Bebê pode dormir de bruço?

0
908
bebe pode dormir de bruços
bebe pode dormir de bruços

Na hora de levar o recém-nascido para casa é natural que os pais comecem a passar por um período de dúvidas e inseguranças. Afinal, cuidar de um ser tão pequeno e frágil na maioria das vezes desperta o medo de fazer algo de errado que acabe prejudicando a saúde do bebê. Um exemplo é se preocupar se o bebê pode dormir de bruço ou não.

Apesar de muitos pais afirmarem que colocar o bebê de bruço é benéfico, já que eles se sentem mais confortáveis, a maioria das mães possuem receio quanto a posição correta na hora de dormir. Isso porque, além do risco de sufocamento pela regurgitação, ainda existe a possibilidade do bebê se sufocar com o travesseiro, colchão e protetores de berço.

Para lhe auxiliar a entender qual a melhor posição para o bebê dormir, separamos algumas informações importantes que tirarão todas as suas dúvidas. Veja logo abaixo!

O bebê pode dormir de bruço?

A recomendação é que o bebê não durma de bruço no primeiro ano já que a posição está associada com a síndrome da morte súbita infantil, que acontece quando os bebês morrem sem explicação enquanto dormem.

Cupom de Desconto Farmadelivery
a recomendação dos especialistas é de que o bebê não durma de bruços nos primeiros meses
a recomendação dos especialistas é de que o bebê não durma de bruços nos primeiros meses

Embora a posição possa não ter tanta influência assim, estudos mostram que bebês que dormem em posições diferentes que a de bruços possuem uma tendência menor de acabar desenvolvendo a síndrome, que não possui uma razão certa para acontecer.

Recomenda-se que os bebês de até 6 meses durmam de barriga para cima com o rosto virado para o lado. Depois dessa idade, o bebê tende a ter mais controle sobre os movimentos do corpo, sendo comum que se vire durante o sono e durma de bruços de vez em quando.

Qual é a melhor posição para o bebê dormir?

De lado

A posição de lado foi a posição mais recomendada durante muitos anos pelos médicos, já que acreditava-se que dessa forma existiam menos chances do bebê engasgar ao regurgitar com os alimentos. Porém, com o passar do tempo percebeu-se que mesmo de barriga para cima a cabeça do bebê ainda fica virada para o lado, fazendo com que qualquer golfada caia no berço.

embora deixar o bebê dormindo de lado seja uma posição considerada segura, é necessário ficar atenta para que ele não consiga virar de bruços durante o sono
embora deixar o bebê dormindo de lado seja uma posição considerada segura, é necessário ficar atenta para que ele não consiga virar de bruços durante o sono

Além do mais, colocar o bebê para dormir de lado faz com que ele possa se virar de bruços ao se movimentar, o que pode aumentar as chances de sufocamento.

De barriga para cima

Atualmente essa é a posição mais recomendada por especialistas por garantir que o bebê não vire de bruços durante o sono. Embora antigamente acreditava-se que essa posição poderia fazer o bebê engasgar caso regurgita-se, já vimos anteriormente que foi comprovado que isso não é verdade.

Em conjunto, estudos afirmam que a posição de barriga para cima previne o desenvolvimento de possíveis problemas de ouvido e nariz.

O bebê precisa dormir de travesseiro?

Na maioria dos casos os bebês não usam travesseiros para dormir a não ser os anti-refluxo, que nada mais são do que travesseiros com uma pequena elevação para que a cabeça e tronco do bebê fiquem levemente inclinados. Dessa forma, as chances do leite voltar para o esôfago são relativamente menores.

Caso opte por usar um travesseiro, é essencial que o modelo não apresenta nenhuma característica mais dura que faça com que o bebê bata a cabeça ou tenha problemas para dormir. Você também deve prestar atenção na quantidade de enchimento e espuma do travesseiro, visto que pouca espuma poderia fazer a cabeça do bebê afundar, tornando as extremidades um risco de sufocamento.

Quando é seguro para o bebê dormir de bruço?

O bebê pode dormir de bruço a partir dos 6 meses, quando já consegue rolar sozinho para o lado. Isso permite que ele fique de barriga para cima ou de barriga para baixo e consiga sair de ambas as posições sozinhos.

o bebê pode dormir de bruço a partir dos 6 meses, quando ela já consegue virar de bruços e de barriga para cima sozinho
o bebê pode dormir de bruço a partir dos 6 meses, quando ela já consegue virar de bruços e de barriga para cima sozinho

Contudo, apenas a partir do 1 ano é seguro que a criança durma de bruços, uma vez que nessa idade ela já desenvolveu o reflexo de se virar sozinha enquanto dorme caso a posição não esteja confortável.

O que fazer quando o bebê dorme melhor de bruços?

Alguns bebês podem sofrer de refluxo, uma condição em que o leite volta para o esôfago causando cólicas e dores. Nesses casos, muitas mães afirma que a posição de bruços acaba deixando o bebê mais confortável por reduzir o incômodo.

Porém, por não ser uma posição recomendada nem mesmo para bebês com refluxo, principalmente porque a tendência é que eles golfem em quantidades maiores, o ideal é que o bebê seja medicado em casos mais severos e continue dormindo de barriga para cima.

Uma posição que poderia ajudar a controlar o problema é de lado, já que assim o estômago se esvazia mais rapidamente. Porém, é importante consultar o pediatra do pequeno antes de colocar o bebê para dormir em uma posição diferente.

Além disso, os travesseiros anti-refluxos podem ajudar a aliviar os sintomas, já que evitam que o leite volte para o esôfago com tanta frequência. Para aliviar o desconforto você pode fazer uma massagem na barriga do bebê e usar um sling para que o recém-nascido durma em contato com sua pele, o que diminui a cólica e queimação causada pelo refluxo.

Em casos de cólicas mais fortes, você pode colocar uma bolsa térmica quente na barriga do bebê para ajudar a aliviar os sintomas.

Leia também Como aliviar cólicas bebê recém-nascido?

Depois de ver se o bebê pode dormir de bruços ou não, converse com o pediatra sobre qual é a recomendação para o seu pequeno, tendo em vista que o profissional poderá indicar a posição de lado em alguns casos. No entanto, é importante que você certifique-se de que não há riscos do bebê virar de bruços durante o sono quando estiver nessa posição.