Chá de Bebê – Tudo sobre Chá de Bebê

0
2917
chá de bebê
chá de bebê

O chá de bebê é uma festa na qual os pais comemoram com amigos e familiares a chegada de um novo membro na família. Embora antigamente fosse feito apenas para mulheres, hoje em dia os a maioria dos homens também participam tanto da festa, como das brincadeiras. Além de comemorar a chegada do bebê, o chá de bebê também é uma ótima alternativa para arrecadar fraldas e itens do enxoval.

Atualmente, um modelo de chá que vem ganhando bastante espaço entre as grávidas é o chá revelação. Porém, existem algumas variações da festa como é o caso do chá fralda, no qual ao invés de pedir itens do enxoval a futura mamãe escolhe ganhar apenas fraldas descartáveis.

Para lhe auxiliar a escolher a melhor opção de chá de bebê, separamos um guia completo explicando tudo detalhadamente sobre cada um deles. Veja logo a seguir!

Chá de bebê tradicional

O chá de bebê tradicional é aquele em que os pais fazem uma lista de itens do enxoval para que os convidados escolham o presente desejam dar para o bebê que está a caminho. Durante a festa são servidos comes e bebes simples como salgadinhos e sanduíche dependendo do horário escolhido, e em alguns casos o chá de bebê é feito apenas para as mulheres. Isso quer dizer que o pai da criança, avôs, tios etc, não participam da comemoração.

Cupom de Desconto Farmadelivery
no chá de bebê tradicional os pais fazem uma lista de presentes que gostariam de ganhar e os convidados escolhem quais itens desejam presentear o bebê que está a caminho
no chá de bebê tradicional os pais fazem uma lista de presentes que gostariam de ganhar e os convidados escolhem quais itens desejam presentear o bebê que está a caminho

De modo geral, o evento é feito durante o 7º mês da gravidez, quando a mãe já está com a barriga bem aparente.

Dentre os itens da lista de presentes mais comuns de chá de bebê estão:

  • mamadeira;
  • chupeta;
  • mordedor;
  • chocalho;
  • trocador portátil;
  • manta;
  • banheira;
  • termômetro.

Chá fralda

O chá fralda, por sua vez, é uma versão do chá de bebê em que os pais pedem apenas fraldas descartáveis de presente. Por ser um dos itens mais usados pelos bebês durante os primeiros meses de vida, essa pode ser uma excelente alternativa para pais que desejam fazer uma boa economia.

Uma dica é pedir poucos pacotes RN e P, e pedir mais pacotes M e G. Afinal, é difícil saber por quanto tempo o bebê usará fraldas menores, enquanto os tamanhos maiores certamente serão usados por um tempo mais longo. Dessa forma você não perde pacotes de fraldas por não ter conseguido usar a tempo e garante mais pacotes para quando o bebê estiver maior.

Outra solução seria fazer um chá fralda online. Assim, além de garantir que você tenha as fraldas do tamanho certo quando precisar, você evita o acúmulo de pacotes dentro de casa, que pode acabar ficando sem lugar para serem guardados.

Chá de bebê online

O chá de bebê online é uma excelente opção para otimizar o tempo dos pais e dos amigos e familiares. Isso porque nesse tipo de chá de bebê os convidados encontram a lista dos presentes online e podem escolher no próprio site qual dos produtos comprar para presentear o bebê.

Além disso, também é uma maneira de convidados que moram longe e não conseguirão comparecer à festa, presentear o bebê.

O mais comum é que além do chá online, os pais também façam uma festa para comemorar com amigos e familiares presencialmente, no qual os presentes são dados virtualmente e os convidados compareceram ao local da festa apenas para a comemoração. Esse modelo de chá se assemelha muito aos casamentos, nos quais os convidados participam da festa sem precisar levar o presente até o local.

Chá revelação

Muito popular nos dias de hoje, o chá revelação é uma maneira divertida dos pais ficarem sabendo o sexo do bebê que estão esperando. Dessa forma, uma pessoa de confiança fica responsável por saber se o bebê é menino ou menina durante o ultrassom sem falar para a mãe e ficará responsável pelos preparativos da revelação que pode ser por meio de um bolo, balão, fogos de artifício etc.

Normalmente esse tipo de chá é feito durante a 18ª e 20ª semana, quando já é possível descobrir o sexo do bebê que está sendo gerado.

Alguns pais ainda optam por juntar o chá revelação com o chá de bebê ou chá fralda, enquanto outros preferem fazer o chá revelação e depois de alguns meses o chá de bebê para arrecadar os presentes.

Como fazer um chá de bebê

Escolhendo a data

Depois de escolher qual o chá que mais se adequada às suas necessidades, você deve escolher a data. Caso não se trate de um chá revelação, você pode fazer entre o 7º e 8º mês de gravidez, já que durante essa etapa você ainda não estará com os inchaços comuns do final da gestação, fazendo com que seja possível aproveitar ainda mais a festa.

Como grande parte dos convidados provavelmente trabalham durante a semana, pode ser mais fácil escolher um sábado ou domingo para fazer o evento, que pode ser realizado em casa ou em um salão pequeno.

Como saber quem convidar para o chá de bebê?

