13 Dicas de higiene para se proteger do novo coronavírus

Desde o surgimento do novo coronavírus em dezembro de 2019, chamado Covid-19, tem-se falado cada vez mais com os cuidado de higiene que todos devemos tomar.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) vem atualizando suas recomendações constantemente e médicos e especialistas chamam atenção para o fato de que é extremamente importante segui-las.

Por ser uma doença com fácil transmissão, semelhante à gripe, e que se pega ao inalar o vírus que fica pelo ar do ambiente depois que pessoas infectadas tossem ou espirram, ou então tocar em superfícies onde o vírus se alojou e então tocar o rosto, os cuidados com a higiene tem sido fundamentais para garantir os cuidados com a saúde.

Eles já são, na realidade, algo que todos devemos nos preocupar mesmo fora de uma situação de epidemia como essa, e que ajuda a evitar uma série de outras doenças.

Mas, agora e enquanto o Covid-19 é uma ameaça que pode ser mortal e que não possuímos uma vacina ou cura, a higiene é uma das nossas maiores proteções.

Por isso separamos algumas dicas de higiene que serão fundamentais para se proteger desse novo coronavírus.

1 – Lavar bem as mãos

Em momentos de crise é ainda mais importante voltar ao básico e lembrar do que aprendemos nos primeiros anos da escola: a importância de manter as mãos bem limpas.

Lave bem as mãos, pelo menos, de 2 em 2 horas

Não há muitos segredos sobre como fazer isso e os médicos garantem que a velha e boa água com sabão é mais do que o suficiente nessa batalha contra a sujeira. No entanto, é preciso tomar cuidado para usar essas duas aliadas corretamente.

Por falar em sabão, prefira àqueles que protegem a sua pele por mais tempo, eliminando resíduos e bactéricas, como o Protex.

Protex elimina 99% das bactérias
Protex elimina 99% das bactérias

Ao lavar as mãos preste bastante atenção para lavar bem as palmas, costas das mãos e punho. Tome algum tempo também para esfregar e ensaboar bem entre os dedos, em torno do dedão, ponta dos dedos e embaixo das unhas.

Lembre-se que uma passadinha de água não resolve. Deve-se lavar as mãos com sabonete e água durante 20 segundos, no mínimo, para acabar com as bactérias lembrando-se de fechar a torneira enquanto se está ensaboando as mãos.

Veja esse vídeo do Dr Drauzio Varella explicando como se lava as mãos:

Com as mãos bem limpas o que fazer depois?

Depois de garantir que suas mãos estão bem limpas dê preferência a toalhas de papel para secá-las. As use, inclusive, para fechar a torneira caso ela não seja do modelo que a água para sozinha depois de algum tempo.

Se estiver em um banheiro compartilhado use das toalhas de papel úmidas que usou para secar as mãos, ou novas se preferir, para abrir e fechar a porta, evitando assim tocar na maçaneta delas.

Complemente o cuidado aplicando Álcool em Gel ou Álcool glicerinado 70º

E sempre que possível evite tocar as latas de lixo. Caso os faça volte novamente a pia e higienize suas mãos.

Para os casos em que não tiver a disposição toalhas de papel, especialmente ao estar em casa, evite usar toalhas compartilhadas. Ter seus próprios objetos de higiene e alimentação é extremamente importante para diminuir as chances de passar o vírus ou ser infectado.

2 – Tome cuidado com os lugares onde toca

Como o novo coronavírus têm uma grande capacidade de sobreviver um longo período de tempo em objetos é imprescindível que todos tomemos cuidado ao tocar em superfícies e objetos que possam estar infectados.

Quando uma pessoa espirra ou tosse sobre algo ela deixa ali as secreções que podem transmitir a doença. Assim, é importante que tomemos cuidado ao tocar lugares e objetos, especialmente se estamos em lugares públicos ou onde passam um grande número de pessoas.

3 – Higienize objetos

Celulares, carteiras, chaves e outros objetos que estarão com você ao sair de casa podem acabar recebendo o vírus ao tocar uma superfície onde ele estava, ou ao que você os toca com as mãos não limpas.

Mantenha os objetos higienizados

Por isso, ao voltar para casa é importantes higienizá-los com álcool, água sanitário ou detergente. O mesmo pode e deve ser feito com objetos que possam ser compartilhados, como teclados e mouses usados no trabalho.

4 – Evite tocar o rosto o MÁXIMO possível

A transmissão do novo coronavírus é feita através da entrada do vírus pelos nossos olhos, nariz e boca. Por isso, é de extrema importância que evitemos tocar nosso rosto, principalmente se as mãos não estiverem devidamente limpas.

Existe colocar as mãos no rosto enquanto elas não estiverem higienizadas

Ao estar fora de casa, em especial, tome cuidado para não levar as mãos ao rosto e nem os objetos que não tenha certeza que estão devidamente higienizados.

5 – Mude a forma de cumprimentar

No Brasil é bem comum que ao cumprimentar ou conhecer alguém utilizemos de abraços e beijos. Não à toa o brasileiro é conhecido como um povo caloroso e acostumado ao toque.

Mas, em momentos como dessa pandemia de coronavírus, é importante que mudemos alguns hábitos. Entre eles a forma como cumprimentamos as pessoas.

