Alimentos para evitar a Pressão Alta – Mitos e Verdades
A pressão alta, ou hipertensão arterial, é caracterizada pela pressão acima de 14 por 9 (140 X 90 mmHg). É uma doença crônica que não tem cura e se não for devidamente tratada, pode aumentar o risco de desenvolver problemas graves de saúde, como infarto, derrame ou comprometimento renal. Confira nesse post alimentos para evitar a pressão alta, alimentos ruins para pressão alta, além de mitos e verdades sobre o assunto.
Doenças cardiovasculares são responsáveis pelo maior número de mortes no Brasil e em mais da metade dos casos ela é decorrente da pressão alta.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão, a pressão arterial elevada atinge 30% da população adulta brasileira e está presente em mais de 50% das pessoas na terceira idade.
O fato da hipertensão arterial não ter cura, não significa que não podemos controlá-la. Ter uma alimentação saudável é um dos melhores e mais fáceis meios para combater essa doença e manter seu bem-estar.
Quando a pressão é considerada muito alta?
Hoje considera-se que a pressão está ótima quando o valor de medição fica na faixa de 12 por 8 — ou, como preferem os especialistas, 120 por 80 milímetros de mercúrio (mmHg). Se o índice passou dos 14 por 9, ela é considerada alta.
Em alguns casos, o tratamento pode ser somente com a mudança da alimentação, sem a necessidade de remédios, desde que tenha acompanhamento médico.
Adotar uma dieta saudável com menos sal e praticar exercícios físicos regularmente pode ajudar a baixar a pressão arterial. Veja abaixo alguns alimentos que ajudam a prevenir a pressão alta:
Alimentos para evitar a pressão alta Fontes de Potássio
O potássio estimula a eliminação do sódio no nosso corpo, já que o sódio ajuda a reter líquidos no organismo, aumentando a pressão arterial.
Confira alguns alimentos ricos em potássio:
- Banana
- Inhame
- Cenoura
- Feijão preto
- Abóbora
- Laranja
- Maracujá
Existem também suplementos de potássio que podem ser incluídos na dieta.
Alimentos para evitar a pressão alta ricos em Ômega 3
Segundo a Associação Americana do Coração, os ácidos graxos ômega-3 podem reduzir ligeiramente a pressão arterial. O ômega-3 é considerado uma gordura boa e ajuda a diminuir a inflamação e a hipertensão.
Confira alguns alimentos ricos em ômega 3:
- Peixes
- Nozes
- Pistache
- Avelãs
- Óleo de canola
- Linhaça
- Sementes de chia
- Couve
Existem também suplementos de ômega 3 que podem ser incluídos na dieta.
Cereais integrais também são alimentos para evitar a pressão alta
O consumo de fibras na alimentação diária ajuda a manter os níveis de colesterol e da glicemia controlados, além do menor risco à obesidade, que também é fator de risco cardiovascular.
Confira alguns alimentos ricos em fibras:
- Feijão
- Ervilha
- Lentilha
- Soja em grão
- Arroz
- Linhaça
- Aveia
- Milho
- Trigo
Existem também suplementos de fibras que podem ser incluídos na dieta.
Oleaginosas contribuem para evitar a pressão alta
O Magnésio e as gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, além de fortalecer ossos, músculos e o sistema imunológico, podem ajudar a manter a pressão sob controle.
Confira alguns alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas:
- Castanha de caju
- Castanha-do-pará
- Nozes
- Avelã
- Abacate
Existem também suplementos de magnésio e zinco que podem ser incluídos na dieta.
Alimentos ruins para pressão alta
A hipertensão se desenvolve como consequência de uma série de fatores, como a dieta, estilo de vida e a tendência genética. Controlar os fatores de risco é essencial para prevenir a hipertensão e também para ter uma vida mais saudável.
Confira abaixo alguns alimentos que devem ser evitados para controlar e prevenir a pressão alta:
Sal
Um mineral que contém sódio e ajuda a equilibrar os líquidos do corpo, mas exagerar o consumo contribui para o aumento da pressão. É recomendado que utilize o mínimo possível nos alimentos.
Bebidas Alcoólicas
As bebidas alcoólicas elevam a pressão arterial. Portanto, a redução do consumo de álcool é indicado para pessoas hipertensas.
Embutidos
Os embutidos como as salsichas, a linguiça e o presunto são conhecidos por conter altos níveis de sal e gordura.
Café ou chá
As bebidas como o café, o chá e inclusive os refrigerantes a base de cafeína aumentam a frequência cardíaca e, em consequência, aumentam a pressão arterial.
Bebidas energéticas ou com eletrólitos
Devido ao seu alto teor de potássio, magnésio e sódio, é recomendado também evitar o consumo dessas bebidas.
Mitos e Verdades: Alimentos x Pressão Alta
Existem diversos mitos sobre o consumo de alguns alimentos para quem é hipertenso. Separamos alguns deles para você acabar com suas dúvidas, confira abaixo:
Quem tem pressão alta pode beber vinho?
Não, o vinho tinto, cujo consumo foi considerado benéfico para a saúde por alguns especialistas, pode aumentar a pressão arterial tanto como a cerveja, segundo um estudo de cientistas australianos. Nesse caso, deve-se evitar o consumo.
Quem tem pressão alta pode comer pimenta?
Sim, pois a pimenta pode ajudar a reduzir a pressão alta. Um estudo chinês descobriu que a substância que torna a pimenta picante é responsável também por aumentar a produção de óxido nítrico – molécula que protege os vasos sanguíneos contra inflamação.
Quem tem pressão alta pode comer chocolate?
Devido ao seu teor de teobromina, o chocolate é excelente para melhorar a frequência cardíaca. O mais recomendável é consumir um ou dois pedaços de chocolate amargo ou com, pelo menos, 70% de cacau pela manhã.
Quem tem pressão alta pode beber leite?
Segundo uma pesquisa conduzida pela Universidade de Wageningen, o consumo diário de leite pode trazer benefícios a hipertensos, controlando o problema. A presença de minerais no leite, como o cálcio, o potássio e o fósforo ajudam a manter a pressão sanguínea no seu estado normal.
Esses foram alguns exemplos de alimentos para evitar a pressão alta e outros que são ruins. É muito importante consultar seu médico e monitorar a pressão periodicamente, aqui na Farmadelivery temos uma sessão exclusiva de aparelhos de pressão.