Na hora de montar a lista de convidados escolha sempre os familiares e amigos mais próximos, pensando em quais são as pessoas que você gostaria de compartilhar essa fase da sua vida.

O convite pode ser  físico ou virtual, e nele é importante constar o site da lista de presentes online ou o tamanho da fralda, no caso do chá fralda.

Uma dica é optar pelo convite virtual, que acaba sendo mais prático de ser feito e entregue, além de ser mais econômico. Você ainda pode criar um evento no Facebook e enviar um convite para amigos e familiares por alí mesmo.

Tenha em mente, porém, que o convite deve ser entregue pelo menos 1 mês antes da data marcada para que os convidados possam se organizar. Caso o chá for acontecer em dezembro, o ideal é enviar 2 meses antes, visto que no final do ano muitas pessoas saem de férias para outras cidades e estados.

O convite

É importante que o convite tenha relação com o tema da festa, sendo mais comuns: chuva de bençãos, safari, ursos e princesa.

Procure deixar um e-mail ou telefone para a confirmação de presença, já que isso otimizará a organização da festa. Afinal, dessa forma você tem uma ideia e controle maior de quantos salgadinhos e doces precisarão ser encomendados ou feitos.

Decoração

A decoração do chá de bebê é bastante parecida com a de uma festa infantil tradicional, com decorações nas mesas, balões e vários doces. Depois de escolher o tema, pesquise referências para ficar mais fácil saber como você pretende fazer a decoração das mesas, painéis, balões etc.

O bolo pode ser comestível ou fake, normalmente feito de isopor e EVA apenas para decorar a mesa. Nesse caso, a grávida serve um bolo simples que fica a festa inteira dentro da geladeira, sendo indicado principalmente quando o local da festa é muito quente e o bolo tem chances de derreter. Porém, essa também é uma forma de economizar, já que os bolos decorados costumam ter preços altos, principalmente se forem feitos com pasta americana.

Em alguns chás fraldas as mamães optam por fazer um bolo de fralda, que tanto pode ser feito com fraldas descartáveis, fraldas de pano ou EVA. Por ser fácil de ser produzido, muitas vezes a própria mãe consegue confeccionar o bolo sozinha, que pode ser decorado com enfeites que remetem ao tema da festa, sendo uma excelente opção para enfeite da mesa principal.

O que servir em um chá de bebê?

As comidas e bebidas que serão servidas durante o evento dependem muito do horário escolhido para o chá e estação. Em meses mais frios você pode servir um jantar com caldo quente, enquanto em meses de verão é interessante servir um almoço mais leve.

Brunch (11h)

O brunch é servido antes do almoço e inclui pratos tradicionais do café da manhã e almoço, já que é uma refeição que mistura ambos (breakfast – café da manhã + lunch – almoço).

Você pode servir café, chás, sucos, leite, água, bolos, biscoitos, frios, pães, crepes recheados, tortas salgadas, omeletes e ovos mexidos, panquecas etc. 

Caso opte por bebidas alcoólicas prefira espumante e vinho.

Almoço (12h – 13 h)

Normalmente os chás de bebê que servem almoço escolhem o tradicional churrasco que pode acompanhar vinagrete, pães, arroz, maionese e farofa, além de bebidas como refrigerante, sucos, água e cerveja.

Chá da tarde (16 h – 17 h)

Sendo o horário mais comum para comemorar o chá de bebê, o cardápio inclui sucos, refrigerantes, mini pizzas, patês, canapés, pães, sanduíches, cachorro quente e salgados.

Nos casos das bebidas alcoólicas estão inclusas cerveja, drinks e espumante.

Doces

Os doces normalmente seguem a linha tradicional das festas infantis como brigadeiros, beijinhos e bicho de pé. No entanto, algumas mamães também servem churros, brownies e sorvetes.

Brincadeiras de chá de bebê

Uma das brincadeiras mais famosas nesse tipo de comemoração é fazer os convidados tentar adivinhar o tamanho da barriga da grávida com um pedaço de barbante. Quem acertar ganha um prêmio que pode ser uma caixa de bombom ou recheada de docinhos da mesa.

Outras brincadeiras bastante famosas são:

  • pedir para os convidados enviarem fotos de quando eram bebês e tentar adivinhar quem são;
  • competição entre os pais de quem troca a fralda de uma boneca mais rápido;
  • tentar adivinhar os presentes de olhos vendados.

Lembrancinhas

Uma lembrancinha que tem feito bastante sucesso entre as mamães é o bem-nascido, uma variação do bem casado que é um doce típico em casamentos. Na versão tradicional, o doce é composto por uma massa leve recheada de doce de leite, mas pode ser feito com brigadeiro, creme de avelã e até mesmo creme de leite em pó.

Contudo, sabonetes, guloseimas, chaveiros, imãs de geladeiras e aromatizador de ambiente são alguns exemplos de lembrancinhas de chá de bebê que também costumam fazer bastante sucesso entre os convidados.

Viu como fazer um chá de bebê pode ser mais fácil do que você imagina? Além de ser uma ótima forma de conseguir os itens do enxoval, o chá de bebê também é ótimo para reunir amigos e familiares para comemorar um dos momentos mais importantes da vida do casal.