares e dermatológicas, as chamadas alergias de pele. Mas você sabe como identificar se uma alergia é grave?
De modo geral, as alergias são desencadeadas por uma resposta exagerada do sistema imunológico ao entrar em contato com agentes externos, que acaba interpretando o agente alérgeno como uma substância nociva ao organismo e o ataca.
Embora em grande parte dos casos de alergias os sintomas não trazem riscos à saúde, em casos específicos é necessário atendimento imediato para evitar complicações mais graves como anafilaxia, por exemplo.
Para que você entenda melhor como identificar alergias graves, separamos um post explicando mais sobre reações alérgicas e seus riscos. Veja a seguir!
Quais são as reações alérgicas principais?
As reações alérgicas muitas vezes estão ligadas ao tipo de alergia que o indivíduo possui. Em pacientes asmáticos, por exemplo, as reações são diferentes de alergias dermatológicas. No caso da asma uma crise alérgica envolve:
- tosse;
- falta de ar;
- dor no peito;
- chiado ao respirar.
Já nos casos de alergias respiratórias de modo geral, os sintomas são:
- espirro;
- tosse;
- olhos lacrimejando;
- coriza;
- coceira nos olhos e nariz.
Enquanto isso, as alergias dermatológicas se resumem a urticárias e lesões na pele que coçam e podem inchar, e normalmente aparecem depois de picadas de inseto ou entrar em contato com um agente que desencadeia a reação alérgica como látex ou detergentes, por exemplo.
Já as reações alérgicas medicamentosas ou alimentares causam:
- mal-estar geral;
- formigamento;
- palpitações;
- vômito;
- diarreia;
- vermelhidão na pele;
- tosse;
- dor abdominal;
- diarreia.
Leia mais sobre alergias clicando aqui!
Como saber se alergia é grave?
Em alguns casos é possível descobrir a gravidade da alergia em exames clínicos, como o caso da asma. É a partir da espirometria que o especialista consegue identificar sintomas que levam a alergia a serem leves ou severas.
Em alergias graves, por exemplo, o paciente pode sentir febre e dificuldades respiratórias e se não for atendido com urgência pode acabar sofrendo uma parada cardíaca.
Nos casos de outras reações alérgicas, em muitos casos o indivíduo só descobre a gravidade do quadro quando a alergia é desencadeada, observando sintomas como:
- falta de ar;
- inchaço da língua e garganta;
- febre;
- aumento da pressão arterial.
Normalmente, essas reações mais graves tendem a acontecer após a ingestão de alimentos que causam alergias em determinados indivíduos como ovo, frutos do mar e amendoim, e geralmente surgem imediatamente ou até 2 horas depois do contato com o alimento.
Contudo, a reação grave também pode ser causada pela ingestão de alguns medicamentos e picadas de alguns tipos de inseto.
O que fazer quando a alergia é grave?
É importante manter a calma e tentar acalmar a pessoa que está sofrendo uma reação alérgica.
Em seguida, aplique uma compressa ou gaze fria em locais vermelhos, com coceira e inchados e então administre o medicamento antialérgico indicado pelo médico.
Em casos de anafilaxia, é importante buscar ajuda médica o mais rápido possível e tomar dar medicamentos orais em casos de dificuldades respiratórias.
Quais são as principais alergias?
Alergias respiratórias
As alergias mais comuns entre os brasileiros são as alergias respiratórias como asma, rinite, alergia a ácaros, mofo, poeira, pólen e fumaça. Esse tipo de alergia costuma estar presente em pacientes com predisposição genética e principalmente nos que têm sensibilidade à umidade do ar e concentração de alérgenos.
Os sintomas mais comuns desse tipo de alergia são tosse, falta de ar, dor de cabeça, coriza e coceira nos olhos.
Alergias alimentares
As alergias alimentares normalmente são descobertas ainda na infância, especialmente no momento da introdução alimentar.
É a partir da ingestão de determinado alimento que descobre-se uma reação alérgica que pode ser leve, com pequenas manchas vermelhas pelo corpo, moderada causando vômitos e diarreia, e até graves, quando causam inchaço na língua e garganta e dificuldade para respirar.
Os alimentos que mais causam alergias alimentares são o ovo, leite, glúten, frutos do mar e amendoim.
Alergias dermatológicas
As alergias de pele podem ser causadas por picadas de insetos como abelhas ou em mudanças bruscas de temperatura, além de temperaturas muito baixas ou banho quentes prolongados, e tendem a aparecer em pessoas com peles mais sensíveis.
Porém, esse tipo de alergia também pode acontecer ao entrar em contato com agentes alérgenos como látex, detergente e água sanitária, por exemplo, e causa coceira, bolhas e urticária na pele.
Em casos de picadas de insetos, além de coceira a reação alérgica pode causar inchaço e dor local, e em casos mais sérios, dificuldades respiratórias.
Alergias medicamentosas
As alergias aos medicamentos acontecem de forma semelhante às alergias alimentares. Nesse caso, o nosso organismo identifica o medicamento como uma substância nociva, e o sistema imune acaba atacando-a, o que causa os sintomas como coceira na pele, urticária, vômitos, diarreia e inchaço nos lábios.
Depois de ver como descobrir se a alergia é grave, não deixe de procurar ajuda médica sempre que identificar sintomas como falta de ar, dor no peito e inchaço dos lábios e garganta. Caso sua alergia já seja conhecida, é importante ter sempre o antialérgico recomendado pelo médico para casos de crises alérgicas.
Antialérgicos para Tosse e Rinite
Caso a tosse seja alérgica, seu médico pode recomendar a utilização de anti-histamínicos, que ajudam a controlar os sintomas e aliviar os sintomas alérgicos.
Na Farmadelivery você encontra os melhores antialérgicos para tosse e rinite com ótimos preços e promoções!