Comprar remédio pela internet é seguro? Precisa de receita?
Comprar remédio pela internet e outros itens para saúde e beleza se tornou um hábito frequente entre os brasileiros. Essa mudança ocorre principalmente com o inicio da pandemia do Covid-19.
Com isso, a busca por farmácias online cresceu de forma significativa desde Abril de 2020, quando houve a confirmação dos primeiros casos do vírus no país. Desde então, passamos a adotar medidas de controle sanitário, como o isolamento social, o fechamento de comércios e a restrição de circulação.
Ou seja, essas medidas impediram que pessoas saíssem de suas casas para realizar funções simples e rotineiras, como compras em mercados e farmácias.
Contudo, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como realizar a compra de seus medicamentos online, em relação a entrega, receituário medico e etc.
Por isso, desenvolvemos esse conteúdo com o intuito de dar algumas dicas e ajudar na hora de comprar o seu remédio pela internet. Leia a matéria até o final e tire suas dúvidas.
Veja também: Como comprar medicamento barato pela internet?
Como funciona uma farmácia online?
Assim como as farmácias físicas, as lojas online devem seguir algumas exigências e leis determinadas por órgãos, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.
Dentre as principais exigências, as farmácias online devem:
- Possuir loja física e dispor de profissionais farmacêuticos;
- Seguir determinações que regulamenta a divulgação ou promoção de medicamentos em geral;
- Ser responsável pelas condições de entrega e integridade do medicamento;
- Ter políticas claras de compra, devolução, prazo e formas de entrega;
- Disponibilizar informações como o CNPJ, razão social, endereço da empresa, telefone, horário de funcionamento e nome no Conselho do farmacêutico responsável.
Atender essas exigências é uma forma de oferecer um serviço de qualidade e seguro ao consumidor.
Quais produtos eu posso comprar pela internet?
Você pode comprar qualquer item de perfumaria, beleza, bem-estar e remédio pela internet. No entanto, não é permitida a venda de medicamentos que possuem controle especial com receita médica.
Portanto, para não haver dúvidas, as farmácias online devem destacar essa informação, de preferência, na página do medicamento e utilizando frases de advertência exigidas.
Esses medicamentos possuem prescrição médica especial, onde o farmacêutico deve reter a receita na farmácia no momento da compra.
Esse controle normalmente é feito com medicamentos de tarja vermelha e preta. Veja a seguir os tipos de prescrição médica conforme suas cores.
Quais são os tipos de prescrição?
- Sem tarja – São medicamentos que não precisam de prescrição ou receita médica. Porém, deve-se utilizar com a orientação de um farmacêutico. Raramente apresentam contraindicação, efeito colateral e possuem baixa toxidade. Exemplos: remédios para resfriados, azia e dor de cabeça.
- Tarja vermelha – Medicamentos que precisam ser prescritos pelo médico ou dentista. Existem dois tipos de prescrição com tarja vermelha:
- “Venda sob prescrição médica”, onde pode-se vender medicação sem retenção de receita. Neste caso, o remédio possui contraindicações e pode provocar efeitos colaterais graves. Exemplos: medicamentos para hipertensão, diabetes e asma.
- “Venda sob prescrição médica — só pode ser vendido com retenção de receita”, é a prescrição para medicamento psicotrópico, sendo obrigatória a identificação do comprador e seu cadastro no Sistema Informatizado de Gerenciamento de Produtos Controlados da Anvisa. Esses medicamentos só podem ser vendidos com receituário especial de cor branca. Exemplos: anabolizantes e antiepiléticos.
- Tarja preta – Os medicamentos dessa classe possuem ação sedativa ou ativam o sistema nervoso central. Por isso, vêm acompanhados do alerta “venda sob prescrição médica — o abuso deste medicamento pode causar dependência”. Seu receituário especial é de cor azul, que fica retida na farmácia, com a identificação e registro do comprador. Exemplos: antidepressivos e estimulantes para TDAH.
Neste caso, para melhor atender os seus clientes, a Farmadelivery oferece a opção de ATENDIMENTO PARA MEDICAMENTOS CONTROLADOS.
O cliente deve enviar imagens da prescrição para o atendente e agendar a retirada da receita pelo motoboy (conferir disponibilidade de região). Após conferencia do farmacêutico, você recebe seu medicamento no conforto de sua casa.
Comprar remédio pela internet é seguro?
Aplicando alguns cuidados simples no momento da compra online, o uso de sites de farmácia para comprar seus itens de saúde e bem-estar é muito seguro e até mesmo prático.
Por isso, certifique-se de estar acessando um site confiável e seguro. Neste caso, pode confiar na Farmadelivery. A farmácia online referência no país, onde você encontra tudo o que precisa com as melhores ofertas. Confira!