Como lidar com as assaduras no bebê
As assaduras são uma espécie de irritação na pele do bebê que causam vermelhidão, coceira e muitas vezes ardor. Apesar de aparecerem normalmente no calor devido ao atrito causado pelo suor nas dobrinhas dos pequenos, as assaduras podem ocorrer em qualquer estação do ano durante as trocas de fraldas. Mas você sabe como lidar com as assaduras no bebê?
Uma das situações que mais causam as assaduras são as sujeiras esquecidas depois da troca de fralda, ou quando o bebê fica por longos períodos com a fralda suja. Afinal, as assaduras além de irritações, podem também significar uma infecção por fungos.
Vejo no texto a seguir como lidar com as assaduras no bebê e o que fazer em situações como essa!
O que pode causar as assaduras no bebê?
Além da higiene feita de maneira inadequada, o calor, umidade e contato da urina ou fezes com a pele do bebê podem ser fatores que agravam o quadro. Em conjunto, algumas crianças desenvolvem alergias a lenços umedecidos e fraldas, e também acabam desenvolvendo algum grau de assadura.
Algumas fraldas feitas com material plástico também podem ser um dos fatores que causam assaduras, principalmente durante o verão.
Como surgem as assaduras do bebê?
O nome científico da assadura é dermatite de fraldas, sendo uma reação inflamatória aguda que se manifesta na região das genital. No entanto, pode acontecer em lugares como pescoço ou dobrinhas das pernas e braços.
As assaduras são classificadas em três graus diferentes:
- leves: região avermelhada com aspecto brilhante e descamação da pele;
- moderadas: pequenas feridas com bolhas ou bordas esbranquiçadas;
- grave: feridas maiores que podem até mesmo levar ao sangramento local.
De primeiro momento, as assaduras começam com um grau leve, e é possível tratá-las antes que evoluam para um grau mais grave.
Antigamente, as assaduras eram ainda mais comuns, já que o uso de fraldas de pano mantinham a região em uma umidade constante. Atualmente, as fraldas descartáveis já possuem um poder de absorção mais elevado, diminuindo as chances de assaduras, mas não sendo o suficiente para evitá-las por completo.
Durante períodos de diarreia, prisão de ventre e consumo de antibióticos, também é bastante comum que os bebês desenvolvam algum grau de assadura.
Quais as formas de prevenção da assadura?
Além de manter uma boa higiene durante as trocas de fralda e certificar-se de que não há nenhuma sujeira na área, você também pode deixar o bebê sem fralda durante um curto período para arejar a região.
Em conjunto, sempre observe como a pele do bebê reage às marcas de lenços umedecidos e fraldas, e também aos produtos de higiene como sabonetes. Afinal, algumas alergias podem acabar desencadeando uma assadura que pode se agravar caso não seja identificada no início.
Uma dica para evitar a umidade no local é o uso de talco, que absorve qualquer excesso de transpiração ou urina e evita que esses líquidos fiquem em contato com a pele.
Como lidar com as assaduras no bebê?
Apesar de alguns fatores ajudarem na prevenção do problema, algumas crianças estão mais propensas a desenvolver assaduras, principalmente aquelas que ingerem fórmula. Isso porque alguns leites industrializados podem acabar interferindo no pH das fezes.
Porém, não é necessário ficar preocupada. Existem algumas formas simples de tratar o problema e evitar que o quadro se agrave.
Exponha a área ao sol
Deixar o bebê tomar um banho de sol na região afetada auxilia na cicatrização das assaduras, além de ser importante para que a área seja arejada e não haja acúmulo de umidade.
Sempre lembre de tomar cuidado com o horário e sempre pedir a recomendação de seu pediatra.
Em conjunto, você também pode separar um horário do dia para deixar o bebê sem fraldas durante alguns minutos. Você pode optar por deixá-lo em cima do trocador ou forrar a cama ou sofá forrados.
Trocar a fralda com mais frequência
Além de ser uma forma de prevenção, a troca de fralda constante também é uma maneira de tratar as assaduras, já que assim você evitar que a pele do bebê fique em contato com urina e fezes e os fungos acabem presentes nesses excrementos piorando o problema.
Além disso, invista em fraldas mais absorventes e evite as de pano. O ideal é que a troca seja feita a cada 3 horas ou quando você notar que a fralda está com bastante volume.
Use pomadas a base de óxido de zinco
As pomadas para assadura feitas a base de óxido de zinco costumam tratar a assadura de uma forma mais intensa, já que o ingrediente é anti-séptico, anti-inflamatório e secativo, facilitando o processo de cicatrização da pele.
Caso o bebê esteja com um quadro de assadura, independentemente se for leve ou grave, o indicado é aplicar uma quantidade equivalente à ponta do indicador de pomada contra assadura em todas as trocas até que o quadro melhore.
Leia também As melhores pomadas para tratar assadura de bebê
Use óleo mineral
Na hora de fazer a higiene na troca de fralda, é importante retirar toda a pomada da troca anterior. Para lhe auxiliar, o óleo mineral além de retirar todos os restos de pomada e sujeira da região, não machuca a pele por evitar o atrito do lenço umedecido.
Quando devo procurar um médico?
O pediatra só deve ser consultado nos casos de assaduras mais graves e quando os cuidados caseiros não surtirem efeito e o quadro não melhorar e/ou piorar. Além disso, quando a assadura for ocasionada por diarreia ou prisão de ventre, é importante notificar o médico para investigar o que pode estar causando os problemas intestinais.
Caso o quadro seja de uma assadura mais grave, o profissional ainda poderá prescrever uma pomada para assadura com corticoide, antifúngico ou antibiótico de acordo com o quadro de cada bebê. Porém, lembre-se que esse tipo de pomada só pode ser indicada por um médico especialista, já que os componentes da fórmula são mais fortes e podem acreditar a pele do bebê se usados de forma inadequada.
Viu como lidar com as assaduras no bebê não é tão difícil? Seguindo as nossas dicas ficará mais fácil cuidar das assaduras e aliviar o desconforto em seu pequeno. Lembre-se de adquirir sempre fraldas descartáveis de qualidade para evitar que o seu filho fique com a fralda sempre úmida, e invista em uma boa pomada contra assadura para tratar a região