Com quantos meses o bebê pode sentar

0
18830
o bebê consegue se sentar sozinho por volta dos 6 meses, embora comece a tentar ficar sentado a partir dos 4
o bebê consegue se sentar sozinho por volta dos 6 meses, embora comece a tentar ficar sentado a partir dos 4

Os bebês tendem a aprender coisas novas a cada mês, começando com pequenos sorrisos seguido do ato de levar a mão à boca e rolar. Sabendo disso, muitos pais apresentam diversas dúvidas a respeito do tempo em que essas novas descobertas costumam ser feitas. Uma das dúvidas mais frequentes é com quantos meses o bebê pode sentar.

Nos seres humanos, o desenvolvimento motor grosso que envolve os grandes músculos acontece da cabeça para os pés. Ou seja, primeiro os bebês tendem a desenvolver habilidades com a cabeça, mãos e só então coluna, pernas e pés. É por esse motivo que primeiro os bebês firmam o pescoço para então rolar e finalmente sentar

Com quantos meses o bebê pode sentar?

Por volta dos 4 meses, os bebês já começam a rolar quando estão na cama, tapete ou até mesmo deitados no sofá. Nessa mesma época os pequenos começam a tentar se sentar sozinhos, mas ainda não conseguem manter uma postura firme, o que faz com que eles caiam para o lado ou muitas vezes para frente.

o bebê consegue se sentar sozinho por volta dos 6 meses, embora comece a tentar ficar sentado a partir dos 4
o bebê consegue se sentar sozinho por volta dos 6 meses, embora comece a tentar ficar sentado a partir dos 4

Como a coluna dos bebês só se firmam por volta dos 6 meses, é nessa idade que eles passam a se sentar sozinhos sem ajuda. Contudo, algumas crianças podem se sentar um pouco antes ou até mesmo um pouco depois, por volta dos 8 meses.

Cupom de Desconto Farmadelivery

É considerado normal que o bebê ainda não se sente sozinho até os 10 meses. Depois disso, é recomendado que os pais procurem ajuda médica para investigar o que pode estar causando o atraso.

Existe alguma forma de estimular o bebê a sentar?

Algumas brincadas podem ajudar o bebê a sentar sozinho por atuar no fortalecimento da coluna, sendo elas:

Apoiar o bebê sentado com almofadas

Quando o bebê começar a querer sentar-se sozinho, os pais podem colocá-lo sentado com uma almofada nas costas para dar apoio à coluna Assim, você estimula a musculatura do bebê e faz com que ele aprenda a ficar na posição sentadinho mais rapidamente.

Colocar o bebê de barriga para baixo

Embora na maioria dos casos os bebê rolem e fiquem de barriga para baixo sozinhos, alguns pais precisam estimular essa posição em bebês que ainda não aprenderam a ficar de bruços.

De início, é comum que ele não goste da posição, mas é importante mantê-lo de barriga para baixo durante algum tempo para fortalecer os músculos necessários que serão usados no movimento de sentar, futuramente.

Comece colocando o bebê de bruços na cama ou sofá, ou com uma almofada na altura da cabeça caso coloque-o em um tapete, já que a cabecinha poderá pesar e o bebê corre o risco de bater a cabeça.

Balançar o bebê

Sente o bebê no colo de frente para você e balance-o para frente a para trás segurando firme. Além de diverti-lo, a brincadeira ainda permite que o bebê exercite e fortaleça os músculos essenciais para mantê-lo sentado sem apoio.

Puxar o bebê pelos braços

Com o bebê deitado de barriga para cima, puxe-o delicadamente pelas mãozinhas até que fique sentado. Depois de 10 segundos, volte a deitá-lo e repita o exercício, que além de ajudar a fortalecer os músculos da coluna, ainda contribui para o fortalecimento dos músculos da barriga.

Assim que o bebê conseguir ficar sentado sozinho, deixe-o no chão sobre um tapete ou travesseiro para que ele se acostume a não precisar de apoio.

Como saber se é seguro colocar o bebê sentado com apoio?

Antigamente acreditava-se que sentar o bebê com um apoio antes que ele conseguisse se sentar sozinho era prejudicial para os músculos da coluna, que recebiam uma pressão exagerada em decorrência da imaturidade. Embora essa crença não seja 100% verdadeira, existem alguns casos em que isso pode acontecer.

a partir dos 4 meses já é possível colocar o bebê sentado com apoio, já que por volta dessa idade ele começará a tentar se sentar sozinho
a partir dos 4 meses já é possível colocar o bebê sentado com apoio, já que por volta dessa idade ele começará a tentar se sentar sozinho

Afinal, colocar bebês com menos de 3 meses sentados exerce uma pressão exagerada nos músculos da região da coluna, e não é recomendado nem mesmo com apoios nas costas. No entanto, depois dos 4 meses, a tendência é que o bebê tente se sentar de forma involuntária, indicando que já é seguro colocá-lo sentado com uma almofada apoiando as costas e fazer exercícios para ajudar a fortalecer essa musculatura.

Evitando acidentes enquanto bebê ainda não senta sozinho

Como o bebê ainda não possui muita força no tronco antes dos 6 meses, é normal que ele caiam para os lados, para frente e para trás. Sendo assim, evite deixar o bebê sentado sem supervisão mesmo que com apoio.

Com quantos meses o bebê pode sentar: o peso interfere no processo?

Em bebês acima do peso é comum que o desenvolvimento seja um pouco mais lento em decorrência do excesso de massa corporal. Nesses casos, também indica-se que os pais façam brincadeiras e exercícios que ajudam a enrijecer a musculatura das costas.

Cuidados necessários

Assim que o bebê conseguir se sentar, será necessário retirar objetos perigosos do alcance do pequeno, já que aos 6 meses o bebê já possui bastante força e agarra tudo o que vê pela frente.

Fique atento a carregadores de celular, e evite deixá-los na altura do bebê para não correr o risco de acidentes. O mesmo cuidado deve ser dado a fios de eletrodoméstico e eletrônicos.

Você notará que depois de algum tempo sentado sozinho, o bebê começará a se rastejar para fortalecer os músculos da perna e só então sair engatinhando. No entanto, alguns bebês podem até mesmo pular essa etapa e começar a dar os primeiros passinhos sem engatinhar.

Agora que você conferiu quantos meses o bebê pode sentar, já pode começar a fazer algumas brincadeiras e exercícios para ajudar a fortalecer a musculatura das costas e barriga do pequeno. Lembre-se, porém, de estar sempre por perto para evitar acidentes, e nunca tente sentar o bebê caso ele ainda não tenha completado 4 meses sem antes consultar um especialista.