|

COLESTEROL, POR QUE É IMPORTANTE MANTER ESSE TIPO DE GORDURA SOB CONTROLE?

O colesterol é um tipo de gordura que o corpo necessita para crescimento e regeneração das células. Ele é responsável pela produção de hormônios sexuais, cortisona e vitamina D. Além disso, ele é convertido em ácidos biliares para ajudar na digestão.

O colesterol circula por todo o corpo e não é solúvel no sangue. Por isso, para ser transportado através da corrente sanguínea e alcançar os tecidos periféricos, essa gordura precisa de um carregador. Esta função cabe às lipoproteínas que são produzidas no fígado. Conheça os tipos de colesterol:

LDL (Low-density lipoprotein)

É conhecido como o mau colesterol, é uma lipoproteína de baixa densidade, ele pode se acumular nas artérias e coronárias podendo levar a formação de placas aterosclerose que dificultam o fluxo sanguíneo para órgãos essenciais como coração e cérebro, aumentando risco de infarto e acidente vascular cerebral.

HDL (High-density lipoprotein)

É dito como o bom colesterol, ele ajuda a remover a gordura das paredes das artérias e carrega ela das células do corpo para o fígado. Então, esse tipo de colesterol é reutilizado, transformando-se em ácidos biliares.

VLDL (Very low-density lipoprotein)

São lipoproteínas de muito baixa densidade. Sua principal função é entregar colesterol e triglicérides para os outros tecidos a partir do fígado. Ao serem liberados pelo fígado, as partículas de VLDL sofrem uma série de transformações na corrente sanguínea, liberando triglicérides para serem estocados no tecido adiposo ou utilizado como fonte de energia. A molécula remanescente vai dar origem a lipoproteína seguinte, o LDL.

O valor de referência desejável para o VLDL é abaixo de 190 mg/dl.

Veja também: O que é e qual é o colesterol bom? Entenda a diferença entre HDL e LDL

Sintomas do colesterol alto

Um dos problemas relacionados ao colesterol alto é que ele não apresenta sintomas. Essa é uma condição de saúde perigosa, pois está associada a um maior risco de doenças do coração e risco de AVCs.

Quando as consequências do colesterol alto chegam, pode ser tarde demais, por isso é bom ficar atento. Para saber como anda seu colesterol é preciso fazer um exame que mede o nível de colesterol total no sangue.

Causas do colesterol alto

Duas fontes são as principais responsáveis para se elevar o nível de gordura no sangue: a má alimentação e a hereditariedade.

De acordo com a Associação Brasileira de Cardiologia, o consumo de gordura saturada e gordura trans está diretamente relacionado a elevação do LDL-c plasmático e aumento de risco cardiovascular. A substituição de gordura saturada da dieta por mono e poli-insaturada é considerada uma estratégia para o melhor controle do colesterol alto.
Quando existe o fator da hereditariedade, mesmo que você leve uma vida saudável, os riscos de se ter colesterol alto aumentam muito. Essa pré-disposição vai influenciar na maneira de como seu corpo irá reagir ao colesterol.

Mas existem outros fatores que contribuem para o aumento do colesterol, como o excesso de peso e o sedentarismo.

Além de algumas doenças específicas como diabetes, doenças renais, doenças do fígado e doenças de tireoide, que agravam a reação do organismo ao colesterol alto.

Como se prevenir

De acordo com material publicado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), é importante evitar alimentos que contêm gordura saturada como: manteiga e outros derivados de leite, carne processada (salsicha, hambúrgueres etc.), chocolate, carne suína, banha, entre outros.

E dar preferência para frutas e vegetais, pois contém substâncias que protegem os vasos sanguíneos e os tecidos do cérebro e coração, ajudando a prevenir infartos e derrames.

Inclua frutas e verduras em sua dieta

E por fim, fazer exercícios físicos. A atividade física diminui os níveis de LDL e aumenta os níveis de HDL, diminuindo o risco de doenças do coração e promovendo a melhora da saúde como um todo.

Os especialistas que podem diagnosticar o colesterol são: o clínico geral, o endocrinologista e o cardiologista. Fazer exames preventivos anualmente é muito importante para manter a saúde em dia e os níveis de colesterol dentro da normalidade.

Acesse agora o site da Farmadelivery e aproveite todas as ofertas disponíveis.


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Posts Similares