Proximidade física facilita e muito para que uma pessoa infectada passe a doença aos outros. Por isso, se esforce para evitar atos como beijos no rosto e abraços.

Até mesmo com os apertos de mão, quando acontecerem, é preciso tomar cuidado. Depois deles tente lavar as mãos com água e sabão ou então higienizá-as com álcool em gel.

6 – Tome alguns cuidados ao espirrar ou tossir

Se você já está com o Covid-19, ou mesmo apenas resfriado, gripado ou com algum tipo de alergia, é parte da sua responsabilidade para com os outros evitar transmitir a doença adiante.

Por isso, ao tossir e espirrar, procure fazer isso dentro da camiseta, usando um lenço de papel que pode ser descartado depois ou então protegendo o rosto com o braço.

Evite usar as mãos para isso já que, além delas poderem não estar limpas, você ainda irá deixar o vírus das palmas e poderá passá-los para objetos e pessoas que tocar em seguida.

7 – O álcool em gel

O álcool em gel 70% será importante para sempre que não tiver a disposição um lugar onde possa lavar as mãos da forma adequada e com sabão.

álcool em gel 70%
álcool em gel 70%

No mais ele é aliado útil, mas que não perde em nada para o bom e velho hábito de lavar bem as mãos.

8 – A máscara e quando usar

Diversos especialistas deixam claro que as máscaras devem ser usadas majoritariamente por pessoas que: já estão doentes, são da área da saúde ou cuidam de pessoas que estão nos grupos de risco e aqueles que trabalham em ambientes de risco de transmissão.

Elas são objetos úteis para evitar que pessoas doentes não transmitam a doença, por isso a importância daqueles já infectados usarem. Mas, ao serem usadas por aqueles que não estão acostumados ou não tomem os devidos cuidados, podem até mesmo aumentar as chances de transmissão.

Quando devemos usar a máscara?

Isso porque elas podem ser incômodas a quem não está acostumado e não se deve jamais tocar a frente delas. Ao usar máscaras os cuidados com a higiene e como colocá-las e tirá-las é extremamente importante.

Por isso, se você não está doente, faz parte das pessoas que lidam com pessoas de risco ou trabalha em ambientes onde precisa lidar com um grande número de pessoas, talvez não seja tão necessário usá-las.

9 – O cuidado com bijuterias e acessórios

Acessórios e bijuterias usadas no dia a dia devem receber uma atenção especial pelo risco de serem transmissores em potencial do vírus, quando entram em contato com ele.

Isso acontece porque esses objetos costumam ter várias reentrâncias onde é difícil fazer a limpeza, além de estarem em contato direto com nossa pele.

Por isso, os profissionais da saúde aconselham que se evite usá-los ao sair de casa e quando o fizer os limpe com álcool 70% assim que chegar em casa.

10 – Para quem usa óculos um cuidado extra

Os óculos possuem um risco duplo: além de estarem diretamente entre nós e a pessoa que pode estar infectada e transmitir o vírus através da saliva ao falar, ou das secreções ao tossir ou espirrar, também está em contato com uma das portas de entrada da doença, os olhos.

Para quem usa óculos um cuidado extra

Por isso a recomendação é que sempre a pessoa que os utiliza lavar as mãos faça o mesmo com os óculos.

Para isso ela pode utilizar de água e sabão, esfregando bem as lentes com as mãos já limpas. Depois é só enxaguar e secar com toalhas de papel, evitando esfregar para não correr o risco de riscar.

Já os lenços que costumam vir com a caixa para os limpar não são uma boa opção, já que podem guardar neles o vírus. Dê sempre preferência a lavagem e a secar com algo que possa ser descartado depois.

11 – Ao chegar em casa com as compras

Além de tomar cuidado ao estar no mercado, evitando chegar muito próximo a aglomerações e dando preferência a pagamentos feitos com cartão, já que dinheiro é manuseado por um grande número de pessoas, é importante prestar atenção também ao chegar em casa com as compras.

Nos mercados a mercadoria pode ser tocado por muitos, além de sempre existir a chance de quem alguém pode ter acabado espirrando ou tossindo ali por perto.

Por isso, ao chegar em casa passe um pano nas embalagens usando álcool, detergente ou água sanitária, ou os lave com água e sabão para garantir que nada desagradável tenha entrado com suas compras.

12 – Roupas e sapatos ao voltar para casa

A principal recomendação para se prevenir contra o vírus é: não saia de casa. Mas, se você não tem outra escolha e precisa ir ao mercado, trabalhar ou fazer alguma tarefa impossível de adiar, ao voltar tente prestar atenção a suas roupas e sapatos.

Deixe os sapatos para fora de casa

O ideal é deixar os sapatos próximos a entrada e evitar tocá-los. Já as roupas podem ser colocadas para lavar assim que chegar em casa e antes que você mesmo lave bem as mãos e tome um banho completo, garantindo que também estará limpo.

13 – Não divida objetos

Seja toalhas, talheres, pratos ou de qualquer outro tipo: tenha seus próprios objetos e não os divida antes de os lavar corretamente com água e sabão.

Muitos dos infectados de Covid-19 acabam não tendo qualquer sintoma da doença, por isso são transmissores em potencial que passam o novo coronavírus para os outros mesmo sem perceber.

Por isso é importante tomar todo o cuidado ao seu alcance com a higiene de seus objetos, evitando dividi-los com os outros.


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Posts Similares