Conheça a importância da Luteína
O que é a luteína?
A luteína é um corante, ou pigmento natural, da família dos carotenoides, presente nos legumes de folhas verde-escuras, como o espinafre, várias frutas e milho. A gema do ovo também é uma fonte de luteína.
Nas plantas, a luteína protege as folhas verdes dos efeitos nocivos da luz solar.
O que a luteína faz?
Estudos demonstram que protege contra os danos provocados pela exposição aos raios UVA e UVB.
Com isso, contribui na proteção aos danos induzidos pela presença de radicais livres em nosso organismo.
A luteína também filtra os comprimentos de onda azul, de alta energia, presentes na faixa da luz visível. A luz, tanto a da iluminação artificial como a do sol, provoca estresse oxidante e possivelmente lesões causadas pelos radicais livres nos órgãos humanos expostos à luz, como os olhos e a pele.
Na pele, a luteína deposita-se na epiderme (camada exterior da pele) e derme (camada interior), exercendo as suas funções antioxidantes contra os radicais livres, de filtração de raios UV e absorção da luz azul através da pele.
Por que a luteína é importante?
Nosso organismo não produz luteína, a única maneira de o organismo receber esse tipo de carotenoide é por meio da ingestão de alimentos ou de suplementos que contenham luteína purificada.
Assim como os olhos, a pele pode se beneficiar da capacidade que a luteína tem de filtrar a luz azul, da faixa de luz visível, e reduzir os danos causados pela ação dos radicais livres que podem se desenvolver a partir da exposição constante à luz do Sol e à luz artificial.
Em termos simples, a luteína é um antioxidante que diminui – ou reduz – os radicais livres nocivos presentes nas várias partes do corpo. Os radicais livres desempenham um papel importante no envelhecimento precoce.
Acesse o site da Farmadelivery e saiba mais sobre suplementos.