Saiba como comprar remédio pela internet e quais cuidados tomar.
|

Comprar remédio pela internet é seguro? Precisa de receita?

Comprar remédio pela internet e outros itens para saúde e beleza se tornou um hábito frequente entre os brasileiros. Essa mudança ocorre principalmente com o inicio da pandemia do Covid-19.

Com isso, a busca por farmácias online cresceu de forma significativa desde Abril de 2020, quando houve a confirmação dos primeiros casos do vírus no país. Desde então, passamos a adotar medidas de controle sanitário, como o isolamento social, o fechamento de comércios e a restrição de circulação.

Ou seja, essas medidas impediram que pessoas saíssem de suas casas para realizar funções simples e rotineiras, como compras em mercados e farmácias.

Contudo, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como realizar a compra de seus medicamentos online, em relação a entrega, receituário medico e etc.

Por isso, desenvolvemos esse conteúdo com o intuito de dar algumas dicas e ajudar na hora de comprar o seu remédio pela internet. Leia a matéria até o final e tire suas dúvidas.

Veja também: Como comprar medicamento barato pela internet?

Como funciona uma farmácia online?

Assim como as farmácias físicas, as lojas online devem seguir algumas exigências e leis determinadas por órgãos, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.



Dentre as principais exigências, as farmácias online devem:

  • Possuir loja física e dispor de profissionais farmacêuticos;
  • Seguir determinações que regulamenta a divulgação ou promoção de medicamentos em geral;
  • Ser responsável pelas condições de entrega e integridade do medicamento;
  • Ter políticas claras de compra, devolução, prazo e formas de entrega;
  • Disponibilizar informações como o CNPJ, razão social, endereço da empresa, telefone, horário de funcionamento e nome no Conselho do farmacêutico responsável.
Saiba como funciona uma farmácia online para comprar seu remédio pela internet de forma segura.

Atender essas exigências é uma forma de oferecer um serviço de qualidade e seguro ao consumidor.

Quais produtos eu posso comprar pela internet?

Você pode comprar qualquer item de perfumaria, beleza, bem-estar e remédio pela internet. No entanto, não é permitida a venda de medicamentos que possuem controle especial com receita médica.

Portanto, para não haver dúvidas, as farmácias online devem destacar essa informação, de preferência, na página do medicamento e utilizando frases de advertência exigidas.

Produtos de saúde e bem-estar podem ser adquiridos pela internet.

Esses medicamentos possuem prescrição médica especial, onde o farmacêutico deve reter a receita na farmácia no momento da compra.

Esse controle normalmente é feito com medicamentos de tarja vermelha e preta. Veja a seguir os tipos de prescrição médica conforme suas cores.



Quais são os tipos de prescrição?

  • Sem tarja – São medicamentos que não precisam de prescrição ou receita médica. Porém, deve-se utilizar com a orientação de um farmacêutico. Raramente apresentam contraindicação, efeito colateral e possuem baixa toxidade. Exemplos: remédios para resfriados, azia e dor de cabeça.
  • Tarja vermelha – Medicamentos que precisam ser prescritos pelo médico ou dentista. Existem dois tipos de prescrição com tarja vermelha:
Alguns remédios com tarja vermelha podem ser vendidos pela internet.
  1. Venda sob prescrição médica”, onde pode-se vender medicação sem retenção de receita. Neste caso, o remédio possui contraindicações e pode provocar efeitos colaterais graves. Exemplos: medicamentos para hipertensão, diabetes e asma.
  2. Venda sob prescrição médica — só pode ser vendido com retenção de receita”, é a prescrição para medicamento psicotrópico, sendo obrigatória a identificação do comprador e seu cadastro no Sistema Informatizado de Gerenciamento de Produtos Controlados da Anvisa. Esses medicamentos só podem ser vendidos com receituário especial de cor branca. Exemplos: anabolizantes e antiepiléticos.
  • Tarja preta – Os medicamentos dessa classe possuem ação sedativa ou ativam o sistema nervoso central. Por isso, vêm acompanhados do alerta “venda sob prescrição médica — o abuso deste medicamento pode causar dependência”. Seu receituário especial é de cor azul, que fica retida na farmácia, com a identificação e registro do comprador. Exemplos: antidepressivos e estimulantes para TDAH.
Não é permitido comprar remédio de tarja preta pela internet.

Neste caso, para melhor atender os seus clientes, a Farmadelivery oferece a opção de ATENDIMENTO PARA MEDICAMENTOS CONTROLADOS.

O cliente deve enviar imagens da prescrição para o atendente e agendar a retirada da receita pelo motoboy (conferir disponibilidade de região). Após conferencia do farmacêutico, você recebe seu medicamento no conforto de sua casa.

Comprar remédio pela internet é seguro?

Aplicando alguns cuidados simples no momento da compra online, o uso de sites de farmácia para comprar seus itens de saúde e bem-estar é muito seguro e até mesmo prático.

Por isso, certifique-se de estar acessando um site confiável e seguro. Neste caso, pode confiar na Farmadelivery. A farmácia online referência no país, onde você encontra tudo o que precisa com as melhores ofertas. Confira!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Quais as melhores opções de hidratante labial?
Quais as melhores opções de hidratante labial?
4 dicas para salvar sua pele no frio
4 dicas para salvar sua pele no frio
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Por que os lábios ficam ressecados no frio?
Por que os lábios ficam ressecados no frio?

Posts Similares