Como descongestionar nariz de bebê em 7 passos simples e rápidos
A congestão nasal em bebês é um dos sintomas que mais deixam os pais preocupados, já que atrapalha a respiração e perturba o sono durante a noite. No entanto, existem algumas técnicas que ajudam a descongestionar o nariz do bebê e remover o excesso de muco que são seguras e podem ser feitos facilmente em casa.
A obstrução nasal em bebês e recém-nascidos pode acontecer por diversas causas como crises alérgicas, gripes e resfriados, além do tempo seco e frio. Como o uso de medicamentos não é indicado nessa idade, grande parte dos pais recorrem a maneiras caseiras que ajudam a resolver esse tipo de problema.
Veja a seguir uma lista com 7 maneiras de descongestionar o nariz de crianças pequenas!
Como descongestionar o nariz de bebê?
1- Vapor
Banhos quentes ajudam a fluidificar as secreções nasais, já que o vapor da água entra em contato com o muco deixando-o mais fluído.
Além de banhos quentes, você também pode usar umidificadores para ajudar a deixar o ambiente mais úmido, o que hidrata as mucosas e ajudam na eliminação das secreções.
2- Soro fisiológico
O soro fisiológico pode ser usado diariamente para lavar o nariz de bebês, já que ajuda a amolecer o muco sem irritar além de ajudar a expulsar as secreções e bactérias.
Para essa técnica, deite o bebê de barriga para cima e aplique uma gota de soro fisiológico em cada narina com a ajuda de uma seringa. Depois de alguns segundos, volte a pingar mais uma gota.
Deixe alguns minutos o bebê deitado na posição e use a ajuda de um sugador nasal para remover o muco.
Você também pode aplicar o soro apenas em uma narina, uma gota por vez, até que o soro saia naturalmente pela narina oposta. Remova o muco com um tecido e repita o processo do outro lado.
3- Eleve a cabeça do bebê
Coloque uma almofada ou travesseiro anti refluxo embaixo do colchão do bebê ou do lençol. Ao manter a cabeça do bebê mais elevada do que o resto do corpo, as secreções não descem até a garganta nem se acumulam na região. Com isso, o bebê tende a ter uma noite de sono mais tranquila e consegue respirar de uma forma melhor.
4- Água do mar hipertônica
Por ser uma solução salina, a água do mar ajuda a descongestionar o nariz de bebê e remove as bactérias em casos de gripes e resfriados. No entanto, na hora de comprar a água verifique se ela é hipertônica, já que as isotônicas podem não ter o efeito esperado.
Para aplicar no nariz do bebê, use a ajuda de um vaporizador para que as propriedades da água entrem nas narinas e umidifiquem a região. Além de contribuir para a hidratação, a técnica ainda ajuda a amolecer o muco.
Enquanto isso, a água do mar isotônica é usada para prevenir o nariz entupido.
5- Mantenha o bebê hidratado
A hidratação do organismo ajuda a deixar o muco mais líquido, o que facilita na hora de removê-lo. Caso o bebê seja maior de 6 meses, a hidratação pode vir por meio de água e leite materno, enquanto que em bebês menores, apenas o leite materno já é suficiente.
Para saber se o bebê está hidratado, passe a mão levemente no topo da cabeça. Se houver uma pequena diferença para baixo, significa que a moleira está baixa e o bebê precisa de mais água.
Tome cuidado para não pressionar a moleira, apenas passe o dedo com cuidado para sentir se o bebê está ou não hidratado.
6- Aromaterapia
A aromaterapia é o nome dado para as terapias que usam o aroma de óleos essenciais para tratar algum problema de saúde. Para descongestionar nariz de bebê, geralmente é usado o óleo de eucalipto, que deve ser colocado cerca de 2 gotas em uma vasilha com água morna e deixado no quarto do bebê durante a noite.
Além do óleo ajudar a desentupir o nariz por suas ações expectorantes, a umidificação do ar também deixa o ambiente menos seco, o que evita que o nariz fique irritado, e causa menos acúmulo de secreções.
Você também pode usar um umidificador de ambientes com o óleo ao invés de uma bacia com água, o que garantirá um maior efeito da aromaterapia, já que a água não ficará fria e o vapor continuará sendo soltado no ambiente.
Tenha apenas o cuidado de observar reações alérgicas no bebê, que podem acontecer em poucos casos em decorrência do óleo de eucalipto.
7- Cotonete
O cotonete pode ser usado para remover a secreção já endurecida, também sendo uma das causas da congestão nasal que impede que o bebê respire adequadamente. Para isso, basta inserir o cotonete delicadamente no nariz do bebê, evitando levá-lo até o fundo da narina para não machucar.
Umedecer o cotonete com soro fisiológico pode ajudar a remover mais facilmente o muco.
Posso usar descongestionantes nasais em bebês?
No mercado existem alguns descongestionantes nasais formulados especialmente para atender a necessidade dos bebês. Mas, antes de administrar esse ou qualquer outro tipo de medicamento, é necessário falar com o pediatra para uma indicação de dose e intervalo de uso.
Além disso, alguns descongestionantes infantis possuem idade mínima de 1 ano, e não devem ser usados em bebês menores para evitar riscos à saúde e problemas respiratórios.
Viu como descongestionar nariz de bebê pode ser fácil e rápido? Estabeleça uma rotina diária de limpeza nasal com soro fisiológico para evitar o acúmulo de muco, e deixe sempre o ambiente livre de poeiras para não irritar as narinas do pequeno. Isso fará com que a congestão nasal seja menos frequente.
Mamães e Bebês na Farmadelivery
Na Farmadelivery temos uma seção inteira focada em oferecer os melhores produtos e marcas com ótimos preços para mamães e bebês, desde creme para estria em gestantes até mamadeiras, fórmulas infantis e fraldas em promoção!