Como manter sua pele saudável e bem cuidada?
A pele, também chamada por cútis, é o órgão que reveste todo o corpo humano, protegendo contra as agressões externas. Ou seja, é fundamental manter a pele saudável, mas você sabe como fazer isso corretamente?
Apesar de parecer uma tarefa simples, existe uma rotina de cuidados que deve ser realizada sempre que possível, pois dessa forma é possível garantir a saúde da pele.
Neste artigo você irá descobrir como manter sua pele bonita e saudável realizando os cuidados corretos com a pele. Além disso, conheça a linha Cutisanol que protege e cuida da pele de crianças e adultos. Leia a matéria até o final e saiba mais!
Veja também: Hidratantes Corporais: Os 8 melhores hidratantes para peles seca e extrasseca.
Qual a função da pele?
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD, a pele funciona como uma “capa de proteção” formada pelas células da epiderme e derme, secreção de sebo e suor, que agem contra fungos, bactérias, agentes químicos, físicos e até mesmo fatores ambientais, como o sol.
Porém, mesmo com a sua função protetiva, a pele é permeável e exige cuidado maior com o que se aplica nela. Esse cuidado deve ser reforçado em crianças e idosos, pois a pele deles é mais fina e tem maior capacidade de absorção.
Como manter a pele saudável?
Os passos para manter sua pele saudável são praticamente os mesmos para todos mundo mas, antes de tudo, é necessário definir alguns pontos importantes como: o tipo de pele, quais os produtos adequados e como realizar os cuidados em bebês.
Por isso, é muito importante ter a orientação de um dermatologista que ajudará manter esse cuidado com as melhores opções, principalmente nos casos de crianças e idosos.
Conheça a seguir as etapas principais para os cuidados com a pele:
1. Limpeza
Realizar a higiene da pele elimina os poluentes em geral e também remove os agentes infectantes que possam se acumular no dia a dia.
Neste caso, o recomendável é usar sabonete adequado para cada tipo de pele e, preferencialmente líquido.
Portanto, para as peles oleosas a mistas, opte por produtos que favorecem a remoção das impurezas e a desobstrução dos poros. No caso das peles secas e normais, o ideal são os sabonetes líquidos com pH neutro ou com ação hidratante.
Para a pele de crianças e idosos, deve-se usar sabonetes comuns ou espumas de banho preferencialmente com pH neutro, sem corantes e sem perfumes.
2. Esfoliação
A esfoliação é ótima opção para ajudar na remoção de células mortas e outras impurezas da pele, além de promover a circulação sanguínea da área.
No entanto, a quantidade de esfoliação pode variar de acordo com a orientação médica e o seu tipo de pele, que pode ser diária suave ou uma sessão completa de esfoliação corporal seca uma vez por semana.
Vale ressaltar que, esta etapa não deve ser realizada em bebês e crianças.
3. Hidratação
A hidratação auxilia na integridade da camada de proteção cutânea e ajuda evitar problemas como descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e infecções da pele.
Sendo assim, busque por hidratantes específicos para cada tipo de pele e destinados para o rosto e o corpo. As peles oleosas também precisam de hidratação, preferencialmente com produtos oil free, à base de água e que ajudam a controlar e evitar a oleosidade.
Para crianças e idosos, normalmente são recomendados produtos com indicação para peles sensíveis, que necessitam de uma nutrição mais cuidadosa.
4. Proteção Solar
Como muitos já sabem, os raios solares podem provocar diversas alterações na pele, como pintas, sardas, manchas, rugas e outros problemas.
Além disso, a exposição solar em excesso pode causar tumores benignos ou malignos. Na verdade, a maioria dos cânceres da pele está relacionada à exposição ao sol.
Por isso, use sempre protetor solar com fator de proteção solar (FPS) 30 ou maior e cubra as áreas expostas com roupas apropriadas.
Por outro lado, evitar banhos quentes e usar pouco sabonete e buchas, podem auxiliar nos cuidados com pele de bebês e adultos.
Conheça a linha Cutisanol – Produtos para os cuidados com a pele saudável em todas as idades.
Cutisanol é uma linha especialmente formulada para prevenir e combater as dermatites causadas pelo uso de fraldas e também eritemas provocados por assaduras e brotoejas.
Além disso, os produtos possuem ação emoliente, umectante e hidratante, deixando a pele macia e perfumada e seu uso diário ajuda a proteger a pele das agressões ambientais.
Seu uso também proporciona uma sensação de frescor após exposição prolongada ao sol.
Cutisanol Pó e Gel
As duas apresentações de Cutisanol tem ação hidratante antisséptico e cicatrizante secativo que deixa a pele macia e sedosa.
Seu uso diário proporciona refrescância e suavidade à pele, diminui a sensibilidade das assaduras, coceira local, a vermelhidão, odores e o desconforto causados pelas brotoejas.
A composição de Cutisanol Pó e Gel contém óxido de zinco que protege a pele, formando uma fina camada que reduz os efeitos causados pelas assaduras, combatendo os micro-organismos nocivos presentes nas fezes e na urina, como fungos e bactérias.
Cutisanol Baby Creme Para Prevenção de Assaduras
Cutisanol Baby Creme Preventivo de Assaduras previne e protege contra assaduras, além de hidratar a pele do bebê.
Sua fórmula dermatologicamente testada e hipoalergênica, contém Lanolina, D-Pantenol, Óleo de Amêndoas que proporcionam o maior conforto e cuidado com a pele sensível da criança.
Até aqui, você pode observar que os cuidados com a pele é imprescindível independendo da idade. Portanto, não esqueça de consultar um médico para receber a melhor orientação e realizar os procedimentos de forma correta. O uso de Cutisanol também deve ser feito sob orientação médica.