| |

CÁLCIO: A FORÇA QUE SEUS OSSOS PRECISAM

O cálcio é o mineral presente em maior quantidade no corpo humano e é fundamental não só para a saúde dos ossos e dentes, mas também para diversas funções no organismo. O principal reservatório de cálcio é o esqueleto que, juntamente com os dentes, armazena 99% do total de cálcio, sendo um dos responsáveis pela manutenção da concentração do cálcio no sangue.

Apesar de ser facilmente consumido na alimentação através do leite e seus derivados, tofu, vegetais verde-escuros e sardinha em lata, em alguns casos as fontes dietéticas de cálcio são escassas ou causam algum tipo de problema ao indivíduo, gerando a necessidade da suplementação para que não haja deficiência.

Esse nutriente é importante em todas as fases da vida, pois é essencial para funções vitais do nosso corpo. Durante a infância o consumo de cálcio é necessário, principalmente, para o crescimento adequado, enquanto nos adultos e idosos sua maior função é compensar as perdas diárias, evitando a desmineralização óssea que pode ocorrer quando a excreção de cálcio é maior do que a absorção, por exemplo, em casos de ingestão insuficiente. A partir da meia-idade, ocorre a perda de massa óssea em ambos os sexos, sendo mais acentuada entre as mulheres na primeira década após a menopausa.

Os ossos são constantemente renovados, por isso o baixo consumo de cálcio pode trazer problemas como a osteoporose, que é um grande problema de saúde pública devido à alta incidência de fraturas por fragilidade, principalmente do quadril e das vértebras, elevando consideravelmente a mortalidade e a morbidade e considerando que ocasionam redução na mobilidade, há também uma diminuição da qualidade de vida.

Apesar da sua importância para os ossos, manter a concentração adequada de cálcio no organismo é crucial para inúmeras outras funções como a secreção de hormônios, coagulação sanguínea e contração dos músculos. O cálcio atua no ciclo de contração e relaxamento muscular, processo que regula os batimentos cardíacos, por exemplo. Sua deficiência pode acarretar problemas de contração muscular, câimbras, cansaço generalizado e desconforto, formigamento, espasmos e taquicardia.

Tudo isso indica o quanto o cálcio é relevante para a saúde e mostra a importância de garantir o consumo adequado deste mineral.  Em casos onde a ingestão através da alimentação é insuficiente deve-se considerar a suplementação como uma forma de complementar a dieta.


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Quais as melhores opções de hidratante labial?
Quais as melhores opções de hidratante labial?
4 dicas para salvar sua pele no frio
4 dicas para salvar sua pele no frio
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Por que os lábios ficam ressecados no frio?
Por que os lábios ficam ressecados no frio?

Posts Similares