o consumo exagerado de carboidratos aumenta os índices de glicose no sangue
| |

Quais alimentos dão pico de insulina e como o índice glicêmico influencia nisso?

A alimentação é um dos principais fatores que influenciam os níveis de açúcar no sangue. Isso significa que quanto mais alimentos ricos em açúcares e carboidratos consumirmos, mais recorrentes será os episódios de pico de insulina. E embora possa parecer algo inofensivos, esses picos são responsáveis pelo desenvolvimento da Diabetes Tipo 2.

Os picos de insulina nada mais são do que um aumento na liberação da insulina, na tentativa do organismo de tentar baixar o alto índice glicêmico na corrente sanguínea. Com o passar do tempo, o pâncreas, responsável pela produção do hormônio, acaba entrando em exaustão e deixa de produzir a insulina.

Em outros casos, o organismo desenvolve uma resistência insulínica, e não usa mais o hormônio da forma como deveria, fazendo com que o açúcar no sangue continue alto mesmo depois de algum tempo que o alimento foi consumido.

veja quais alimentos dão pico de insulina no artigo abaixo
veja quais alimentos dão pico de insulina no artigo abaixo

Deste modo, confira a seguir quais os efeitos do pico de insulina no organismo e quais alimentos desencadeiam essa reação no nosso corpo!

Leia também: 10 Sintomas da Diabetes que você precisa ficar atento

Quais os efeitos do pico de insulina?

Os picos de insulina frequentes podem resultar em uma condição chamada de resistência insulínica, que pode causar uma vasoconstrição. Essa vasoconstrição ocorre quando os vasos sanguíneos se contraem, a fim de evitar a perda de calor em excesso, o que retarda a atividade metabólica do organismo.

Além disso, os picos de insulina também contribuem para o ganho de peso. Isso ocorre devido os altos níveis de açúcar no sangue, que faz com que o pâncreas produza mais insulina e, com isso, a glicose tende a baixar mais que o normal.

Como resultado, o cérebro entende que você precisa alimentar-se novamente porque está sem energia, fazendo com que você sinta fome, após meia hora da sua última refeição.

Quais alimentos dão pico de insulina?

1. Alimentos ricos em carboidratos

Alimentos ricos em carboidratos como pães, massas e tubérculos, por exemplo, são transformados em açúcar assim que entram em nosso organismo. Com isso, o pâncreas precisa liberar mais insulina que o normal, para conter os altos índices de açúcar na corrente sanguínea. Isso faz com que o organismo sofra um pico de insulina imediato.

Para evitar que isso ocorra, médicos recomendam uma alimentação baixa em carboidratos, como é caso de dietas como a low carb ou cetogênica.

2. Alimentos ricos em açúcar

O mesmo acontece quando consumimos alimentos ricos em açúcares como bolos, biscoitos, doces em geral e até mesmo sobremesas simples como gelatinas.

Um dos grandes vilões dos picos de insulina é o café, já que grande parte dos brasileiros acrescenta de 1 a 2 colheres de açúcar em apenas uma porção de 50 a 100 ml. Com isso, uma bebida considerada bastante nutritiva e saudável, acaba virando um alimento açucarado que desencadeia um pico de insulina imediatamente após ser consumido.

um café cheio de açúcar pode desencadear um pico de insulina
um café cheio de açúcar pode desencadear um pico de insulina

Isso faz com que seja muito comum que pacientes pré-diabéticos não consigam explicar o motivo dos altos índices de açúcar no sangue, já que consomem açúcares escondidos e optam por alimentos com alto índice glicêmico.

3. Alimentos de alto índice glicêmico

Outros dos grandes causadores do pico de insulina são os alimentos de alto índice glicêmico, que variam desde doces, pães e massas, até legumes e frutas. Apesar de muita gente não saber, mas frutas como a melancia e a banana, por exemplo, são ricas em frutose e pobre em fibras, fazendo com que seu índice glicêmico seja bastante elevado.

Por esse motivo, algumas frutas e legumes são proibidas em dietas de pacientes que desenvolvem quadros de pré-diabetes e diabetes tipo 2.

Além de causar o pico de insulina no organismo, esses alimento proporcionam uma sensação de saciedade curta, fazendo com que você sinta fome mais rápido.

Ou seja, isso quer dizer que alimentos que proporcionam mais saciedade tendem a apresentar um índice glicêmico mais baixo, como o alface, abobrinha, couve, couve-flor e brócolis, por exemplo.



O que são índices glicêmicos?

Os índices glicêmicos são os valores que indicam a velocidade com que o alimento é digerido pelo organismo e transformado em glicose. Alimentos com índice glicêmico menor de 55 podem ser consumidos de forma mais liberal, enquanto os que estão entre 56 e 69, requer um pouco mais de cautela.

embora possa parecer um alimento saudável para diabéticos, a carga glicêmica da melancia é 76
embora possa parecer um alimento saudável para diabéticos, a carga glicêmica da melancia é 76

Por outro lado, quando o alimento tem índice glicêmico igual ou maior de 70, deve ser consumido em pequenas quantidades e em eventos esporádicos, e muitas vezes acaba sendo proibido para pacientes diabéticos.

Alimentos com um alto índice glicêmico

Os alimentos com maior índice glicêmico, em porções de 100g, são:

  • Mel = 104
  • Milho = 98
  • Barras de Cereais em Geral = 94
  • Cuscuz = 93
  • Beterraba = 88
  • Bolacha de Arroz = 87
  • Banana = 83
  • Grãos de Soja = 83
  • Cereal de Milho = 81
  • Manga = 80
  • Pipoca = 79
  • Batata = 78
  • Bebidas Isotônicas = 78
  • Melancia = 76
  • Pão Branco = 75
  • Abóbora = 75
  • Suco de Laranja = 74
  • Bolacha de Sal = 74
  • Arroz Branco = 73
  • Batata-doce Média = 70

Sendo assim, agora que você já sabe quais são os alimentos que dão pico de insulina, mudar sua dieta, dando preferência a alimentos de baixo índice glicêmico pode evitar esses eventos futuros.

Vale lembrar que é essencial que você busque ajuda de um especialista antes de mudar hábitos alimentares, principalmente se for diminuir a quantidade de carboidratos ingeridos durante o dia.

Accu-Chek com Ótimo Preço

O diabetes é uma doença cada dia mais comum entre a população mundial. Segundo dados da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), ela já afeta mais de 12 milhões de brasileiros, e metade deles não sabe que possui a doença.

Silenciosa em muitos casos, o diabetes nem sempre é diagnosticada facilmente. Isso faz com que ela evolua ainda mais, agravando-se e levando os pacientes a utilizarem medicamentos diários ou a usuarem medicamentos contínuos.

Mas conviver com a doença hoje em dia além de possível não requer granes mudanças em sua vida. novos medicamentos certos, alimentação adequada e ferramentas de controle permitem viver com a doença sem maiores problemas.

medindo a glicemia com accu-chek
Com Accu-Check fica mais fácil controlar a diabetes.

Quando falamos em controle da diabetes, não podemos deixar de falar da Accu-check, uma das marcas mais renomadas do segmento com diversas opções disponíveis. A Farmadelivery oferece a linha completa de medidores, tiras, lancetas e acessórios Accu-Check com ótimos preços, confira!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Posts Similares